icone menu


7 fenômenos astronômicos que vamos acompanhar nos céus em 2020

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      09/12/19 às 15h57
capa do post 7 fenômenos astronômicos que vamos acompanhar nos céus em 2020

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios. E nesse ano de 2019, o céu já foi palco de vários eventos astronômicos. E ainda tem o último eclipse, que acontecerá depois do natal, ainda esse ano.

Se você não viu todos os fenômenos astronômicos, que aconteceram nesse ano, não se preocupe. Eles são uma ótima oportunidade para ver as manifestações naturais no céu, e somos sempre contemplados com, pelo menos, alguns deles. Mostramos aqui alguns dos eventos que serão visíveis no Brasil em 2020.

1 - Superlua

Esse fenômeno deixa a lua parecendo maior e mais brilhante. E em 2020, esse fenômeno vai acontecer quatro vezes. Serão no dia 9 de fevereiro, 9 de março, 8 de abril e 7 de maio. Mesmo que, com esse fenômeno a lua pareça maior, é apenas uma impressão. Ela não fica realmente "super". Nesses períodos, a lua cheia estará um pouco mais perto da Terra. E é por isso que ela vai parecer gigante.

2 - Mercúrio visível

Esse fenômeno vai acontecer no dia 24 de março. E o planeta atinge o maior alongamento ocidental do ano. Na maior parte do tempo, Mercúrio fica sumido no brilho do sol. E nesse período, é possível observar o planeta, porque ele fica mais longe do Sol. O melhor período para olhar para o céu é um pouco antes do nascer do sol.

3 - Chuva de meteoros

Em abril, irá acontecer uma chuva de meteoros. Ela será mais visível entre os dias 21 e 23. Quem quiser ver esse fenômeno, terá mais chances na madrugada, principalmente em locais escuros. Mas só será possível ver com precisão os locais e horários, quando o evento ficar mais próximo.

4 - Eclipse Lunar Penumbral

Esse fenômeno astronômico irá acontecer no dia 5 de julho e 30 de novembro. Nele, a lua ficará um pouco mais escura, porque ela passará sobre a sombra da Terra e vai ficar na penumbra. O fenômeno será visível em toda a América do Sul, à noite.

5 - Júpiter na oposição

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e ele ficará em oposição ao Sol. Isso faz com que ele fique bastante visível no céu. É uma ótima oportunidade para observar o astro, principalmente se você tiver um telescópio. Também será uma ótima oportunidade para fazer fotos porque o planeta ficará bem grande e brilhante.

6 - Eclipse solar total

Quando esse tipo de eclipse acontece, a lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando parcialmente ou totalmente a luz do astro. Esse eclipse acontecerá no dia 14 de dezembro de 2020. Nesse fenômeno, ele deixa apenas um contorno no Sol. No Brasil, esse fenômeno poderá ser visto parcialmente em todas regiões, menos no Norte e Nordeste.

7 - Conjunção de Júpiter e Saturno

No dia 21 de dezembro, esses dois planetas vão ficar bem próximos um do outro. E para nós, aqui na Terra, isso dá a impressão de que eles são, na verdade, apenas um grande planeta. Mas esse fenômeno astronômico dura pouco tempo, cerca de sete minutos no começo da noite. As pessoas poderão vê-lo a olho nu.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+