• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre a vida conturbada de Dom Pedro I

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      24/09/19 às 20h17

Dom Pedro I, também conhecido como Pedro I do Brasil, foi o primeiro chefe político do Brasil independente e um dos grandes nomes no processo de Independência de nosso país. Sua vida sempre foi muito tumultuada. Para muitas pessoas, ele é um verdadeiro herói, enquanto para muitos outros, dependendo da fase histórica, Dom Pedro I está mais para vilão. Depois se ser imperador no Brasil, ele foi imperador em Portugal.

Tanto no Brasil, quanto em Portugal, Pedro se envolveu em muitas polêmicas. Seus feitos nunca passaram despercebidos. Nascido em 12 de outubro de 1798, Dom Pedro I faleceu em 24 de setembro de 1834, completando este ano, 185 anos de sua morte. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês algumas curiosidades sobre o português que tanto marcou a história do Brasil. Confira!

1 -  Nome incomum

Muitas pessoas por aí possuem nomes grandes e até mesmo complexos, mas superar Dom Pedro I é uma missão quase impossível. O nome completo de imperador era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

2 - Ele tinha um lado artístico

Não há duvidas do quão inteligente Dom Pedro I era. Entretanto, ele não era muito adepto aos estudos regulares. Ele preferia dedicar seu tempo à equitação e à música. Pedro sabia tocar piano, flauta, fagote, trombone, violino, clarinete, violão, lundu e cravo. Foi ele quem compôs o Hino da Independência e o Hino de Portugal.

3 - Hábitos estranhos

Especula-se que Pedro costumava comer utilizando suas próprias mãos ao invés de talheres. Isso porque ele não queria ser visto como uma pessoa esnobe. Dizem que, a medida que o hábito deixou de ser um estranhamento para aqueles que conviviam com ele, Leopoldina de Habsburgo, esposa de Dom Pedro I, também parou de utilizar os talheres. Assim, deixando de lado toda a fina etiqueta à mesa que aprendeu na Europa.

4 - Hiperativo

Apesar de ter nascido em Portugal, Dom Pedro I foi criado e cresceu no Brasil. Desde muito jovem, ele se mostrava uma pessoa muito ativa e agitada. Segundo a escritora e historiadora, Isabel Lustosa, muito provavelmente o imperador pode ter lidado com um quadro de hiperatividade. Dessa forma, ele movimentava muito e estava sempre inquieto e descansava muito pouco.

Em seu livro, D. Pedro I - Um herói sem nenhum caráter, Lustosa escreveu: "[…] matinal, dinâmico, sóbrio (quase não bebia, apenas um copo de vinho do Porto nas refeições, acompanhado de muito copos de água), ocupara integralmente o seu tempo. Levantava-se da cama entre cinco e seis horas da manhã, e segundo reverendo Walsh, "por já estar acordado, não se mostra disposto a deixar os outros continuarem dormindo", começando a disparar sua espingarda de caça pelo palácio até que a família inteira estivesse de pé".

5 - Ele não era muito bonito

Em 2018, uma reconstituição do rosto de Dom Pedro I tendo como referencia os restos exumados do imperador. O resultado foi que muitas pessoas não acharam Dom Pedro I tão bonito como ele costuma ser retratado nos livros de história. A reconstituição foi tão detalhada que até mesmo uma deformidade, em seu nariz, ficou evidenciada. De acordo com o designer Cicero Moraes, Dom Pedro I "era um homem de aparência agradável", porém, seu nariz assimétrico não passava despercebido.

6 - Traições

Pedro e Leopoldina se casaram em 1817, e o relacionamento do casal desde o inicio esteve envolto em polêmica devido a traições. Pedro tinha como sua principal amante a Marquesa de Santos. Além do mais, o imperador, na verdade, não fazia muito questão de que isso ficasse escondido.

7 - Sua prole

Muitos são os filhos de Dom Pedro I. O imperador teve 18 filhos registrados e reconhecidos. Alguns deles com suas esposas, Leopoldina e Amélia. Os demais são fruto de seus casos amorosos fora do casamento.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+