• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos surpreendentes sobre a extinção humana

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      01/08/18 às 16h41

Já fizemos matérias falando dos 7 sinais assustadores de que o mundo pode realmente estar chegando ao fim e sobre as 6 profecias do fim do mundo que não aconteceram. Hoje vamos falar de um assunto parecido, só que dessa vez mostraremos fatos sobre a possível extinção dos humanos no planeta Terra. Bom, você sabia que os humanos já passaram muito perto de serem extintos?

Ou mesmo que os humanos podem causar sua própria extinção? Pois bem, são coisas assim que nós separamos para colocar nessa matéria para vocês. Trouxemos teorias e previsões de gênios, por exemplo, que vão te deixar com muito medo de um dia não existirmos mais. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com os 7 fatos surpreendentes sobre a extinção humana:

1 - Quase extintos há 70 mil anos

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos EUA e pela Academia de Ciências, na Rússia, sugere que os humanos passaram muito perto de serem extintos há 70 mil anos atrás. O estudo sugere que por um certo período havia mais ou menos duas mil pessoas lutando pela sobrevivência aqui na Terra.

Nessa época, os humanos eram vulneráveis a doenças, desastres naturais e conflitos. Mas se os humanos sempre lidaram com isso, qual o problema? O lance é que se qualquer um desses problemas tivesse aumentado, como uma epidemia, por exemplo, provavelmente nós não estaríamos mais aqui.

2 - Erupção que quase causou a extinção dos humanos

Vocês já ouviram falar da Teoria da catástrofe de Toba? Para quem não sabe, o Toba é um supervulcão que fica na Indonésia. Já tendo entrado em erupção algumas vezes. Uma delas foi marcante, há cerca de 82 mil anos atrás.

Só para vocês terem uma ideia, a explosão lançou cerca de 2.500 metros cúbicos de magma. Essa foi a maior erupção em 2 milhões de anos. Isso ocorreu quando os Neandertais habitavam a Ásia e a África. A teoria de especialistas da área diz que os gases que fecharam o céu fizeram que com que a terra ficasse resfriada em até 10 graus Celsius. Além disso, os vegetais não tiveram acesso a luz e os gases acabaram com boa parte do vapor na atmosfera, transformando-se em um lugar seco. Tal explosão pode ter quase extinto os Neadertais.

Esse acontecimento pode também ter moldado a migração e até a evolução dos Neandertais.

3 - Stephen Hawking disse que seríamos extintos daqui 30 anos

Se qualquer outra pessoa tivesse dito isso, poderíamos desconsiderar. Mas como foi Stephen Hawking, temos que dar atenção para tal previsão. Em um discurso em um festival de ciência em Trondheim, na Noruega, o físico disse que os humanos precisam urgentemente estabelecer colônias em Marte e na Lua e levar plantas, animais, fungos e insetos. Para que? Segundo ele, precisamos "criar um novo mundo".

Ele acha que a raça humana vai demorar 30 anos para ser eliminada por causa do excesso de população e por conta das mudanças climáticas. Ele diz que quando chegamos a crises semelhantes no decorrer da História, sempre havia outros lugares para colonizar. Porém, agora não há territórios à nossa disposição, ao menos não no mundo que vivemos.

4 - Perdendo espaço para a biotecnologia

Para John Sotos, chefe dos serviços médicos da Intel, a biotecnologia é a maior ameaça para nós. Em um estudo ele revelou que os humanos podem vir a desparecer completamente nos próximos mil anos.

No estudo, ele afirma que nos últimos anos um número cada vez maior de pessoas tem acesso à engenharia genética. Essa tendência implica no aumento do uso indevido de produtos biotecnológicos, assim com as grandes chances de acidentes.

Ele também acha que na Via Láctea não existe outra forma de vida, sendo que qualquer outra civilização inteligente provavelmente já foi extinta por causa do progresso tecnológico.

5 - Os humanos pode causar sua própria extinção

Como? A resposta é: bombas nucleares.  Em 1962, em plena Guerra Fria, o mundo inteiro ficou assustado ao saber que poderia acontecer um conflito nuclear entre EUA e União Soviética durante a crise dos mísseis de Cuba. Há pouco tempo atrás Donald Trump (EUA) e Kim Jong-un (Coréia do Norte) fazendo ameaças e criando um cenário de uma grande guerra nuclear. Outros países como Rússia, China, Israel e Reino Unido também tem um arsenal de armas de destruição em massa.

Pois bem, de acordo com a Federation of American Scientists, existem cerca de 14.900 ogivas nucleares registradas, além das 650 unidades de bombas mortíferas B83 (uma delas equivaleria 79 vezes à lançada em Hiroshima.) dos EUA.

Só para vocês terem uma ideia, se todo esse material explodisse ao mesmo tempo, teríamos 94 km² da terra devastados. Uma explosão dessa derrubaria tudo que existisse em uma área de 232 mil km², ou 295 cidades como Nova York. Se existe alguma chance de uma guerra nuclear causar a extinção dos humanos? Sim, existe!

6 - Os perigos da inteligência artificial

Não é difícil ver em filmes a inteligência artificial pretendendo exterminar os humanos. Bom, esse é um assunto que está sendo muito discutido nos últimos anos. Gênios como Stephen Hawking e o empresário Elon Musk, por exemplo, já nos deram alertas.

O fato é que formas de inteligência artificial indiferentes à humanidade ou com estratégias incompreensíveis dos humanos podem causar a destruição física e o caos social. Essas formas podem facilmente, no futuro, controlar bancos de dados, mercados financeiros, infraestrutura, redes de distribuição e até sistemas de armamento.

Nick Bostrom, pesquisador na Universidade de Oxford, estuda riscos existenciais à vida humana. Ele pesquisa coisas como colisão de asteroides com a Terra e agora a inteligência artificial. Bostrom dá alertas sobre sistemas não só inteligentes, mas capazes de se autoaprimorar.

Será que um dia seremos vencidos pelos robôs como vimos nos filmes?

7 - E se os humanos fossem extintos, como seria a Terra?

Você consegue imaginar como seria a Terra sem os humanos? Bom, em cerca de 20 anos os animais domésticos voltariam a ser selvagens. Aqui no Brasil, por exemplo, especialistas dizem que em 50 anos o rio Tietê ficaria limpo. Depois de 70 anos toda a camada de ozônio do mundo estaria recuperada. Depois de 300 anos a temperatura do planeta iria cair drasticamente e em mil anos as construções iriam sumir.

Passados incríveis 5 mil anos a cidade de São Paulo estaria tomada pela mata atlântica, e depois de milhares de anos o petróleo iria estar em todo lugar do mundo. Será que para o planeta seria uma má ideia a extinção dos humanos?

Mas e você, acredita que um dia alguma dessas coisas pode acontecer? Não esqueça de comentar aqui embaixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+