• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos que você não sabia sobre o ISIS

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      20/08/18 às 15h14

Um dos grupos mais conhecidos e temidos do mundo é, sem dúvidas, o Estado Islâmico (ISIS). Esse é um dos desenvolvimentos coletivos mais chocantes no Oriente Médio e sua ascensão tem causado um grande desconforto não só em pessoas comuns, mas também ao governo de vários países. O alto desenvolvimento e crescente do grupo no Iraque e na Síria são visto como uma grande ameaça terrorista internacional. Há um grande conflito entre o grupo e os Estados Unidos que ficou mais forte após a invasão iraquiana em 2003. O ISIS hoje é uma organização terrorista multinacional e suas operações sofisticadas são capazes de captar e administrar uma grande quantidade de áreas de território.

No entanto, como tudo nesse mundo, o ISIS tem segredos que você provavelmente nunca ouviu falar. E foi pensando nisso que nós resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns fatos que você provavelmente não sabia sobre esse grupo. Se souber de algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Recrutam pessoas de qualquer país

Com a facilidade de comunicação crescendo nos últimos anos, o ISIS encontrou mais praticidade em recrutar pessoas. Até o ano de 2015 eles já tinham recrutado mais de 20 mil pessoas de todo o mundo, incluindo homens e mulheres das Américas e Europa. Estima-se que eles tenham recrutado membros novos de mais de 90 países e muitos viajaram de países ocidentais a fim de lutar no Oriente Médio.

2 - Radicalização maior que da Al-Qaeda

O ISIS é considerado em demasia mais radical do que o grupo Al-Qaeda. A violência praticada pelo Estado Islâmico é extremamente sangrenta, capaz de perturbar uma organização terrorista responsável por um dos maiores ataques do mundo ao World Trade Center.

3 - Relação com as redes sociais

O ISIS está muito presente nas redes sociais e suas campanhas são feitas nas mais populares, facilitando o alcance de novos recrutas. Eles utilizam da Al Hayat Media Center, uma empresa de mídia profissional que atua promovendo vídeos de recrutamento e diversas comunicações de marketing.

4 - Controlam mais terras do que diversas nações

Durante a guerra civil síria, o Estado Islâmico aproveitava para garantir novos territórios ao Norte do Iraque e da Síria. Eles possuem hoje mais território do que vários países. Mesmo recuando após ataques do exército do Iraque, o ISIS mantém total controle sobre Mosul, uma cidade com milhões de habitantes. Além dessa cidade, eles dominaram áreas em torno de Fallujah e Remadi, áreas que se estendem até fazer fronteira com a Turquia.

5 - Ganham muito dinheiro

O Estado Islâmico, através de meios de comunicação sofisticados e campanhas militares, requerem uma grande quantidade de dinheiro. Os soldados precisam de alimentos, as armas de manutenção e os vídeos de campanhas precisam ser editados. Eles conseguem muito dinheiro com isso e com atos ilegais, como os fundos roubados de um banco de Mosul, onde conseguiram R$ 425.000.000. Atualmente o ISIS é a organização terrorista mais rica do mundo.

6 - Se enxergam como agentes do apocalipse

Os combatentes do ISIS acreditam que eles possam ser agentes de um futuro apocalipse. Suas atividades se concentram em trazer o fim do mundo, partindo do estabelecimento de um califado para a aplicação da lei islâmica da Idade Média. O próprio Estado Islâmico acredita que terá 12 califas legítimos que andarão pela Terra com o seu líder, Abu Bakr AL-Baghdadi.

7 - Contam com aliados ocidentais

Antes de o Estado Islâmico conquistar tudo que conquistou, a organização necessitava de doações. Nações amigas dos Estados Unidos financiavam os rebeldes sírios que lutava contra a ditadura de Bashar Al Assad.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Imagens Me Explica
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+