• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre o mosquito da dengue que vão te deixar bastante preocupado

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      15/02/16 às 14h45

Conhecido mundialmente como o mosquito da Febre Amarela, o Aedes aegypti é o vetor principal da dengue, febre amarela, zika vírus, chikungunya e dezenas de doenças em certas regiões do Norte, Centro e América do Sul além da África, Ásia, Oceania e Europa.

O mosquito adulto desta espécie tem um corpo preto com escamas brancas na sua região do tórax. Suas pernas tem várias faixas em branco. Ele pode parecer semelhante a outras espécies de mosquitos.

O Aedes aegypti prefere picar suas vítimas no período da manhã ou no final da tarde, mas também pode atacar durante a noite sob iluminação artificial suficiente. Habitats do mosquito ficam próximos de áreas urbanas e esta espécie de mosquito, muitas vezes, mora dentro de casas ou em áreas próximas de residências. O sangue humano é o alimento preferido do mosquito.

Os ovos do mosquito da dengue são geralmente depositados em água encontrada em uma variedade de recipientes, incluindo pneus velhos, latas de alumínio, copos descartáveis e outros itens semelhantes, bem como buracos de árvores e folhas de plantas. Os ovos podem sobreviver por até um ano, se as condições não são adequadas para a eclosão. A larva eclode quando é inundada por água desoxigenada.

As larvas alimentam-se de fungos, bactérias e outros pequenos organismos. Estas larvas crescem ao longo dos quatro estágios, que dura até 10 dias para as espécies do mosquito da Aedes aegypti. O nome, Aedes aegypti, significa "odioso do Egito" local onde há uma alta incidência do mosquito.

Conheça alguns fatos sobre esse mosquito que assombra todo o planeta:

Bactérias podem ser usadas ??para matar as larvas do mosquito

3

O Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) é uma bactéria comercialmente produzida e vendida em forma de pó. Ela, quando colocada em água onde as larvas vivem, produz proteínas que se transformam em toxinas. Assim, as larvas morrem.

Roupas escuras atraem os mosquitos

4

Lembre-se, eles são atraídos pelo calor e por roupas mais escuras reterem mais calor do que as roupas de cor clara, quem está com uma roupa mais escura, está propenso a ser picado.

Inseticidas não são completamente eficientes

5

Permetrina, um dos produtos químicos mais comuns utilizados pelos programas de controle de combate a dengue no mundo, mata os mosquitos quando entre em contato com o seu sistema nervoso central. No entanto, os ovos e larvas muitas vezes não são afetados. Uma vez que o insecticida se dissipa, os mosquitos podem retornar para seu antigo habitat.

Peixes e libélulas

6

O peixe-mosquito, um peixe muito comum em água doce, se alimenta de larvas do mosquito e são utilizados em todo o mundo para ajudar no controle das populações de diversos mosquitos, além do Aedes aegypti. Larvas de libélulas, chamadas de ninfas, comem as larvas do mosquito. Já as libélulas adultas preferem mosquitos adultos. Algumas cidades na América do Norte usam libélulas como uma forma natural de controle de mosquitos.

Altura

7

Os mosquitos voam geralmente abaixo de 7,6 metros de altura. No entanto, algumas espécies também foram encontrados em alturas extraordinárias. (No Himalaia a 2438 metros de altura foram encontrados mosquitos.)

Machos vs. Fêmeas

8

Mosquitos machos localizam fêmeas pelo som de suas asas. As fêmeas podem bater suas asas em até 500 vezes por segundo. Assim, os machos escolhem a maior frequência dessas batidas quando buscam por uma companheira.

Sentem sua respiração

9

Os mosquitos podem analisar a respiração humana. Eles têm receptores em suas antenas que detectam o dióxido de carbono liberado pelos seres humanos quando expiram. Quando o CO2 é liberado no ar, ele faz trilhas que os mosquitos seguem para encontrar seu alimento.

Como prevenir?

Use repelente de insetos

10

Quando você estiver ao ar livre, use repelente para insetos registrados pela ANVISA. Mesmo em um curto espaço de tempo ao ar livre, você pode ser atacado por mosquitos.

Use roupas adequadas para reduzir as picadas de mosquito

9

Quando o tempo permitir, camisetas com mangas compridas, calças compridas e meias. Os mosquitos podem morder através de roupas finas. Roupas pré-tratadas com repelente também estão disponíveis comercialmente.

Esteja ciente dos horários de pico mosquito

10

Os horários de pico dos ataques dos mosquitos são ao anoitecer e ao amanhecer. No entanto, o Aedes aegypti pode se alimentar durante todo o dia. Tome um cuidado extra durante esses períodos.

Conscientização

11

Não há vacina disponível contra a dengue, e não existem medicamentos específicos para o tratamento de uma infecção por dengue. Isso torna a prevenção o passo mais importante, e prevenção significa evitar picadas de mosquito se você vive em uma área endêmica.

A melhor maneira de reduzir os mosquitos é eliminar os lugares onde o mosquito põe seus ovos, como recipientes que possam acumular água dentro de sua casa. Fique atento também a recipientes de animais de estimação, pratos e vasos de flores. Se você ainda tiver dúvida sobre o mosquito acesse o site do Ministério da Saúde e tire suas dúvidas.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+