• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos que provam que vivemos entre universos paralelos

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      25/01/16 às 16h25

O universo em que vivemos não pode ser o único lá fora. Na verdade, o nosso universo pode ser apenas um de um número infinito de universos que compõem um "multiverso".

Embora o conceito possa ser altamente criticado, há boas evidências físicas por trás desse conceito. E não há apenas uma maneira de chegar a um multiverso - existem numerosas teorias da física quem apontam para o conceito de multiversos.

Na verdade, alguns especialistas acham que a existência de universos ocultos é mais provável que a não existência. Aqui estão algumas teorias científicas plausíveis que sugerem que vivemos em um multiverso:

Infinitos universos

27

Os cientistas não tem certeza de que a forma do espaço-tempo é plana e estende-se infinitamente. Mas, se o espaço-tempo durar para sempre, ele deve começar a se repetir em algum momento, porque há um número finito de formas que as partículas podem ser dispostas no espaço e no tempo. Então, se você olhar longe o suficiente, você iria encontrar outra versão de você - na verdade, versões infinitas de você. Algumas destas versões estariam fazendo exatamente o que você está fazendo agora, enquanto outras vão fazer coisas completamente diferentes.

Universos em bolha

24

Além dos múltiplos universos criados por extensões infinitas do espaço-tempo, outros universos poderiam surgir a partir de uma teoria chamada "inflação eterna." A inflação é a noção de que o universo expandiu-se rapidamente após o Big Bang, como se inflasse um balão. A inflação eterna, proposta pela primeira vez pelo cosmólogo da Universidade Tufts, Alexander Vilenkin, sugere que alguns locais no espaço inflame dão origem a muitos universos isolados em uma "bolha".

Universos paralelos

25

Outra ideia que surge da teoria das cordas é a noção de universos paralelos que pairam fora do alcance do nosso universo. Isso foi proposto pela Universidade de Princeton e pelo Instituto de Física Teórica em Ontário, Canadá.

Mecânica quântica

28

A teoria da mecânica quântica, que reina sobre o pequeno mundo das partículas subatômicas, sugere que poderia surgir múltiplos universos. A mecânica quântica descreve o mundo em termos de probabilidades, em vez de resultados definitivos.

Universos matemáticos

29

Os cientistas têm debatido se a matemática é simplesmente uma ferramenta útil para descrever o universo, ou se a matemática em si é a realidade fundamental para analisar o universo. As nossas observações do universo são apenas percepções imperfeitas de sua verdadeira natureza matemática.

Buracos Negros

26

Nosso universo pode existir dentro de um buraco negro. Isto pode soar estranho, mas poderia realmente ser a melhor explicação de como o universo começou e o que nós observamos hoje. É uma teoria que tem sido explorada ao longo das últimas décadas por um pequeno grupo de físicos.

Artefatos estranhos

23

Existe um número significativo de artefatos encontrados em escavações arqueológicas que ninguém pode explicar as origens. Um caso famoso é o martelo Londres, encontrado na década de trinta, mas datado de 500 milhões de anos atrás - antes que a vida humana começasse. Outro caso é o mecanismo de Antikythera, uma espécie de computador de pedra encontrado perto de uma ilha grega que ninguém pode explicar.

Próxima Matéria
Via   Space  
Imagens Space
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+