icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 fatos sobre nosso cérebro que você aprendeu errado

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      25/03/19 às 17h27
capa do post 7 fatos sobre nosso cérebro que você aprendeu errado

O corpo humano é realmente incrível, todos os órgãos estão interligados e unidos, mas apenas um deles é o que comanda tudo o que você faz. Pode parecer um pouco estranho que tudo o que você é, seja controlado por uma bola de massa cinzenta espremida dentro do seu crânio. Mas o nosso cérebro é bem mais que isso.

Tudo o que você sabe sobre o universo ao seu redor, tudo o que você sente, desde o cheiro de uma comida, a cor do céu, até aquela redação sobre o meio ambiente que você escreveu para um trabalho da escola, pode ser creditado ao seu pequeno órgão cognitivo. Simplificando em poucas palavras: você é o seu cérebro.

Mesmo que você entenda tudo através do seu cérebro, isso não significa que você saiba tudo sobre ele. Por isso, vamos listar hoje algumas coisas que você aprendeu errado sobre esse órgão tão importante ou mesmo que ainda não sabia.

1 - Você usa muito mais do que apenas 10% do seu cérebro

Você muito provavelmente já ouviu ou leu alguma coisa sobre os humanos supostamente usarem apenas 10% de toda a sua capacidade cerebral. Isso pode parecer interessante para algumas pessoas, imaginar que há algum 90% de potencial cognitivo não explorado, que se acessado pode permitir que a pessoa pense mais rápido, aprenda até 600 novas linguagens, adquira poderes telepáticos e por aí vai. Essa ideia já foi inspiração para vários filmes de ficção como Lucy, por exemplo.

Mas na verdade isso não passa de um mito, na verdade, como a Scientific American explica, os seres humanos usam 100% de seus cérebros diariamente. O cérebro é o órgão mais complexo do nosso corpo, e não há espaço desperdiçado. Não é à toa que a cirurgia cerebral seja tão complicada, um simples erro pode afetar no controle de dedos individuais ou órgãos internos. Até mesmo as mais simples atividades envolvem processos neurais complexos de diferentes zonas do cérebro.

2 - Tamanho do cérebro não é documento

Se considerarmos os enormes crânios sobre os nossos ombros até poderíamos acreditar que a inteligência humana está ligada ao tamanho do cérebro. Mas se o tamanho do cérebro realmente estivesse correlacionado com o QI, talvez todos nós estivéssemos falando a língua das baleias, já que os maiores cérebros do mundo pertencem aos cachalotes.

Os seres humanos são dotados de uma proporção bastante pesada entre o cérebro e o corpo, cerca de 1:40, que é comparativamente bem maior do que de outras criaturas inteligentes como golfinhos e cachorros. Enquanto as formigas envergonham os humanos em uma proporção de 1:7. A questão é, a inteligência está enraizada na complexidade, e não no tamanho. As formigas podem ter grandes cérebros para os seus pequenos corpos, porém, em cada uma de suas cabeças, elas possuem apenas 250.000 células cerebrais, o que significa que seria necessária uma colônia inteira de formigas para atingir o nível de neurônios humanos.

3 - Cérebro esquerdo ou cérebro direito?

Mesmo que exista o paradigma do cérebro esquerdo e direito, que é uma forma simbólica de discutir estilos de pensamentos opostos, ele não se enquadra na ciência.

A Psychology Today explica que a mitologia do cérebro esquerdo/direito tem o seu fundo de verdade: os dois hemisférios possuem diferentes pontos fortes. Porém, esses dois pontos atuam juntos, e não separados. Para se ter uma noção, enquanto o hemisfério esquerdo do cérebro é dominante no processamento da linguagem, a capacidade de entender os detalhes emocionais mais simples da linguagem, como a entonação, vem do hemisfério direito. Então não existe essa de que "eu uso mais o meu lado direito do cérebro", porque na verdade as duas metades do cérebro fazem suas próprias coisas e se comunicam umas com as outras. Sendo assim, para o funcionamento correto do cérebro, é preciso de ambos os lados em pleno funcionamento.

4 - O cérebro para de se desenvolver?

