icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 coisas que você precisa saber sobre a Vespa antes de ver o filme

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      02/07/18 às 11h09
capa do post 7 coisas que você precisa saber sobre a Vespa antes de ver o filme

Os filmes da Marvel Studios têm ajudado bastante a divulgar os heróis da editora. Boa parte de seus personagens não eram tão conhecidos pelo público geral como se tornaram. Sendo assim, quando Homem Formiga chegou aos cinemas em 2015, poucas pessoas sabiam quem Hank Pym e Scott Lang eram. Claro, depois do grande sucesso do longa, as coisas mudaram. O resultado também foi muito bom para outro personagem, a Vespa.

No primeiro filme ela foi mencionada e teve breves aparições. Já na continuação, seu papel será muito maior. Tanto que seu nome foi parar até no título. Com exceção dos leitores de quadrinhos, a Vespa não é uma personagem conhecida da grande audiência. Por isso, a fim de preparar todos para a maior estreia da semana, separamos alguns fatos e curiosidades sobre uma das heroínas mais antigas da Marvel Comics.

1 - Criação e origem

Janet van Dyne é criação de Jack Kirby e Stan Lee e teve sua primeira aparição em Tales to Astonish #44, de 1963. Ela era filha do brilhante e renomado cientista Vernon van Dyne. Após a morte do pai, Janet ficou muito abalada e procurou conforto no colega de trabalho dele, o também cientista Hanry "Hank" Pym. Sem saber sobre suas atividades como Homem Formiga, ela ficou cada vez mais próxima de Hank. Com o tempo, os dois se apaixonaram e ele revelou o segredo para a moça. Hank sugeriu a Janet o uso das Partículas Pym para ajuda-la na descoberta e captura do assassino de seu pai. Esse é o início da sua vida como a super heroína Vespa.

2 - Poderes e habilidades

Assim como fez com as formigas, Hank Pym estudou a vida das vespas. Com a pesquisa avançada, ele expôs Janet às Partículas Pym. No início, seu encolhimento chegava a apenas 3,8 centímetros. Ao longo do tempo, no entanto, seus poderes e habilidades evoluíram e foram aprimorados. A partir das técnicas de bioengenharia de Pym, ela foi capaz de apresentar asas e antenas, o que lhe permitia se comunicar e controlar insetos em sua forma reduzida, de modo a poder montar um batalhão caso desejasse. Depois de tanto tempo exposta às Partículas, o corpo de Janet passou a criá-las naturalmente. Ou seja, ela não precisava mais das cápsulas, podendo tanto diminuir como aumentar  seu tamanho quando bem entendesse. As asas de Janet também lhe proporcionam capacidade de voo de alta velocidade. Diferente do Homem Formiga, a Vespa tem rajadas bio-elétricas como opção de ataque, liberadas pelas mãos, podendo causar grande dor ao adversário atingido.

3 - Avengers Assemble!

A Vespa pode não ser (ainda) conhecida do grande público, mas certamente tem mais importância para os Vingadores do que muita gente imagina. Para começar, Janet van Dyne foi uma das integrantes originais da equipe. Ela esteve ao lado de Homem de Ferro, Hulk, Thor e Homem Formiga quando tudo começou. Além de ajudar o grupo a combater ameaças, foi Janet quem sugeriu o nome da equipe. Inclusive, ela se mostrou muito boa com nomes, pois, tempos mais tarde, também foi sugestão dela que o sintozóide criado por Ultron se chamasse Visão depois das melhorias de Hank. A heroína chegou a ser considerada para estrelar o primeiro filme dos Vingadores, mas no fim foi substituída pela Viúva Negra.

4 - A descoberta de Capitão América

Janet van Dyne possui um senso de liderança nato, tanto que ela ficou a frente dos Vingadores várias vezes, mesmo no início. Inteligente e determinada, deixou sua marca na história da equipe. Mais um importante item para colocar em sua lista de feitos foi sua ajuda na descoberta de Steve Rogers quando ele estava congelado e perdido no mundo. Além disso, Vespa também foi essencial para o recrutamento do herói ao time.

5 - Presa no microverso

No filme Homem Formiga, Hank Pym (Michael Douglas) revela que Janet encolheu tanto que ficou presa no Reino Quântico há décadas. Nos quadrinhos houve uma história bem similar. Em Invasão Secreta, a personagem teve um caso com Jaqueta Amarela, mas ele acabou se revelando um Skrull. Pior ainda, conduziu experimentos em seu corpo com Partículas Pym enquanto estavam juntos. Janet cresceu sem controle e se transformou em uma bomba-humana. Para evitar sua explosão e a morte de centenas, Thor a atacou com um raio e ela desapareceu. Vespa foi dada como morta, mas, na verdade, encolheu tanto que ficou presa no microverso, a versão quadrinesca do Reino Quântico. Com o tempo, ela foi capaz de enviar um sinal e os Vingadores foram ao seu resgate.

6 - Vida glamourosa

Embora Vespa tenha vivido diversas aventuras com os Vingadores, a vida de heroína não foi a única que conheceu. Janet van Dyne também foi muito ligada ao campo da moda. Quando ela deixou o uniforme de lado por um tempo, decidiu atuar como estilista, uma área na qual se deu muito bem. Além de vestir celebridades, ela chegou a fazer novos uniformes para alguns membros da equipe. Janet também se revelou talentosa na parte de comunicação e, por algum tempo, foi responsável pela assessoria dos Vingadores. No cargo, ela agiu para melhorar a imagem do grupo para o mundo.

7 - Hope van Dyne

Na linha continua dos quadrinhos, Hope van Dyne não existe. A personagem é filha de Hank Pym e Janet van Dyne em uma realidade alternativa, na qual, depois da morte dos pais, ela se transforma na vilã conhecida como Rainha Vermelha. Entretanto, no cinema a personagem foi aproveitada para ser inserida no cânone do universo cinematográfico. Interpretada por Evangeline Lilly, Hope é a atual Vespa do cinema. Na sequência do filme, Janet - sua mãe e a heroína original - é interpreta por Michelle Pfeiffer, com todo respeito a nova geração, a eterna Mulher Gato!

Homem Formiga e a Vespa estreiam dia 5 de julho nos cinemas.


Próxima Matéria
Via   CS     Wikia     SR  
Imagens GT MG IGN CS YouTube LBC DD
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest