• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos médicos que vão te chocar

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      27/09/18 às 17h20

Se você é um estudante de Medicina, talvez você esteja por dentro de muitos fatos médicos que a maioria das pessoas não tem nenhuma noção. Quer um exemplo? Será que uma pessoa que não está por dentro do mundo médico sabe o que é uma tabaqueira anatômica? Provavelmente não, então deixa eu te explicar. Ela é aquele pequeno buraco no início da sua mão, abaixo do dedão. Ela é como um um pequeno furo sem nervos ou osso. Talvez você não sabia que existia um nome para essa parte do seu corpo ou, até quem sabe, nunca tinha reparado.

E não adianta me dizer que você é um fã de Grey's Anatomy e que está por dentro de tudo da Medicina. Até porque nessa série o que mais acontece é ter seus personagens favoritos morrendo e muito poucas curiosidades médicas. Porém, a Fatos Desconhecidos conhece muito bem as suas necessidades e nós sabemos que no fundo tudo o que você precisa agora nesse momento conturbado é descobrir algumas curiosidades médicas que vão te deixar em choque e se perguntando como não sabia disso antes. Então fique com a nossa lista de 7 fatos médicos que vão te chocar.

1 - Uma pessoa possui mais do que 5 sentidos

Nós aprendemos desde cedo na escola que existem 5 sentidos. Teoricamente, os seres humanos possuem a visão, audição, olfato, paladar e tato. Porém, nosso corpo não está limitado a apenas 5 sentidos, e sim, 26 sentidos. Dentre esses vários sentidos, está o senso de equilíbrio, senso de espaço, senso de localização, senso de articulação muscular, sensação de pressão, sentimento bidimensional e muitos outros.

2 - Na transfusão de sangue, o que se doa são os componentes, e não o sangue em si

Quando pensamos em transfusão de sangue, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é o sangue de uma pessoa indo diretamente para outra, aliás, no processo que chama-se transfusão de sangue. Porém, hoje em dia não funciona mais necessariamente assim. Aqui na vida real, quase ninguém faz isso há muito tempo. Existe uma abordagem bem mais moderna que consiste basicamente em realizar a transfusão dos componentes do sangue. Apenas alguns produtos do sangue são usados, como por exemplo: plasma, leucócitos, eritrócitos, plaquetas e alguns outros componentes.

3 - Existe uma proteína no seu olho chamada de pikachurin

Existe uma proteína na retina do olho que recebeu um nome mais do que especial. A Pikachurin é a responsável por enviar sinais visuais do olho para o cérebro. Alguns cientistas japoneses, em 2008, descobriram que sem essa proteína, esses sinais visuais demorariam três vezes mais para chegar até o cérebro. Foi por isso que ela foi nomeada como Pikachurin, em homenagem a velocidade elétrica do personagem do anime Pokemon, Pikachu.

4 - Todas as pessoas nascem com olhos azuis

Pare para prestar atenção nos olhos de todos os bebês recém-nascidos que puder. Todos eles têm um tom mais azulado. Nessa idade ainda faltam pigmentos e componentes que vão definir a coloração exata dos olhos de uma pessoa. Ou seja, no fundo todas as pessoas nascem com os olhos originalmente azuis, e a cor vai se modificando devido aos pigmentos adquiridos através do tempo.

5 - Existem cores impossíveis

Você já ouviu falar de cor impossível? As cores impossíveis ou proibidas são cores que não podem ser capturadas pelo olho humano em condições normais. O cérebro humano, devido às luzes e da forma de enxergar as cores, é impossibilitado de notar alguns tons. Sob algumas circunstâncias ainda é possível ver a cor impossível, e nós trouxemos uma imagem para você confirmar isso. Tente olhar por 20 segundos a cruz, no meio do círculo verde, e então mova seus olhos para a mesma cruz no quadrado branco, e você verá um círculo rosa claro nele.

6 - Havia pessoas vivas no necrotério

No século 16, um necrotério, dependendo da região européia, era diferente daquele que conhecemos. O espaço funcionava como um grande exibidor de pessoas vivas. Para lá iriam pessoas capturadas pela lei que ficavam sob a vigia dos guardas. Mais tarde, esses escritórios começaram a colocar os cadáveres de pessoas lá, assim os transeuntes podiam vê-los e identificá-los.

7 - O teste de gravidez apareceu pela primeira vez no Egito

Você acha que o teste de gravidez é uma coisa moderna? Pois eu venho aqui lhe dizer que ele é mais velho do que você pode imaginar. No Antigo Egito eles já possuíam um método para determinar o início de uma gravidez e também o sexo do bebê. Para saber se uma mulher estava grávida, era necessário colocar a urina da mulher em dois sacos separados, misturados com grãos de areia de cevada e trigo. Em primeiro lugar, os grãos germinados indicam gravidez. Em segundo lugar, se apenas a cevada crescer indica um menino e se for o trigo indica uma menina. Se o grão não germinar, então não há gravidez.

E aí, curtiu esses fatos médicos pouco conhecidos? Comenta aqui comigo e compartilha essa lista nas sua redes sociais. E para você que adorou o fato de ter dezenas de sentidos, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   A     IC  
Imagens TS A
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+