• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos que tornam essas doenças ainda mais estranhas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      01/11/19 às 10h46

As doenças integram a história humana desde os primórdios. No passados, diversas doenças foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas. Ao longo do tempo, a ciência foi descobrindo a cura para muitas delas, enquanto muitas outras fazem com que cientistas e pesquisadores ainda se debrucem sobre seus livros e se encontrem confinados em laboratórios, em busca de uma solução para elas.

Com o desenvolvimento da medicina, muito se descobriu sobre a natureza de muitas mazelas. Mas ainda existem muitos fatos estranhos e menos conhecidos sobre muitas doenças e que são genuinamente interessantes. Pensando nisso, hoje, listamos alguns fatos e curiosidades sobre algumas doenças e que são desconhecidos para muitos de nós. Confira!

1 - Gripe espanhola de 1918

A Gripe de 1918 foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo. Durante a Primeira Guerra Mundial nenhum país das Potências Aliadas ou Centrais admitiam que estavam perdendo soldados para a terrível doença. A Espanha, por outro lado, por ser neutra, foi o primeiro país a denunciar a doença. Isso fez com que as pessoas se convencessem erroneamente de que o país era a fonte da doença.

2 - Sarampo

O sarampo é uma doença contagiosa grave para crianças pequenas e que possui uma estranha característica. A doença pode ser capaz de eliminar as informações de outras doenças que já tivemos de nosso sistema imunológico. Assim, pessoas infectadas com a mazela se tornam novamente vulneráveis a vírus e bactérias comuns.

3 - Mal de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Sabe-se que a doença afeta a memória mais rapidamente do que as emoções. De acordo com um estudo, as pessoas sofrendo com Alzheimer continuam a se sentir tristes ou felizes, mesmo depois de terem esquecido o que lhes causou tal emoção.

4 - Esclerose múltipla

Esta é uma doença considerada rara em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Assim, lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo. Pesquisadores descobriram que a esclerose múltipla muda nossa respiração.

Quando espiramos uma mistura de compostos orgânicos voláteis são dispersados no ar. A mistura de um paciente com esclerose múltipla é muito diferente das demais pessoas. O que torna possível o diagnóstico da doença com um equipamento muito similar a um bafômetro.

5 - Escorbuto

Apesar de ser uma doença muito rara hoje em dia, ao longo da história, o escorbuto fez muitas vítimas. A cura do escorbuto, causada por uma grave deficiência de vitamina C, foi descoberta e logo desacreditada, para então ser redescoberta. Em meados do século XIX, frutas cítricas foram consideradas uma ótima forma de combater a doença.

Entretanto, as pessoas começaram a substituir o limão-siciliano pela lima comum, que possui menos vitamina C, a cura foi desacreditada. Isso devido a sua ineficácia. Porém, mais tarde, descobriu-se que a cura para o escorbuto é a vitamina C contida nas frutas cítricas.

6 - Herpes

O herpes é um vírus que causa feridas contagiosas e bastante desagradáveis, na maioria das vezes, ao redor da boca ou nos órgãos genitais. Entretanto, ironicamente, existe um ponto positivo na condição. O vírus da herpes faz com que nosso corpo combata a Yersinia Pestis, a bactéria que causa a peste bubônica.

7 - Tuberculose

Durante a Era Vitoriana, as pessoas contaminadas com tuberculose foram estranhamente associadas a padrões de beleza feminina impostos. Isso porque a doença tornava as pessoas mais pálidas e magras. Além do mais, a tuberculose fazia com que as bochechas e os lábios ganhassem um tom avermelhado.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+