7 fatos sobre os neandertais que você não sabia

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      25/03/19 às 15h32
foto de destaque

Você já ouviu falar sobre os neandertais? O homem de Neandertal é uma espécie já extinta do nosso planeta. Diversos autores consideram-no como subespécie do Homo sapiens, o homem moderno. Há ainda indícios que eles viveram juntos. Estudos mostram que os neadertais surgiram há cerca de 400 mil anos na Europa e no Oriente Médio. Na Península Ibérica, extinguiram-se há 28 mil anos. A cultura material dessa espécie, chamada de cultura musteriense, era sofisticada em diversos aspectos. Além de utilizarem ferramentas, eles usavam o fogo, já cuidavam dos seus dentes e eram ótimos com caça. Há ainda diversas coisas a respeito deles que você provavelmente nunca ouviu falar.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns fatos sobre os neandertais que você provavelmente não sabia. Caso entenda sobre o assunto e queira listar algo que não colocamos na lista, comenta pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Andavam na posição vertical

Os neandertais costumam ser descritos como uma espécie com costas curvadas, com se fossem grandes lobos. No entanto, essa representação está errada. Eles caminhavam de pé e poderiam ter uma postura melhor do que a nossa. Esse mito começou com Marcellin Boule, que acreditava que os neandertais eram o elo perdido entre os humanos. Diversos pesquisadores concluíram que eles caminhavam na vertical após criar um modelo computacional de um esqueleto neandertal. Eles notaram que o seu pescoço e uma parte da coluna estavam curvados. Ambos indicaram uma postura ereta. Isso também foi notado pelos pesquisadores após uma análise nos quadris do esqueleto que indicavam uma postura ereta.

2 - Homo Sapiens poderia ter caçado e comido neandertais

Os primeiros Homo sapiens parecem ter tido uma queda pela carne dos neandertais. Essa é uma crença dos antropólogos espanhóis Policarpo Hortola e Bienvenido Martinez-Navarro. Eles especulam que os humanos festejavam quando os neandertais migravam da África para Europa. Fernando Rozzi, pesquisador do Centro Nacional da Pesquisa Científica, em Paris, fez as mesmas afirmações. Ele concluiu depois de analisar um maxilar de Neandertal. Junto de sua equipe, ele descobriu que marcas de corte no osso eram feitas por humanos. Se os estudos forem comprovados, os neandertais eram caçados por humanos e isso pode ter sido um dos motivos da extinção.

3 - Pintavam

O povo neandertal era artista. Na realidade, eles fizeram a pintura rupestre mais antiga do mundo. Cerca de 65 mil anos atrás, utilizavam pigmento vermelho para gravar algo nas pedras. Os pesquisadores descobriram mais duas pinturas feitas por neandertais em outras duas cavernas espanholas. As obras de arte dessa espécie indicam que os neandertais tinham habilidades cognitivas semelhantes às dos humanos.

4 - Corpos mal formados

A endogamia era algo comum entre eles. Em 2014, pesquisadores descobriram um osso de neandertal de 120 mil anos nas montanhas de Altai, na Sibéria. Essa análise mostrou que eles tinham parentes próximos. Esses poderiam ter sido irmãos, primos de primeiro grau ou até mesmo um tio. A hipótese da consanguinidade foi ainda apoiada por um fóssil de Neandertal de 50 mil anos, descoberto em Vindija, na Croácia. Todos esses ossos encontrados mostraram que os sujeitos descendiam de parentes próximos. Isso acontece com os humanos modernos. A endogamia entre a antiga espécie veio com seus próprios problemas. Os neandertais consanguíneos tinham partes do corpo e ossos mal formados. A endogamia tornou esse povo mais fraco e menos propenso a reproduzir.

5 - Eram canibais

Os neandertais eram canibais. Essa conclusão foi alcançada após cientistas analisarem os ossos de cinco neandertais diferentes. Ambos possuíam 40 mil anos de idade. Esses ossos foram quebrados da mesma forma que os neandertais quebraram ossos dos animais que caçavam. A razão disso ainda não está clara. Pesquisadores acreditam que eles faziam isso para fortalecerem seus maxilares. Outros estudos levantam a hipótese de que viraram canibais por razões culturais.

6 - Enterravam seus mortos

Em 1908, dois arqueólogos desenterraram restos de um neandertal de 50 mil anos. Esse achado foi feito em uma caverna em La Chapelle-aux-Saints, na França. Eles insistiram que os neandertais haviam sido enterrados, apesar de ninguém acreditar nisso na época. Em 1999, arqueólogos voltaram ao local. Em 2012, uma equipe mais preparada confirmou que havia neandertal enterrado no local. Desde então, 20 outros corpos foram encontrados. Eles realizavam esses enterros de forma rápida para que o corpo não fosse comido por outros.

7 - Motivo da extinção

Ainda não se sabe porque os neandertais foram extintos. A caça do homo sapiens pode ser um dos motivos, mas não necessariamente o único. Alguns pesquisadores acreditam que seja a infecção de algumas doenças mortais que se espalhou rapidamente. Até mesmo duas eras glaciais estão nas possíveis causas.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Listverse     História do Mundo  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+