• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre a estranha amizade entre Bill Gates e Steve Jobs

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      07/11/19 às 14h47

A tecnologia avança constantemente e, todos os dias, temos a invenção de algum novo produto, que visa melhorar nossas vidas. Parando para pensar melhor sobre isso, podemos perceber que, em pouco tempo, muita coisa muda. Há menos de uma década, por exemplo, não eram todas as pessoas que possuíam um celular de ultima linha.

E quando pensamos em tecnologia, logo nos lembramos de dois grandes nomes: Bill Gates e Steve Jobs. Os dois são os grandes símbolos, que mais se destacaram no século passado. O que muitos não sabem é que os dois gênios tinham uma rivalidade famosa, mas que evoluiu para uma amizade, baseada no respeito mútuo. Falamos aqui algumas coisas sobre essa amizade entre os dois gênios.

1 - Começo

Bill Gates e Steve Jobs começaram suas trajetórias na mesma época. Em 1975, a Microsoft foi fundada, e um ano depois, surgiu a Apple. Nesse tempo, os dois eram, de certa forma, parceiros.

A Apple fazia computadores para a IBM e a Microsoft fazia sistema operacional MS-DOS para as máquinas da mesma empresa. A relação dos dois ficou amistosa, até meados da década de 1980. O marco foi quando a Microsoft passou a vender sistemas para os computadores da Apple.

2 - Oposição

As empresas e seus donos ficaram em campos opostos, no final da década de 1980. Nessa época, Bill Gates lançou a primeira versão do sistema operacional Windows.

Steve Jobs não gostou nada da ideia porque achou que o sistema que foi desenvolvido de forma gráfica e não textual, como era o MS-DOS, era nada mais do que a cópia do Macintosh. A Apple chegou até entrar na justiça contra a Microsoft e o processo se arrastou, por seis anos.

3 - Amigos e rivais

A relação dos dois e das duas empresas começou a se acalmar na segunda metade da década de 1990. Depois de um tempo longe da Apple, Jobs voltou para o comando da empresa e fez uma parceria com a Microsoft. Mas os fãs das duas marcas contestaram muito essa parceria.

No acordo, a Microsoft investiu 150 milhões de dólares em ações e levou um dos seus produtos mais rentáveis, o pacote de aplicativos Office.

4 - Vingança

No começo dos anos 2000, a Microsoft ainda reinava absoluta no segmento de computadores. Então, Jobs decidiu atacar de outro lado e lançou um iPod. Esse dispositivo dominou o mercado de MP3 e foi uma ideia inicial para o lançamento do iPhone, em 2007.

5 - Aposta certeira

Em 2007, Jobs teve uma aposta certeira contra Gates. O iPhone revolucionou o mercado de smatphones. Além de fazer todos os outros sistemas populares na época, incluindo o Windows Mobile, ficarem obsoletos.

A Microsoft tentou lançar o seu sistema, mas levou três anos para conseguir um software mais moderno. O Windows Phone foi lançado no fim de 2010, mas não conseguiu pegar uma fatia grande do mercado.

6 - Morte e Aposentadoria

Steve Jobs morreu, em 2011, por causa de um câncer, mas ele deixou seu legado que rende coisas até hoje. E Bill Gates ficou como presidente da Microsoft até 2014. Depois disso, ele se afastou definitivamente do dia a dia da empresa.

7 - Características

Por mais que as pessoas tentem dizer que Bill Gates e Steve Jobs foram inimigos, isso está longe de ser verdade. Mesmo depois que a parceria entre eles chegou ao fim, a amizade e respeito dos dois continuou.

Gates até diz que queria ter uma característica de Jobs. Em suma, ele diz que queria ter as habilidades de falar em público que Jobs possia. "Ele poderia falar sobre o que, no caso da NeXT Computer [seu acompanhamento após ser deposto da Apple], não era uma máquina tão boa assim, mas hipnotiza as pessoas até a morte, se elas estiverem no auditório", explicou Gates.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+