icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 ferramentas para você começar a fazer seus próprios jogos

POR Erik Ely EM Entretenimento 06/05/20 às 14h05

capa do post 7 ferramentas para você começar a fazer seus próprios jogos

Podemos dizer que fazer um jogo é muito menos assustador do que parece. Embora muitos de nós não vamos ter a experiência de participar da criação do próximo Grand Theft Auto, podemos fazer jogos tão bons quanto. Isso porque, mais do que nunca todas as ferramentas das quais precisamos estão em nossas mãos. Por isso, separamos 7 ferramentas para você começar a fazer seus próprios jogos.

Muitas dessas ferramentas não necessitam de conhecimento em programação e estão disponíveis gratuitamente. Dessa forma, muitas dessas ferramentas são ideais para novatos na área. Mas, e aí, o que está esperando? É hora de colocar a mão na massa!

1 - Unreal Engine

Já jogou Fornite ou Final Fantasy VII Remake? Pois saiba que esses e outros jogos foi feitos utilizando a Unreal Engine. Sendo destinada para jogos em 3D, o software está disponível para Windows. Além disso, é possível encontrar uma série de curso online disponibilizados pela própria "Epic Games", desenvolvedora do motor de jogo.

2 - CryEngine

Por meio da "CryEngine", você pode fazer um jogo simples como Flappy Bird ou algo mais complexo, como o jogo Prey, de 2017. De toda forma, vale dar uma conferida antes de começar o projeto do seu próprio jogo.

3 - GameMaker Studio

Esse é um motor de jogo desenvolvido pela "YoYo Games" e tem suporte a uma linguagem de script, chamada GML. Contudo, por mais que pareça complicado, o motor de jogo voltado para jogos 2D é fácil de ser usado e não requer conhecimento em programação. Dessa forma, o "GameMaker Studio" foi utilizado em jogos como Undertale , Hyper Light Drifter e Minit.

 

4 - Amazon Lumberyard

Desenvolvido pela Amazon, o "Lumberyard" é um mecanismo de jogos 3D baseado em uma versão mais antiga do CryEngine. Assim, ele foi usado para jogos como Star Citizen e The Grand Tour Game. Sendo inteiramente grátis, o mecanismo também possui uma interação direta com a "Twitch" e com jogos multiplayer que usam o Amazon Web Services.

5 - Ren'Py

O "Ren'Py" é um mecanismo que permite a criação de romances visuais, aqueles "jogos de diálogo", em código aberto. Desse modo, ele foi usado em jogos como Doki Doki Literature Club, Butterfly Soup e One Night, Hot Springs. Além disso, também há um passa a passo disponibilizado para quem tiver interesse na plataforma.

6 - GDevelop

Se você quer criar games 2D de uma forma fácil, o "GDevelop" é a pedida certa para você. Para utiliza-lo, basta arrastar e soltar itens. Basicamente, ele funciona de forma simples e é bastante acessível para iniciantes. Na própria wiki da plataforma, é possível encontrar uma série de tutoriais que ensinam como criar gêneros e recursos específicos de jogos.

7 - RPG Maker

Sendo o mais popular da lista, o RPG Maker possui, inclusive, uma série de versões para diversos consoles como Game Boy Color e Advance, Playstation 1 e 2, Nintendo DS e 3DS e Sega Saturn. Basicamente, é como jogar um jogo dentro do jogo, só que mais complicado. Entre os jogos mais populares, podemos citar Corpse PartyRakuen. Por fim, além dos próprios tutoriais disponibilizados online, também é possível encontrar informações em grupos criados por usuários.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest