icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 fatos que podem te fazer ver o Egito Antigo de uma forma diferente

POR Jesus Galvão EM Mundo Afora 28/06/18 às 16h59

capa do post 7 fatos que podem te fazer ver o Egito Antigo de uma forma diferente

O Egito, a terra das piramides e faraós, túmulos recheados de tesouros e poderosos deuses ainda guarda muitos mistérios e segredos. Ao imaginarmos aquele tempo, imaginamos o glamour dos reis e na riqueza que eles desfrutavam, no entanto alguns detalhes podem alterar seu olhar sobre a história.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre os 7 crimes que aconteceram e foram solucionados no antigo Egito e 7 fatos sobre os animais no antigo Egito que vão explodir sua mente. Hoje, listamos alguns fatos que podem mudar a forma como você vê essa antiga civilização. Confira!

1 - A máscara de Tutancâmon pode ter sido feita para Nefertiti

O arqueólogo britânico Nicholas Reeves, em 2015, introduziu uma teoria onde a máscara funerária de Tutancâmon teria sido feita para sua mãe, Nefertiti. Reeves se baseou em diversos fatos como, por exemplo, as orelhas da máscara que são perfuradas. Uma vez que apenas mulheres e crianças usavam brincos no Egito Antigo. Outro fato importante é que Tutancâmon morreu aos 19 anos, anulando a hipótese dele ter sido enterrado como uma criança.

2 - Podem haver quartos escondidos no túmulo de Tutancâmon

Apesar do local do enterro de Nefertiti ainda ser desconhecido, os arqueólogos ainda tem esperanças de encontrar o lugar. Nicholas Reeves levantou hipóteses de que uma câmara pode estar escondida dentro do complexo túmulo de Tutancâmon e ele poderia ser o local secreto onde jaz os restos mortais de Nefertiti.

O jovem Tutancâmon morreu de forma inesperada e, dessa forma, não haveria tempo para tempo para terminar sua tumba. Assim, o faraó teria sido enterrado no quarto de Nefertiti. Ainda nada foi confirmado pelos cientistas, porém o trabalho para desvendar o mistério das câmaras secretas de Tutancâmon continua a todo vapor.

3 - Como os pesadas pedras foram transportados para a Grande Pirâmide de Gizé

O local onde foram retirados os blocos de pedra que construíssem a Grande Pirâmide de Gizé ficava a cerca de 800 km de Gizé. Cientistas conseguiram solucionar o grande mistério que envolvia a construção da grande pirâmide: como teria sido feito o transporte das pedras? Segundo suas análises, os pesados blocos foram transportados através do Rio Nilo, em uma série de canais construídos para aproximar ao máximo possível do local da construção.

Conforme os blocos chegavam, eles eram levados "rolando" até o local final. Os pesquisadores ainda descobriram uma espécie de "barco solar", que era projetado para jornadas diurnas, e uma forma de homenagear o deus do sol, Rá. Ainda segundo os cientistas, esses barcos revelaram segredos de antigas técnicas de construção naval, recriando um um barco que possa transportar cargas pesadas aos moldes egípcios.

4 - Múmia misteriosa seria o filho de Ramsés III

Ramsés III foi um dos mais poderosos faraós do Novo Reino, e foi assassinado por seu filho, Pentawer, depois de 30 anos governando. Tiye, uma das mulheres de Ramsés, teria ajudado o príncipe a conspirar a morte de seu pai, dessa forma herdando o trono. Ramsés III então teve sua garganta cortada e o dedão de seu pé esquerdo removido. O golpe foi rapidamente descoberto, e todos os conspiradores foram levados a julgamento.

Todos foram condenados a morte, exceto Pentawer. A ele foi concedido o "direito" ao suicídio, uma vez que ele era um membro da realeza. Cientistas acreditam que ele tenha cometido o tal ato através da ingestão de veneno. No entanto, seu nome foi apagado de seu túmulo para evitar que ele pudesse desfrutar de uma vida após a morte. O corpo do príncipe foi envolto em uma pele de ovelha - o que indicava que ele teria feito algo muito ruim durante sua vida. O destino de sua mãe, Tiye, permanece desconhecido.

5 - As pessoas eram carecas por causa dos piolhos

Era bem comum avistar alguém com sua cabeça raspada no Egito antigo. No entanto, pesquisadores descobriram que a escolha pelos cabelos raspados não necessariamente tinha a ver com estilo, e sim, os piolhos. Eles estavam por todos os lugares. E, devido a falta de um agente eficaz contra os insetos, as pessoas preferiam simplesmente raspar a cabeça.

6 - Controle de natalidade egípcio era meio esquisito

As mulheres egípcias tinham métodos contraceptivos bastante curiosos. Talvez o mais agradável ao nosso olhar moderno seja o que utilizava mel como ingrediente. Enquanto um dos mais nojentos envolvia esterco de crocodilo em sua fabricação. Os homens usavam em suas partes intimas uma especie de suco de cebola como alternativa.

7 - Mulheres bonitas eram deixadas para deteriorar após a morte

Sempre que um homem morria, ele era de imediatamente embalsamado. No entanto, para as mulheres um fator poderia ocasionar em uma mudança no processo: a beleza! O corpo de mulheres belas e poderosas eram "deixados de lado" durante três ou quatro dias para que pudessem deteriorar. Dessa forma, eles desencorajariam os embalsamadores a cometerem necrofilia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest