• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre a igreja mórmon que eles não querem que você saiba

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      11/12/18 às 17h45
foto de destaque

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é mais conhecida como igreja mórmom e tem fundamentação cristã com algumas características restauracionistas. O nome da igreja é uma referência a seu líder Jesus Cristo e à conversão dos fiéis na última dispensação, que é de onde vem a referência aos últimos dias.

Um artigo, publicado no dia 20 de julho deste ano, gerou choques nos devotos dessa religião quando relatou que Hans Mattson, uma autoridade da área, falou sobre suas dúvidas a respeito da igreja depois de aprender alguns fatos históricos que não eram ensinados nas aulas da Escola Dominical. Isso chocou os fiéis porque se uma pessoa do alto escalão da religião desconhece alguns fatos, talvez os mórmons estivessem escondendo várias outras verdades. Listamos aqui alguns desses fatos.

1 - Joseph Smith se casou com meninas de 14 anos

A poligamia na religião é um fato conhecido e os líderes diziam que essa prática era aceitável para consolar as viúvas e protegê-las em uma época em que os mórmons estavam sendo perseguidos. Mas fazendo uma busca na vida de Joseph Smith, o primeiro presidente da igreja mórmom, é facilmente descoberto que ele se casou com várias garotas adolescentes. E a menina mais nova com quem ele se casou foi Helen Mar Kimball, de 14 anos.

2 - Profetas pregaram falsas doutrinas

Joseph Smith disse que existiam pessoas com mais de um metro e oitenta vivendo na Lua, e Brigham Young falou que existiam pessoa que viviam no Sol. Ele também disse que Adão era o Deus Pai e que os negros eram descendentes de Caim e eram dessa cor por causa de uma maldição. Outro profeta disse que, em 1961, nenhum homem pisaria na Lua. Outras declarações feitas pelos profetas se provaram falsas com o tempo.

3 - Rituais foram copiados da maçonaria

O primeiro presidente se tornou maçom em março de 1842, e em maio daquele ano, ele começou o que hoje é chamado de Sessão de Investidura do Templo. Isso é um dos rituais mais secretos da igreja mórmom e as pessoas não podem falar sobre esse rito com outros que não pertencem à igreja. Apertos de mão secretos e senhas são feitas nesses rituais. Mas o que várias pessoas não sabem é que ele foi copiado da Maçonaria.

4 - As placas Kinderhook eram um trote

Essas seis placas de latão com supostos escritos antigos foram encontradas por moradores locais junto com um esqueleto. Acreditando que elas eram verdadeiras, Smith traduziu uma parte dos escritos e disse que contava a história do esqueleto que foi achado junto a elas. Smith disse ainda que ele descendia de um faraó. Contudo, cientistas examinaram as placas em 1980, e viram que a datação delas não é das mais antigas e elas foram comprovadas como sendo falsas.

5 - Líderes da igreja foram enganados por Mark Hoffman

Esse assassino e falsário condenado vendeu à igreja mórmom o que ele afirmou serem documentos oficiais que tinha encontrado. Entre esses documentos estava o Anthon Transcript, que era o papel com os caracteres originais que Joseph Smith teria copiado das placas. Alguns líderes acreditaram que esses documentos eram verdadeiros e gastaram milhares de dólares para comprá-los.

6 - Morte de Joseph Smith

Em sua igreja, Smith é conhecido por ter morrido por sua fé, mas o que não é falado é que na realidade ele foi preso por destruir uma prensa de um jornal que lhe retaliou em uma publicação. Os mórmons não sabem que, na prisão, ele tinha uma arma e matou duas pessoas pouco antes de ser morto a tiros pelos policiais.

7 - O livro de Abraão foi provado como falso

Em 1835, Smith comprou um pergaminho de papiros com hieróglifos de um homem chamado Michael Chandler, e quando ele viu o pergaminho, disse que eram escritos de Abraão e os traduziu em um Livro de Abraão. Em 1966, alguns fragmentos do pergaminho original reapareceram e, com as tecnologias, a datação do pergaminho poderia ser feita com precisão. E o que foi visto era que aqueles pergaminhos eram somente um texto funerário egípcio comum e não tinha nada a ver com Abraão.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+