Você pode até deixar de fazer algumas coisas cotidianas, mas o seu cérebro nunca para de evoluir, se adaptar e mudar de forma. A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se reorganizar continuamente, de acordo com a NICABM, é também o que permite que as pessoas sobrevivam a derrames e lesões cerebrais. Cada pequena nova experiência na sua vida, seja ela boa ou ruim, transforma o seu cérebro em um nível físico. Todo trauma, interação social ou novo passatempo está continuamente mudando a sua identidade. As pessoas mudam, e os seus cérebros também.

5 - Enquanto você dorme, o seu cérebro não "desliga"

Você precisa estar acordado e de olhos abertos, porém, o seu cérebro não. Acontece que o seu cérebro não dorme quando você dorme. Segundo a Fundação Nacional do Sono, o motivo pelo qual muitas pessoas não sonham à noite é porque o tronco cerebral dispara toxinas cheias de sinais relaxantes musculares, paralisando os membros durante o sono. As horas que você passa dormindo são, na verdade, um dos momentos mais preciosos do seu dia, motivo de a insônia ser tão ruim à sua saúde.

Uma das atividades preferidos do seu cérebro é descarregar toxinas para te proteger de doenças, além de lhe proporcionar sonhos e solidificar novas habilidades aprendidas. Por isso, é tão importante uma boa noite de sono antes de alguma prova importante, o que tem mais efeito do que passar a noite estudando e não descansando o suficiente.

6 - A velhice não estraga o seu cérebro

Não é preciso nenhum especialista para lhe dizer que pessoas idosas às vezes se esquecem das coisas, tendo ou não demência. Mas, esses momentos de confusão, que são chamados pelos neurocientistas de "falhas cognitivas", e que aumentam com a idade, não são um sinal de que os cérebros antigos estão ficando danificados.

O fato é que algumas habilidades diminuem no cérebro envelhecido, como a capacidade de codificar novas informações para a memória, mas outras habilidades se tornam mais nítidas do que qualquer pessoa jovem possa imaginar. De acordo com Harvard, os cérebros mais velhos pensam em uma velocidade reduzida, em contrapartida, eles pensam mais profundamente. Então, mesmo que os neurônios não estejam se comunicando tão rapidamente, a ramificação dos dendritos aumenta, permitindo que diferentes áreas do cérebro se conectem de uma forma que nunca fizeram antes. Talvez daí que venha toda a sabedoria dos mais velhos.

6 - Beber álcool mata as suas células cerebrais?

Todos os shots de tequilas que você virou com os seus amigos no final de semana podem até te trazer alguns problemas, mas a boa notícia é que isso não arruinará o seu cérebro. O mito de que o álcool mata as células cerebrais é baseado no fato de que, sim, o álcool puro mata as coisas, não é à toa que é utilizado em produtos de limpeza.

No entanto, com álcoois bebíveis não é bem assim que funciona, e para beber uma quantidade necessária para destruir o seu cérebro, você teria que beber o suficiente para matar todo o seu corpo de uma vez. Não deixe de beber por esse motivo, porém seja consciente. Mesmo que as células cerebrais sejam quimicamente seguras, o consumo excessivo de álcool danifica os dendritos no cérebro, dificultando que as células se comuniquem efetivamente umas com as outras. Felizmente, esse dano é totalmente reversível com a sobriedade, mesmo para alcoólatras.

7 - Dores de cabeça não são dores no cérebro

Dores de cabeça não são nada agradáveis, enxaquecas então, são piores ainda. Mas, por mais dolorosa que seja a sensação, o que está doendo na verdade não é o seu cérebro. Esse órgão cognitivo é incapaz de sentir dor, tato ou qualquer sensação, justamente por não possuir nociceptores (fibras que transmitem dor) no tecido cerebral.

Nesse caso, então qual é a parte do corpo que está te atormentando durante uma dor de cabeça? Entre o cérebro e o crânio existem camadas de tecidos conhecidas como dura e pia, essas possuem nociceptores, então, são capazes de se manifestar quando estão se sentindo desconfortáveis.

E aí, já sabia tudo isso sobre o seu cérebro? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest