• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sombrios sobre o suicídio

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/11/18 às 16h30

A morte não é um assunto que as pessoas gostam de falar ainda mais quando o tema é suicídio. Ele é um evento trágico e carrega consigo vários debates com relação à pessoa tirar a própria vida.

O suicídio afeta não só a vida da pessoa que tiram a vida, mas também de toda a família e amigos ao seu redor. E o que pode ser de se espantar é que os casos que são bem sucedidos e baixo. O que é estimado é que são 25 tentativas até que a pessoa consiga acabar com sua vida. Nessa lista falamos alguns fatos sobre essa tragédia.

1 - Suicídio juvenil

Entre os jovens de 15 a 24 anos o suicídio tem taxas de sucesso bem pequenas, o que deixa os jovens vitimizados com cicatrizes emocionais que eles carregam pela vida. Somente um em cada 100 ou 200 realmente consegue se matar. Ainda assim, o suicídio é a segunda principal causa da morte entre pessoas de 10 a 24 anos.

2 - Intenção suicida

Calcular a intenção de suicídio em tempos atuais é difícil vendo que existem vários casos de automutilação sem real intenção de tirar a própria vida. Mas pesquisadores da Universidade de Oxford fizeram uma pesquisa com sobreviventes do suicídio e pediram para que eles classificassem de 1 a 30 o quanto eles queriam morrer no momento em que tentaram se matar.

Dos 864 pesquisados, 36,9% se classificaram na categoria 'baixo desejo de morrer', 33,9% foram moderados, 25% tiveram a taxa alta e 4,2% com taxa muito alta. A pesquisa mostra então que as pessoas que tentam se suicidar ou conseguem, às vezes, podem estar inseguros.

3 - Motivos

Nos Estados Unidos, por ano, 44.965 pessoas cometem suicídio e a maioria delas tem depressão clínica. Mas a depressão, ao contrário do que várias pessoas acham, não é a única causa do suicídio. As pessoas podem estar sofrendo com aflições, psicoses e outras doenças mentais. E para algumas pessoas, o problema é a impulsividade.

4 - Idosos

Por incrível que pareça, os idosos têm um alto risco de suicídio já que tem fatores que contribuem até essa tomada de decisão. Alguns deles são o aumento da idade, declínio da saúde e perda do controle da sua saúde corporal. Em alguns casos, a instabilidade financeira pode ser um fator determinante.

Além de serem mais suscetíveis, os casos de suicídio em idosos é mais bem sucedido quando eles tentam. Diferentemente dos casos de jovens que têm uma taxa de sucesso de 1%, os idosos são mais bem sucedidos, tendo êxito em 25% dos casos. Isso porque as pessoas idosas são firmes em suas decisões e, geralmente, já a cogitam por muito tempo.

5 - Homens

De todas as pessoas no mundo que desejam cometer suicídio, 79% são homens. Mesmo com as mulheres tendo taxas mais altas de problemas de saúde mental, o suicídio é praticamente uma prática masculina. E os homens que têm maior risco estão entre seus 20 a 24 anos.

O fator contribuinte é o álcool, já que é visto que os homens que cometeram suicídio beberam grandes quantidades de álcool nas horas antes de sua morte. Os métodos escolhidos também ajudam essa taxa aser tão grande, já que os homens recorrem a armas ou enforcamento para se matarem.

6 - Confusão

Quando as pessoas sobrevivem às tentativas de suicídio, elas ficam completamente confusas sobre qual o motivo que as fez querer tirar a vida em primeiro plano. Como foi dito antes, poucas são as pessoas que realmente querem morrer, a maioria pensa que existe um mundo vazio onde todas as dores e problemas da vida não existem. De alguma forma, elas queriam um lugar entre a vida e a morte.

7 - Arrependimento

Os sobreviventes do suicídio carregam consigo traumas para a vida inteira. Eles podem variar entre culpa, vergonha, raiva e depressão. Mas felizmente existem várias formas dessas pessoas procurarem ajudas, desde psicólogos até telefones gratuitos em que essas pessoas podem ser ouvidas.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+