icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 festivais pelo mundo que honram os mortos

POR Mateus Graff EM Mundo Afora 30/01/18 às 16h02

capa do post 7 festivais pelo mundo que honram os mortos

Aqui no Brasil nós "comemoramos" o Dia dos Finados ou Dia dos Mortos. Esse feriado religioso é dedicado a fazer orações e homenagens as pessoas que deixaram esse mundo. Aqui no Brasil essA data é celebrada no dia 2 de novembro, mas sabia que em outros lugares do mundo existem festivais que fazem homenagens aos mortos com festas, danças e muita música?

Pois bem, nós resolvemos trazer alguns dos festivais mais curiosos que são feitos para pessoas que já morreram. Alguns deles são até famosos, como o que acontece no México, outros pouca gente sabe que existe. Então, confiram agora a nossa matéria com os 7 festivais pelo mundo que honram os mortos:

1 - Festival Bon

Esse festival é celebrado no Japão a 500 anos e é destinado a honrar e comemorar antepassados mortos. Esse é um costume budista que dura três dias e geralmente é comemorado no dia 15 de agosto. O festival não tem apenas cerimônias, envolveu também fogos de artifício, jogos, festas e danças, incluindo o Bon Odori que é dançado para receber os espíritos.

2 - Chuseok

O Chuseok é um grande festival e feriado de três dias na Coréia do Sul. Como uma celebração da boa colheita, os coreanos visitam as cidades natais de seus ancestrais e dividem um banquete de comida tradicional coreana. Os rituais começam no início da manhã e inclui a preparação de um tipo especial de bolo de arroz chamado Songpyeon , que é deixado do lado de fora para os antepassados ??mortos. Depois eles limpam os túmulos dos familiares mortos.

3 - Gaijatra

O Gaijatra também é chamado de Festival das Vacas. Esse festival dura oito dias e é celebrado em agosto e setembro no Nepal. Durante a celebração, é feita uma procissão de vacas pelo centro da cidade, liderada por familiares que perderam um ente querido no último ano. No hinduísmo as vacas são consideradas sagradas e pensa-se que esse animal pode ajudar a guiar o recém falecido para a voda após a morte.

4 - Festival Qingming

O Festival Qingming é um feriado chinês nacional que é celebrado em abril. Nessa época as famílias vão aos túmulos de seus antepassados para fazer uma limpeza. Eles também oferecem comidas, chás e papel de Joss (folhas de papel que são queimadas em cerimônias da deidade chinesa). Reza a lenda que esse festival data de 732 d.C., do reinado do imperador Tang Xuanzong.

5 - El Dia de los Muertos (Dia dos Mortos)

O Dia dos Mortos no México acontece em novembro e provavelmente é o festival mais conhecido dessa lista. As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Existem relatos de que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Antes dos espanhóis chegarem era comum a prática de conservar os crânios como troféus e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

6 - Famadihana

Em todo inverno, o povo de Madagascar participa de um festival chamado Famadihana. Nessa época, os túmulos são abertos e os cadáveres removidos para serem envolvidos em seda e transportados de volta ao túmulo com música ao vivo. Essa tradição vem da crença malgaxe de que o espírito dos mortos não pode ir à terra dos antepassados até que o corpo esteja completamente decomposto. Sendo assim, a cada sete anos o processo é feito novamente.

7 - Lemúria

A Lemúria era uma festa que acontecia na Roma Antiga e era celebrada nos dias 9, 11 e 13 de maio. Essa era uma cerimônia doméstica de purificação onde o foco eram os ancestrais familiares. O festival acontecia à noite e servia para aplacar espíritos errantes e malfazejos para os vivos.

E aí, já sabiam da existência de todos esses festivais voltados para os mortos? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest