• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 filmes bizarros que foram baseados em fatos reais e que não são de terror

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      19/07/19 às 17h52

Nós vamos ao cinema em busca de algo, mesmo que não entendamos muito bem quais são os motivos reais. Viver outra realidade? Sentir a magia cinematográfica? Navegar por outra narrativa que não seja a da nossa rotina? Bom, algum motivo deve ter. Parece que tentamos encontrar o que não temos em nosso dia a dia. Complexo? Até que não.  Porém, parece que ficamos verdadeiramente contagiados quando descobrimos que o filme fora inspirado em fatos reais. Se for de terror então... misericórdia. O medo aparece por conta própria. Enredos que, por vezes, podem parecer muito estranhos ou implausíveis... tornam-se ainda mais atraentes quando estão localizados na realidade. Contudo, e quando são de outros gêneros? É tão atrativo quanto? Preparamos uma lista com 7 filmes bizarros que foram baseados em fatos reais e não são de terror. Confira por conta própria.

Como diz o velho ditado (em algum lugar), às vezes a verdade é muito mais estranha do que a ficção. Em alguns casos, os filmes não são tão surpreendentes quanto as histórias reais nas quais se baseiam. Inacreditavelmente real.

1- Alcatraz - Fuga Impossível (1979)

Alcatraz era a prisão mais segura de São Francisco. Acreditava-se ser impossível escapar até que três homens ousados ??(interpretados por Clint Eastwood, Fred Ward e Jack Thibeau) fizeram uma tentativa bem-sucedida em 1962. O pleno sucesso da empreitada ainda é questionável, mas essa fascinante narrativa é uma ótima maneira de avaliar os fatos e a fantasia.

2- Questão de Honra (1992)

Até que ponto a honra é realmente algo ético? Nesse filme, um jovem advogado tenta descobrir a verdade sobre a morte de um soldado em uma base militar. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de um alerta vermelho. Ou seja, uma punição extraoficial ordenada por um oficial superior.

Questão de Honra é um drama de "tribunal militar" inspirado por uma história verdadeira. No entanto, desde o lançamento, questionam-se os fatos apresentados no longa. Eles foram distorcidos? Esse é um dos filmes bizarros que foram baseados em fatos reais e não são de terror.

3- Fogo contra Fogo (1995)

O aclamado thriller tem sido amplamente celebrado por unir Robert De Niro e Al Pacino em um mesmo filme. Também é conhecido por sua representação detalhada e realista da vida dos policiais e dos ladrões profissionais.

O que você pode não saber é que o personagem de De Niro, Neil McCauley, não é um personagem fictício. Ele era um verdadeiro ladrão de banco. Inclusive, já havia cumprido metade de sua vida atrás das grades por acusações de roubo e assassinato.

4- O Grande Lebowski (1998)

Os irmãos Coen têm um relacionamento tênue com informações verídicas.Eles reivindicaram que Fargo (1996) era uma história verdadeira, quando não passava de pura ficção. Contudo, em The Big Lebowski, nós podemos observar mais do que apenas uma pitada de fato histórico.

Jeff Lebowski é uma pessoa de vida mansa que acaba se envolvendo com a história de um milionário com o mesmo nome. O homem abastado pede ajuda ao Jeff para entregar o dinheiro do resgate de sua esposa, que foi sequestrada por bandidos perigosos. Esse é um dos filmes bizarros que foram baseados em fatos reais e não são de terror.

5- Como se Fosse a Primeira Vez (2004)

O filme nos apresenta Barrymore como uma mulher que sofre de amnésia anteretrograda. Como resultado, ela acorda todas as manhãs sem recordar o dia anterior. Naturalmente, isso complica um pouco seu romance com Sandler.

A história teria sido inspirada no caso da vida real de Michelle Philpotts, uma mulher que sofreu duas lesões cerebrais graves com cinco anos de intervalo. Isso a deixou incapaz de formar novas memórias de curto prazo. Alegadamente, ela acorda todas as manhãs pensando que ainda é 1994.

6- O Terminal (2004)

Este drama/comédia, muitas vezes negligenciado em 2004, foi a terceira colaboração entre dois dos maiores nomes do cinema: Steven Spielberg e Tom Hanks. Hanks é um cidadão estrangeiro que se vê forçado a viver em tempo integral no terminal do Aeroporto JFK, quando lhe é negada a entrada para os EUA.

Ao mesmo tempo, ocorre uma turbulência política que impossibilita sua volta para casa. O filme é amplamente baseado nas verdadeiras experiências de Mehran Karimi Nasseri.

Ele é um refugiado iraniano que, devido a circunstâncias semelhantes, foi forçado a permanecer no aeroporto de Paris por 18 anos. Esse é um dos filmes bizarros que foram baseados em fatos reais e não são de terror.

7- Os Caça-Noivas (2016)

Zac Efron e Adam DeVine interpretam irmãos que colocam um anúncio on-line para localizar moças para acompanhá-los ao casamento da outra irmã. E, sim, a história é real. Mike e Dave Stangle são irmãos da vida real, que de fato colocaram esse anúncio no Craigslist.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+