icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 fatos surpreendentes sobre como eram os casamentos antigamente

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 16/04/19 às 16h21

capa do post 7 fatos surpreendentes sobre como eram os casamentos antigamente

Se relacionar com uma pessoa ao ponto de levar isso a um casamento não é algo tão simples. Mesmo estando mais fácil nos dias atuais com a ajuda da internet, ainda assim é uma tarefa difícil. Conhecer a nossa alma gêmea, sabendo que pode estar em qualquer lugar, tem se tornado um pouco mais comum com o uso de aplicativos de relacionamento e as redes sociais como um todo. No entanto, a dificuldade aparece quando precisamos conhecer melhor o outro. Por isso, precisamos identificar algumas coisas antes, como os lugares que a pessoa gosta de visitar e quais seus hobbies. Devemos agradecer por poder ver isso nas redes sociais. Os casamentos antigamente eram mais complexos porque os meninos e meninas não conseguiam saber isso antes de se casar.

Imagine que, há 200 anos, por exemplo, as pessoas não tinham a oportunidade de se conhecer melhor antes dos casamentos. Muitas vezes eram proibidos de mostrar até mesmo atração sexual pelo parceiro ou pela parceira. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns fatos surpreendentes sobre como eram os casamentos antigamente. Se você souber de algum que não listamos, manda pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Não havia conceito de "date"

Desde a época romana até o século XIX, na maioria dos países da Europa, o casamento era exclusivamente uma instituição civil. A força motriz sempre foi o cálculo, e não apenas entre os aristocratas. No entanto, isso era entre as pessoas comuns. Desde a época, o ditado "preservar, amar" já era utilizado. Uma menina jovem era casada por conluio. Isso quer dizer que ela via seu futuro marido poucas vezes antes de se casar. Os pais eram os responsáveis pelo casamento e pelo cônjuge. Eles não perguntavam sobre a simpatia mútua dos parceiros.

2 - Pouca comunicação antes do casamento

Se os jovens estavam familiarizados antes do casamento, era porque se conheciam há bastante tempo por causa dos pais. Quando não era essa a realidade, as meninas tinham que avaliar rapidamente o parceiro. Usavam conversas curtas a fim de entrar em um acordo e traçar as opiniões. À noite tinha que descobrir o que a esperava na vida familiar.

3 - Divórcios inaceitáveis

Divorciar-se na época era uma coisa quase impossível por causa da influência da igreja. A instituição religiosa não aprovava essas decisões. A esposa deveria ser tratada com respeito, mesmo quando não havia amor e deveria tratar o marido da mesma forma. Diversas vezes, os homens e suas esposas se viam raramente. Mesmo nessa situação, era impossível divorciar.

4 - Feiras de noivas

Meninos e meninas solteiros de diferentes origens sociais poderiam escolher o seu par em feiras. Os jovens de todos os lugares se reuniam para se escolherem.

5 - Bailes de casais

Existiam bailes de casais onde pessoas solitárias de classe mais alta iam em busca de um par. Apesar do nome, o lugar não era só para casais. No entanto, era difícil para garotas simples conseguirem entrar em tal baile. Não era como nos contos de fadas da Cinderela.

6 - Mulheres deveriam usar maquiagem natural

No século XIX, a maquiagem brilhante não estava na moda. As noivas também tentaram enfatizar a beleza natural que possuíam, assim custava muito pouco adquirir os cosméticos.

7 - Jovens se tiravam para dançar

Existiam bailes onde os meninos e meninas podiam se conhecer. Aconteciam as coisas durante a dança, onde os jovens, embora estivessem em público, ficavam à vista e propensos a serem surpreendidos por alguém interessado.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   ADME  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest