• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre a França que vão além do futebol

POR Isabela Araujo    EM Mundo Afora      17/07/18 às 14h25

Campeã da Copa do Mundo de 2018, a França é o maior país da União Européia e o terceiro maior país da Europa. Famosa por sua culinária altamente rica e pontos turísticos conhecidos no mundo todo, não dá pra negar que a França é uma nação que encanta todos. As cidades mais populosas são Paris, Marselha, Lyon, Toulousse, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bordeaux e Lille. Paris, a capital do país, tem cerca de 2 milhões de habitantes.

É fato que o país representa uma grande potência no âmbito político, econômico e cultural. Apesar dos franceses levarem a fama de não serem tão receptivos, conhecer a França é o sonho de muita gente. Você já pensou em visitar o país? Nós, da Fato Desconhecidos, separamos algumas curiosidades sobre o país. Confira:

1 - A França é o país que mais recebeu o prêmios Nobel de Literatura

A França ganhou mais prêmios Nobel de Literatura que os Estados Unidos e o Reino Unido. Em 2014, o escritor Patrick Modiano se tornou o 15º francês a ganhar o Nobel de Literatura. O primeiro a ganhar o prêmio, foi o poeta Sully Prudhomme.

2 - A França é o país mais visitado do mundo

Apenas em 2013 a França recebeu 84,7 milhões de visitantes. Não é à toa que esse número estrondoso vem se repetindo todos os anos. O país oferece diversos tipos de experiências para turistas do mundo todo. Desde sua ampla diversidade cultural e artística, museus, monumentos, gastronomia e belezas naturais. Os encantos da França agradam a todos os gostos.

3 - O exército francês foi o primeiro a usar camuflagem, durante a Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial, o exército francês foi o primeiro a contratar artistas visuais chamados camoufleurs. Eles criavam as coberturas para armas e soldados, e postos de observação construídos propositalmente dentro de árvores ocas. O padrão de camuflagem Woodland - com manchas em marrom e verde - surgiu na Segunda Guerra Mundial. Ele era direcionado aos soldados que lutavam em florestas e matas.

4 - Não existe pão francês nas padarias francesas

Para início de conversa, no início do século XIX, o nosso pão francês era bastante comum, com miolo e casca escuros. Já na França, o pão era curto, cilíndrico, com a casca dourada e o miolo duro. Quando os brasileiros viajavam para Paris, voltavam descrevendo o pão para os padeiros, que faziam o possível para reproduzir a receita. Por isso o pão mais consumido no Brasil foi batizado de "pão francês". Na verdade, o pão que os franceses mais comem é a famosa baguete.

5 - A câmera do celular foi inventada na França

O francês Philippe Kahn criou a primeira câmera de aparelho celular para compartilhar fotos instantaneamente em redes públicas. Em 1997, Philippe quis anunciar o nascimento de sua filha. Kahn então equipou um telefone celular com uma câmera digital e enviou fotos em tempo real.

6 - A capital da França é carinhosamente chamada de "Cidade Luz"

Paris foi um dos primeiros lugares do mundo a adotar a iluminação de rua como um meio para diminuição da criminalidade. Ao anoitecer, muitos locais públicos ficam acesos na capital, como fachadas de igrejas, estátuas, fontes, edifícios, pontes e monumentos nacionais.

7 - Os franceses são os maiores produtores de vinho no mundo

Se você adora apreciar um bom vinho, a França não irá te decepcionar. O país está na liderança como o maior produtor de vinhos do mundo. Bordeaux, Champagne e Borgonha são as regiões que mais produzem a bebida. A primeira produz os melhores vinhos finos do mundo. Na segunda é produzido o espumante champagne e tem como maior produtor o grupo Möet et Chandon. Já a terceira, cultiva principalmente as uvas pinot Noir e chardonnay.

Próxima Matéria
Imagens
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+