7 fatos que você não sabia sobre suas lágrimas

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      10/07/18 às 16h14
foto de destaque

Você já parou para pensar sobre as lágrimas? O choro é um processo fisiológico dos seres vivos. Todos os seres humanos e muitos animais são capazes de chorar. Choramos por alegria, tristeza, irritação, dor e até mesmo quando bocejamos. Considerado um sinal de fraqueza, o choro acaba sendo evitado por muitas pessoas, embora muitos indivíduos choram por qualquer motivo.

É fato que a capacidade de derramar lágrimas é uma característica que pode ter muitos significados. Você certamente já ouviu falar sobre a composição da lágrima, mas sabe quantos tipos de lágrimas existem? Confira essas e outras curiosidades:

1. O ser humano é o único mamífero capaz de chorar por emoção

Os humanos e a maioria dos vertebrados possuem um sistema lacrimal bem desenvolvido. No entanto, as lágrimas dos animais têm apenas a função de lubrificar e limpar os olhos. Não há provas de que os animais choram por algum tipo de emoção. Alguns especialistas dizem que ao invés de chorar, os animais manifestam suas emoções através de alguns sons específicos.

2. Lágrimas fazem bem

Você já percebeu que após chorar, você se sente mais calmo e tranquilo? O choro libera ocitocina, que funciona como um anestésico natural.  Graças à a essa substância, as lágrimas fazem a dor parecer menos intensa.As lágrimas também podem evitar a desidratação das membranas mucosas dos olhos e acabar com um resfriado em pouquíssimo tempo. Elas contêm um fluido poderoso chamado lisozima D, que mata algumas bactérias que causam os resfriados. Pode chorar à vontade.

3. Choro de felicidade ou de dor

Repare bem quando alguém começar a chorar. Quando uma pessoa chorar e a primeira lágrima sair do olho direito, é porque o choro é de felicidade. Caso saia do olho esquerdo, é porque ela está triste.

4. Existem três tipos de lágrimas

São elas: basais, reflexivas e emocionais. A primeira é responsável por manter a córnea hidratada e livre de sujeira. Uma pessoa em condições normais produz cerca de 1,1 gramas de lágrimas basais por dia. As reflexivas são causadas por irritação nos olhos ou pela presença de partículas estranhas como gás lacrimogênio e gases de pintura. Esse tipo de lágrima limpa ou expulsa os elementos estranhos. Já as emocionais ocorrem quando estamos com raiva, tristeza, alegria, entre outros.

5. Existe um motivo pelo qual as lágrimas têm o gosto salgado

Segundo um professor de biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marcelo Machado, a lágrima tem o gosto salgado devido a presença de diversos sais que mantêm o equilíbrio do organismo. Esses sais ajudam a manter a relação entre ácido e base do tecido e também previnem nosso organismo contra fungos e bactérias.

6. Não é à toa que quando bocejamos os olhos lacrimejam

Existe um mecanismo de compressão das glândulas que acontece quando bocejamos. Quando abrimos a boca, a contração muscular comprime a glândula lacrimal, por isso saem lágrimas dos nossos olhos.

7. Existe uma doença capaz de fazer os olhos sangrarem

A Hemolacria é um distúrbio extremamente raro capaz de causar lágrimas parcialmente ou inteiramente feitas de sangue. Todavia, alguns casos continuam sendo um mistério para especialistas. Uma das causas da doença são as alterações hormonais. De acordo com um estudo feito em 125 pessoas saudáveis, a menstruação contribui para a Hemolacria oculta, ou vestígios de sangue em lágrimas. Além disso, foi comprovado que cerca de 18% de mulheres férteis têm algum sangue em suas lágrimas. Os cientistas concluíram que a Hemolacria oculta em mulheres férteis pode ocorrer por hormônios, enquanto em homens é provocada por fatores locais como conjuntivite bacteriana, danos ambientais ou lesões.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+