• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos que você nunca soube sobre Nossa Senhora da Morte, a santa da morte

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      09/11/18 às 14h51

Quando o assunto é santo, acredita-se que existam entre 2.000 e 10.000 no mundo todo, mas nem todos eles são lembrados ou celebrados, apenas alguns. Santa Muerte, ou Santa da Morte, é uma santa mexicana que representa a morte e lembra muito o antigo deus grego, Hades.

A morte é personificada de várias maneiras diferentes em cada cultura desde celebrações da Idade Média até o Dia dos Mortos, no México. Cada pessoa tem sua visão de como é a morte e o que acontece com as pessoas que passam dessa para uma melhor. Aqui listamos sete fatos sobre a santa da morte.

1 - Semelhanças

A Santa Muerte é uma divindade, mas tem semelhanças com uma figura europeia chamada Grim Reaper. Essa figura era descrita como um esqueleto empacotado de preto que carrega uma foice e uma balança. Além disso, essa figura carrega todas as características da morte.

Na época em que a Europa enfrentava suas pragas, o seu Grim servia como um abraço consolador e é exatamente isso que a Santa Muerte simboliza na cultura mexicana.

2 - Igualdade

Os devotos de Santa Muerte acreditam que a morte é o igualador final, que não importa se você é rico ou pobre, bom ou mal, caridoso ou sovina. Em algum momento, a morte, na personificação da santa, virá para todos. E por essa igualação, a santa conseguiu vários tipos de fiéis.

3 - Raízes

As origens da santa são uma fusão de raízes europeias e tradições indígenas da Mesoamérica. Ela também tem raízes na cultura asteca que cultuava a morte, e que quando os conquistadores espanhóis chegaram, suas culturas se fundiram, criando a Santa Muerte. Na Igreja Católica, a santa não é formalmente reconhecida.

E antes dos colonizadores chegarem, os astecas adoravam uma deusa da morte chamada Mictecacihuatl e tinham uma celebração que lembrava os Dia de los Muertos.

4 - Celebração

Para celebrar a Santa Muerte e o Dia de los Muertos, a festa com tema sombrio e mórbido tem pessoas comendo, dançando e se fantasiando. Tudo é feito regado a vinho e outras bebidas. E a morte é abraçada pelas pessoas como uma transição de planos, desse para o próximo. A celebração é uma combinação da tristeza por perder seus entes, mas também de felicidade pois acredita-se que eles estão em um plano melhor. Esse momento também serve para reflexão sobre a morte.

5 - Adoração

Assim como Hades na cultura europeia, a Santa Muerte é vista como uma figura que introduz os mortos em um mundo espiritual melhor. Na adoração da santa, álcool, incensos, doces e alimentos são consumidos.

A representação da santa tem várias cores diferentes e acredita-se que cada uma delas signifique algo diferente, já que é uma crença que ela pode conceder favores. As roupas brancas significam pureza, as vermelhas, paixão ou amor, e as verdes, justiça. Ela também pode estar vestindo amarelo, que significa saúde e preto, proteção.

6 - Amor

A santa pode ser ligada até o período do paganismo pré-colombiano, onde era considerada não a deusa da morte, mas sim do amor. Ela teria começado a sua vida como deusa fazendo a magia do amor acontecer para aqueles que desejavam alguém que não estava tão interessado.

7 - Progressismos

A Santa Muerte oferece um refúgio para aquelas pessoas que são normalmente marginalizadas da sociedade, como por exemplo as minorias, mulheres, LGBTs e outros grupos. Ela é vista como um guia, uma auxiliar para que essas pessoas consigam superar suas adversidades.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+