icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 fatos medonhos que você provavelmente não sabia sobre o tempo medieval

POR Lucas Curado    EM História      07/03/18 às 10h12
capa do post 7 fatos medonhos que você provavelmente não sabia sobre o tempo medieval

Quando pensamos em Idade Média, nós lembramos de cavaleiros nobres e belas donzelas, batalhas épicas e guerreiros honrosos. Nós pensamos em uma época de aventuras, nobreza e fantasia... Bom, é hora de repensar essa ideia.

Com certeza a Idade Média tem um lado muito interessante e fascinante, mas por outro lado, ela não é nenhum filme da Disney. A mortalidade era enorme, existia uma grande possibilidade de você ser morto, estuprado ou simplesmente torturado por qualquer motivo bobo.

Se você falasse em "ciência" você era queimado vivo, se você criticasse a igreja você era queimado vivo, se você fosse você mesmo você era queimado vivo... Ou torturado, decapitado, esfaqueado, espancado ou qualquer coisa parecida. E nós nem falamos sobre a higiene ainda... Ah, a higiene...

Hoje a Fatos Desconhecidos vai acabar com seu sonho de infância de ser um cavaleiro da távola redonda. Acontece que nós só estamos contanto coisas que já aconteceram, imagina só se você descobre uma máquina do tempo, volta pra Inglaterra medieval e se depara com a realidade daquela época... Bem, aqui vão 7 fatos medonhos que você provavelmente não sabia sobre o tempo medieval.

1 -  Vizinho de m****

A Idade Média não um período reconhecido por seus padrões de higiene de qualidade. Na verdade, é bem ao contrário disso. Se em um momento da história antes desse período as pessoas eram limpas e preocupadas com higiene, quando chegou a Idade das Trevas, elas meio que deixaram isso para lá.

Pensando nisso, vamos a esse primeiro tópico para abrir essa matéria. Na Idade Média as pessoas costumavam empilhas suas fezes na porta de casa. Sim, elas simplesmente pegavam uma pá e jogavam todos os dejetos a alguns metros de casa. O cheiro deveria ser ótimo!

2 - Medicina "alternativa"

Okay, se você acha que o tópico número um seria o ápice do nojo... Você acabou de chegar no tópico número dois! Se por acaso você estivesse lutado em uma batalha e fosse ferido, melhor não esperar uma linda donzela socorrista te ajudar.

Na verdade, bem provavelmente um médico estaria urinando em você. Sim, isso mesmo que você leu. Devido as propriedades da amônia que nossa urina possui e a falta de medicamentos da época, essa era a melhor opção para tratar ferimentos imediatamente... E funcionava. Vale lembrar que eles não paravam o sangramento, eles simplesmente arriavam as calças e te "tratavam ali mesmo".

3 - Medo de banho?

As pessoas não tinham uma forma muito prática de identificar a origem de doenças, então, por algum motivo, ela foi associada a banhos. Bem, já que ninguém queria morrer, as pessoas simplesmente pararam de tomar banho nessa época. Por um período de tempo essa tendência foi bem aceita na comunidade.

4 - "Chão sujo"

Quando colocamos o título do tópico quatro entre parenteses é porque na verdade não havia chão... Era só terra prensada mesmo. Se você não fosse um nobre, muito provavelmente você dormiria no chão. As casas de camponeses e pessoas mais pobres não tinham nada para cobrir o chão. Eles sentavam-se no barro esmagado que ficava embaixo de suas casas. Bom, pelo menos eles cobriam com folhas e plantas...

5 - A magia do nascimento

Não julgue os medievais por suas práticas... Eles simplesmente não tinham os mesmos conhecimentos que temos hoje. Na verdade, bem provavelmente nossas futuras gerações vão fazer piadas da gente também, então não vá se achando um espertinho.

Bom, médicos e parteiras daquela época não tinha bem uma boa noção de como deixar uma mulher viva durante o parto. Como então eles resolviam esse problema? Bom, como qualquer ser humano sensato... Recorrendo a reza, milagres ou magia! As vezes, para manter a mulher viva em um trabalho de parto, eles colocavam coco de aves e faziam outras simpatias para ela se manter viva. Não é atoa que a taxa de mortalidade adulta e infantil da época era bem grande.

6 - Contraceptivos perturbadores

Se você já tivesse sobrevivido ao nascimento de uma criança e não quisesse mais ter filhos, bastava ir na cabana da "feiticeira" mais próxima (antes dela ser queimada) e pedir um contraceptivo. Na verdade, você nem precisava usar eles por via oral. Eles eram amuletos de proteção para você não engravidar. Esses objetos eram feitos de uma forma meio estranha, utilizando testículos de furão, um dente de criança e os dedos amputados de um feto abortado.

7 - Piolhos

Bom, para finalizar e não te deixar com mais ânsias de vômito, vamos terminar com uma informação que depois disso tudo que você leu, não vai te chocar tanto. Devido a higiene precária, todo mundo naquela época tinha piolhos. Ninguém escapava. Nem ricos e nem pobres...

E aí, o que você achou da matéria? Você ainda gostaria de viver na Idade Média ao maior estilo Game of Thrones e morrer no segundo episódio por algum motivo besta como gripe?  Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima pessoal.


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest