• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fenômenos naturais que já foram capturados em vídeos

POR Natália Pereira    EM Natureza      08/03/18 às 17h27

Alguns fenômenos naturais incomuns acabam surpreendendo as pessoas no momento em que estas se deparam com ele. O Brasil é fortemente conhecido, também pelos próprios brasileiros, por não sofrer desastres naturais de grande impacto. Mesmo que as enchentes tenham se tornado algo preocupante em nosso país, o mesmo não sofre com furacões, terremotos e erupções vulcânicas, por exemplo.

Isso faz com que, de certa forma, os desastres naturais em outras partes do mundo se tornem ainda mais assustadores. Mas, apesar disso, esses casos não compõem todo o quadro de fenômenos dos quais podemos ter contato em algum momento, nesta ou em outras partes do mundo. Alguns deles podem ser, na verdade, realmente incríveis. E, por sorte, muitos deles já foram capturados por alguma câmera, seja em vídeo ou imagem. Já que não podemos vê-los pessoalmente, pelo menos podemos ter um vislumbre de como eles são por meio desses registros.

1 - Tornado de fogo

Um fenômeno como o tornado de fogo pode ser realmente destrutivo, podendo colocar em chamas vários pontos ao seu redor. Isso pode acontecer durante incêndios florestais, quando uma massa de ar quente entra em contato com o incêndio no solo. O relato acima é referente a um caso da Austrália que durou cerca de 40 minutos e formou colunas de mais ou menos 30 metros.

2 - Arco circum-horizontal

Conhecido também como arco-íris de fogo ou nuvem iridescente, o processo que dá origem ao fenômeno acontece depois que uma nuvem formada por pequenas partículas de água recebem uma iluminação capaz de fazer com que ela seja difratada. Isso faz com que as cores sejam formadas mas, diferentemente do arco-íris comum, elas ficam dispersas. O processo é extremamente raro.

3 - Nuvens mammatus

As nuvens com o formato peculiar podem parecer estranhas a primeira vista mas também conseguem ser bem atrativas, principalmente ao por-do-sol, como você pode ver no vídeo. O fenômeno é raro em regiões de latitudes médias e quando são formadas é devido a mudança de direção entre as massas de ar. Ocorrendo, na maioria das vezes, depois de uma grande tempestade.

4 - Espuma marinha

A espuma marinha costuma ser formada em pequena quantidade, criando uma camada fina de espuma. Ela é formada devido a agitação da água marinha, formada por ondas de ruptura, com grande concentração de matéria orgânica. E, apesar do vídeo acima representar um caso incomum, ocasionalmente a espuma se forma em uma quantidade tão grande que acaba se soltando da água e indo em direção a terra.

5 - Ice Shove

Essa formação rápida e progressiva de gelo pode parecer algo realmente de outro mundo. Ela acontece quando fortes correntes oceânicas fazem com que o gelo parcialmente derretido se acumule na beira da água e então siga para a terra. Dessa forma, o gelo formado segue mais ou menos o mesmo processo de um iceberg. Durante o movimento do gelo sobre o solo, um som estridente é formado.

6 - Lava azul

Todos temos em nossa cabeça, mesmo que nunca tenhamos visto pessoalmente, uma breve imagem de como é a lava vulcânica. Você provavelmente a descreveria como uma gosma vermelha que, posteriormente, acaba se solidificando e adquirindo uma coloração acinzentada. Mas, o fenômeno natural conhecido como Blue Lava (Lava azul) pode mudar completamente essa imagem. Registros do ocorrido foram gravados a pouco tempo no vulcão Kawah Ljen, na Indonésia, e é realmente surpreendente.

Na verdade, a cor azulada e brilhante pode ser vista devido a presença de gás sulfúrico no vulcão, que é liberado por meio de rachaduras. A coloração se deve ao processo em que o gás pressurizado entra em contato com o ar, fazendo com que parte do enxofre se condense e ganhe uma forma líquida, queimando na cor de um azul forte.

7 - Cristais de gelo dendrítico

Um dendrito de gelo, na química, pode ser qualquer cristal ramificado em pelo menos duas partes durante a sua formação. O fenômeno conhecido como Cristais de gelo dendrítico possuí um padrão repetitivo bonito no qual a maioria das pessoas assimila com uma árvore. Isso faz com que eles se pareçam com um ramo de árvore. Elas são formadas quando a umidade da atmosfera local condensa de forma quase instantânea.

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+