icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 filmes da Disney que foram um verdadeiro fracasso

POR Raul Martins EM Fatos Nerd 27/07/18 às 14h15

capa do post 7 filmes da Disney que foram um verdadeiro fracasso

A Disney sempre foi um dos maiores estúdios cinematográficos de Hollywood. Foi fundada em 1923 por Roy e Walt Disney e desde então emociona o público com suas histórias, sejam elas animadas ou não.

Seus filmes marcaram a infância de muitas crianças, além de inspirar muitos adultos. Mas da mesma forma que é fácil falar sobre seus melhores filmes, também é fácil citar seus piores fracassos. Segue então a lista dos 7 filmes da Disney que foram um verdadeiro fracasso. Se liga ai:

1- Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível

Tomorrowland é um filme de aventura e ficção cientifica produzido pelos estúdios da Walt Disney lançado em 2015. O longa conta a historia da adolescente Casey, que, graças a sua curiosidade, encontra um broche e é teleportada para uma realidade paralela repleta de robôs e invenções futurísticas. Atores como George Clooney e Britt Roberson compõem o elenco.

Embora o filme tenha arrecadado 209 milhões de dólares nas bilheterias, dez a mais que sua produção, o valor direcionado ao marketing do filme foi muito alto (330 milhões de dólares ao redor do mundo). Ou seja, ele teve um prejuízo estimado de 120 à 140 milhões de dólares.

2- O Caldeirão Mágico

O Caldeirão Magico foi o 25º filme da Disney. É um longa animado de aventura e fantasia, baseado nos primeiros livros da série As Crônicas de Prydain, de Lloyd Alexander. O filme conta a historia de Taran, um garoto herói que tem como objetivo impedir que o Rei Horned libere os poderes do caldeirão mágico.

Vários fatores contribuíram para que o longa fosse considerado um fracasso. Primeiro foi o fato do filme ser um dos mais obscuros que a Disney já fez, tanto que os críticos descreveram a obra como 'ambiciosa, porém falha'. Outro fator muito importante foi a bilheteria. A produção teve um custo estimado de 44 milhões de dólares, e foram arrecadados apenas 22 milhões. O baque foi tão grande para os estúdios da Walt Disney que eles pensaram até em fechar seu departamento de animação.

3- Bela Adormecida

Considerado um clássico dos estúdios Walt Disney, Bela adormecida foi lançado em 1959 e foi um dos primeiros longa-metragens animados a usar todos os recursos widescreen, além de ser o primeiro a ser gravado em uma bitola 70mm. A historia do filme foi baseada no conto de fadas de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm. Basicamente, uma princesa enfeitiçada por uma maléfica feiticeira (vocês conhecem a história).

O filme custou 6 milhões de dólares (até então o mais caro da franquia de princesas) e arrecadou apenas 5.3 milhões. O prejuízo levou a Disney a ter sua primeira perda anual. O estúdio só voltou a produzir longas de conto de fadas 30 anos depois, quando lançou A Pequena Sereia.

4- O Cavaleiro Solitário

O filme já começou com a controversa de como Johnny Depp retrataria o papel de Tonto. Para completar, mostrou ter um roteiro bem incoerente. As criticas também foram bem ruins e o longa experimentou uma completa indiferença do publico de cinema. Por fim, as bilheterias forma um reflexo do seu fracasso.

Cavaleiro Solitário até arrecadou bem (260 milhões de dólares), tendo custado 250 milhões. Entretanto, a Disney ainda gastou outros 150 milhões em campanhas de marketing para o filme. Claramente, o estúdio esperou mais que o filme poderia dar.

5- John Carter

Muita gente gostou do filme. Mas tenha certeza, a Disney não foi uma delas. O longa é uma adaptação da série literária de romance planetário Barsoom, de Edgar Rice Burroughs. Infelizmente, o filme não conseguiu se conectar com o público. E o resultado foi um prejuízo de quase 100 milhões de dólares - visto que o filme custou, com toda a campanha de marketing, 350 milhões, e foram arrecadados apenas 250 milhões.

6- Planeta do Tesouro

Planeta do Tesouro foi o 42º filme animado lançado pela Disney, em 2002. Sua historia é uma adaptação do romance de ficção cientifica Treasure Island, de Robert Louis Stevenson. O filme, em si, teve boas críticas, tanto em relação à sua história quanto na qualidade da animação. Entretanto, a bilheteria foi outra história. O filme custou por volta de 140 milhões de dólares e arrecadou apenas 38 milhões. Foram quase 70 milhões de prejuízo pros estúdios Walt Disney.

7-  Volta ao Mundo em 80 Dias

Como podemos observar, a Disney não teve muito sucesso em suas adaptações. E o eleito da vez foi Volta ao Mundo em 80 Dias. A obra clássica de Julio Verne foi para as telas de cinema em 2004 pelos estúdios Walt Disney. O longa teve um elenco de peso, composto por: Jackie Chan, Arnold Schwarzenegger, Owen Wilson, Kathy Bates, entre outros.

Era de se esperar um grande sucesso, mas não foi o caso. O filme custou para os estúdios cerca de 140 milhões de dólares (contando com as campanhas de marketing) e foram arrecadados apenas 72 milhões pelo mundo inteiro. O filme foi muito criticado por sair do material original.

Quais outros filmes poderiam entrar na lista? Deixe nos comentários


Próxima Matéria
Via   TR  
Imagens SM MD BRPT UOL IPB TMP VP
avatar Raul Martins
Raul Martins
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest