• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre a Gestapo, a Polícia Secreta do Regime Nazista

POR Arthur Porto    EM História      24/09/19 às 20h04

A história da humanidade foi marcada por dolorosas atrocidades. Em suma, a maioria foi cometida por governantes tirânicos e cruéis. Dentre todas atrocidades, que conhecemos, dentre todas as que chocaram o mundo, nenhuma foi tão terrível quanto o Holocausto. Nesse ínterim, pode-se dizer também que dentre todos os tiranos que governaram o mundo, poucos foram tão cruéis quanto Adolf Hitler, ditador do regime nazista.

Todos somos conscientes da tortura aplicada nos terríveis campos de concentração. No entanto, devido à dimensão de tal acontecimento, é preciso questionar: Hitler foi o único por trás de tudo isso? Certamente, ele pode ter desempenhado o papel mais significativo. Entretanto, seus atos não ganhariam tamanha magnitude sem a ajuda e o apoio de sua organização mais confiável, a Gestapo.

A Gestapo era a temida força policial secreta da Alemanha nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Gestapo esteve sob o controle direto de Heinrich Himmler, que coordenava todas as unidades policiais da Alemanha nazista. Conheça agora, 7 fatos sobre a íntima organização de Hitler.

1 - Nomenclatura

O termo Gestapo é, na verdade, uma abreviação de 'Geheime Staatspolizei', que em alemão significa 'Polícia Secreta do Estado'. A Gestapo foi nomeada a polícia estatal secreta oficial da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Não somente na Alemanha, a polícia também atuava, secretamente, nas áreas que foram tomadas pelo país durante a guerra.

2 - Hitler não criou a organização secreta

Embora a Gestapo tenha se reportado diretamente a Hitler, não foi o ditador quem originalmente fundou a organização. A ideia de se criar uma polícia secreta partiu do oficial nazista de alto escalão, Hermann Goring. A organização surgiu em 1933. Na época, Goring foi nomeado diretor e Rudolf Diels foi nomeado comandante.

3 - Força e reconhecimento

Em suma, a Gestapo surgiu para era ajudar a fortalecer o domínio nazista. Um dos principais objetivos do serviço secreto era reconhecer e prender todos os agentes anti-nazistas, tanto na Alemanha e como nas áreas ocupadas pelo país. Göring, diretor da organização, encorajou livremente os oficiais da Gestapo a prender comunistas e outros simpatizantes de esquerda, assim como qualquer outra pessoa que pudesse ser considerada uma ameaça ao governo nazista.

4 - A demissão de Rudolf Diels

Com o passar do tempo, certas atitudes de Diels mostraram que o oficial não era o homem certo, para comandar uma organização como a Gestapo. De acordo com relatos históricos, Diels não era cruel o suficiente para ocupar tal cargo. Diels foi demitido, em 1934. Quem assumiu o lugar de Diels, foi o oficial nazista da Baviera, Heinrich Himmler. Himmler comandou o serviço secreto, por doze anos.

5 - Departamentos

A organização tinha cinco departamentos, que eram classificados de A a E. Em suma, A era responsável por lidar com os oponentes políticos do Partido Nazista, B cuidava de igrejas e seitas, C tratava da administração do partido, D tratava da jurisdição dos territórios ocupados e E era encarregado da inteligência.

6 - Membros

Contraditório, no entanto, de acordo com relatos históricos, parte dos membros da Gestapo, especialmente, aqueles que ocupavam posições inferiores, não eram obrigados a ser nazistas. Além disso, a falta de lealdade partidária, às vezes, era negligenciada. O mais importante, no entanto, era que os membros do serviço secreto possuíssem habilidades especiais. Muitos membros da Gestapo eram extremistas e ex-criminosos, indivíduos totalmente implacáveis, bárbaros. Em suma, perfeitos para praticar atrocidades.

7 - Leis

As atitudes e atividades da Gestapo não eram controladas pela justiça. Foi, por esse motivo, que a Gestapo ganhou a reputação de ser brutal. Além disso, o serviço secreto nazista também recebeu apoio direto dos civis, que denunciavam qualquer pessoa "suspeita".

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+