icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 fatos sobre Leônidas, o maior guerreiro espartano

POR Jesus Galvão    EM História      05/11/18 às 17h24
capa do post 7 fatos sobre Leônidas, o maior guerreiro espartano

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da grandiosa Batalha das Termópilas, onde os gregos resistiram por vários dias às forças do rei persa Xerxes, que tentava invadir a Grécia. Sob o comando do rei espartano Leônidas, a história já ganhou várias adaptações, incluindo o filme hollywoodiano 300, em 2006.

E apesar de muitos conhecerem Leônidas por seus feitos à frente do exército espartano, a verdade é que sua vida vai muito além dos campos de batalha. Pensando nisso, hoje listamos para vocês alguns fatos sobre a vida de um dos maiores guerreiros da história da humanidade. Confira!

1 - Grande distribuição de poder

O sistema político de Esparta era dirigido ao mesmo tempo por dois homens. Ou seja, Leônidas não foi o único a governar a cidade-estado grega. E eles nem precisavam ser da mesma dinastia. Além dos co-reis, ainda existiam o poder paralelo dos éforos. Os éforos eram autoridades eleitas que influenciavam na decisão dos co-reis.

2 - Os números em Termópilas

Segundo o que contam os mitos sobre as Termópilas, Leônidas estava acompanhado de apenas 300 soldados espartanos para impedir que o rei persa, Xerxes, invadisse a Grécia. No entanto, na realidade, esse número era bem maior. Leônidas, além dos supostos 300 soldados, estava acompanhado de muitos outros gregos. As forças gregas nas Termópilas foram estimadas em cerca de 3 a 7 mil soldados.

3 - Filho do leão

O nome do guerreiro e líder espartano Leônidas é traduzido de uma antiga língua grega e significa "filho do leão". É certo dizer que o pai de Leônidas, Anaxândrides II, tinha sim um ego bem elevado, a propósito, principalmente em relação a seu filho.

4 - A linhagem

O rei Leônidas foi o 17º rei na linhagem de reis de Agiad. Eles alegavam que eram descendentes do herói grego Herácles, que segundo as adaptações comerciais da mitologia, seria Hércules.

5 - As voltas do destino

Sabemos que o pai do rei Leônidas era Anaxândrides II. No entanto, o nome de sua mãe nunca foi revelado. Porém, sabe-se que a mãe do rei não era apenas a esposa de Anaxândrides II, como também sua sobrinha.

6 - Um senhor em batalha

Quando Leônidas e seu exército marcharam rumo às Termópilas para a histórica batalha, o rei já não era um homem no auge da sua juventude como o filme 300 sugere. Na verdade, segundo algumas fontes, na época da batalha, Leonidas já tinha cerca de 60 anos de idade.

7 - Elenco original

Antes mesmo de Gerard Butler, ao encarnar o guerreiro professar a famosa frase "This is Sparta", na adaptação de 2006, Richard Egan, em 1962, foi o primeiro a dar vida ao rei Leônidas. Este primeiro filme inspirou Frank Miller a escrever 300.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest