• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fenômenos espaciais mais assustadores que existem

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      01/11/19 às 14h33

Como todos sabemos, o universo é cheio de mistérios. Desde que tornou-se objeto de estudo, inúmeros fenômenos foram e seguem sendo revelados. Se pararmos para pensar no que ainda pode aparecer por aí, provavelmente, ficaríamos loucos. Afinal, nossas mentes não estão preparadas para lidar com tantas informações desconhecidas, não é verdade?

O fato é que o universo, desde sempre, foi ilustrado por fenômenos extremamente assustadores. E sim, são assustadores mesmo. Até porque, analogamente, não encontramos esses fenômenos ilustrando livros infantis. Por outro lado, mesmo sendo horripilantes, isso não significa que não podemos explorar tais acontecimentos.

Se nos aventurarmos em desvendar os cantos mais sombrios, é possível selecionar quais fenômenos são mais preocupantes. Como estamos a par de tudo, escolhemos alguns para apresentar aqui. Confira agora, os fenômenos mais assustadores apresentados pelo universo até o momento.

1 - Bosón de Higgs

A confirmação da existência do bóson de Higgs pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC) ocorreu em 2013. Em suma, é uma das maiores descobertas da física. Basicamente, sua existência preencheu a última peça que faltava do Modelo Padrão da física. Ou seja, a existência do bóson de Higgs, além de confirmar suposições dos cientistas de como o Universo funciona, ajuda a explicar o comportamento de minúsculas partículas subatômicas. E por que tal fenômeno é assustador? Porque para muitos, inclusive para o físico teórico Stephen Hawking, tem potencial para destruir o Universo. Nesse ínterim, segundo Hawking, níveis energéticos muito elevados da partícula podem torná-la instável. Ou seja, esse processo causaria uma decadência catastrófica do vácuo, o que levaria a um colapso do espaço e tempo.

2 - Canibalismo galáctico

O canibalismo galáctico existe. Analogamente, o fenômeno é tão preocupante como bóson de Higgs. Em poucas palavras, é preocupante porque existem galáxias maiores engolindo galáxias menores. E tudo isso em apenas uma bocada, viu? De acordo com especialistas, a galáxia na qual vivemos pode ser vítima de um canibalismo galáctico. Mas não se preocupe, tal fato não irá ocorrer em um futuro próximo. Em suma, pode ser que ocorra daqui a quatro bilhões de anos. Segundo especialistas, Andrômeda vai colidir com a Via Láctea. Modelos matemáticos e imagens de telescópios preveem a fusão entre as duas maiores galáxias do Grupo Local, a grande família galáctica que dominam com sua descomunal capacidade de atração gravitacional.

3 - Buracos negros

Está aí um outro fenômeno assustador: buracos negros. Em suma, os buracos negros surgem a partir de estrelas moribundas, que explodem no final da vida. Após consumirem todo o seu combustível, sofrem um colapso gravitacional interno. O que resta, então, é transformado em um objeto super compacto, do qual nem a luz consegue escapar. Agora, a pergunta que não quer calar: esse é um fenômeno assustador por que a Terra pode ser engolida por um buraco negro? Até o momento, a resposta é incerta. No entanto, é bom torcer para que isso não ocorra, não é verdade?

4 - Buracos negros, parte 2

Sim, acabamos de citar o buraco negro no item acima. No entanto, deixamos o que há de mais assustador sobre o fenômeno, para criar um item novo. Em suma, especialistas descobriram que os buracos negros são capazes de se mover. Isso mesmo. De acordo com especialistas, alguns buracos negros traçam seus próprios movimentos. E, além disso, sabe o que é pior? São extremamente rápidos. Agora, sabe o que é mais aterrorizante ainda? Um buraco negro do tamanho de Júpiter está correndo pela Via Láctea. Anteriormente, era considerado estacionário. Entretanto, recentes pesquisas mostraram que não.

5 - Estrelas zumbis

Gente, como dissemos, o universo é ilustrado por fenômenos aterrorizantes. Se até o momento, não conseguimos te convencer de tal fato, espero que você mude de ideia com esse item. As Estrelas Zumbi, também chamadas de Supernovas de Tipo LA, são áreas do universo que absorvem matéria de estrelas próximas mesmo depois de terem "morrido". É ou não é um fenômeno louco? De acordo com os astrônomos, a estrela zumbi está relacionada a uma força, chamada de energia negra, que é responsável pela aceleração e a expansão do universo. Em suma, stay away Satanás.

6 - Galáxias sem matéria escura

Antes de tudo, vamos explicar a coisa assim: galáxias não seriam capazes de gerar uma força gravitacional, sem a presença de matéria escura. Bom, agora parecem ser. No ano passado, astrônomos descobriram uma galáxia sem matéria escura. O anúncio, que causou furor na comunidade científica, foi publicado na renomada revista Nature.

7 - Colisão entre galáxias

O fenômeno é raro. Mas, o mundo é feito de raridades, não é? Por isso, vamos lá. Astrônomos identificaram a maior colisão entre aglomerados de galáxias já registrado em toda a história, a partir da combinação de imagens captadas por três telescópios diferentes. Usando dados do telescópio espacial Hubble, do Observatório Chandra e do Observatório Keck, no Havaí, os cientistas conseguiram determinar a geometria tridimensional e o movimento dos aglomerados, a uma distância de 5,4 bilhões de anos-luz da Terra.

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+