icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 filmes de sucesso que são plágios descarados

POR A redação EM Entretenimento 19/04/16 às 16h32

capa do post 7 filmes de sucesso que são plágios descarados

Você provavelmente deve conhecer a famosa frase de Lavoisier "Nada se cria, tudo se transforma" que é usada pela ciência. Levando essa frase para o mundo criativo do cinema, podemos dizer "nada se cria, tudo se copia". Depois de tantas histórias contadas em livros, roteiros feitos para o cinema, é bem difícil criar algo totalmente novo. O mais engraçado é que alguns filmes não estão satisfeitos em pegar uma pequena ideia de outro filme ou de uma cena e simplesmente baseiam toda a história central em outro filme, parece literalmente uma cópia.

Obviamente isso não é considerado plágio e sim epenas uma coincidência ou mesmo uma homenagem, como é o caso de Star Wars: o Despertar da Força. O Ultra Curioso traz 7 filmes de sucesso que são plágios descarados:

1- Toy Story 3 e A Torradeira Valente

O filme "Toy Story 3" (2010), parece ser muito original e é considerado um dos melhores filmes de animação, que até ganhou o Oscar de melhor animação em 2011. O filme gira em torno de brinquedos "vivos" que são abandonados pelo seu dono e depois vão para um orfanato. O filme "A Torradeira Valente" (1987) tem um história bem parecida e a única diferença entre as duas é ao invés de brinquedos, temos eletrodomésticos como protagonistas e eles vão para um lixão.

2- Avatar e Pocahontas

James Cameron fez um íncrivel trabalho em Avatar (2009) que revolucionou a forma de ver filmes em 3D, a computação gráfica e captura de movimentos. Apesar do filme realmente f... maravilhoso, sua história é bastante simples e pode muito bem ser comparado com Pocahontas (1995). Um homem que chega a terra dos índios e conquista o coração de uma indígena pode também ser a sinopse de "Avatar". Obviamente muito detalhes mudaram, mas todo o esqueleto da história é basicamente o mesmo. Até uma árvore mística existem em ambos os filmes.

3- Esqueceram de Mim / Fim do Jogo

"Esqueceram de Mim" (1990) é um daqueles filmes que todo mundo se lembra pois passava QUASE toda semana na Sessão da Tarde. Um clássico que parecia original até você ler esse item. O filme "Fim de Jogo" conta a história de um garoto que está cuidando de seu avô na véspera de natal enquanto assaltantes tentam invadir sua casa. O filme vivido por Macaulay Culkin é uma versão mais "ligth" de "Fim do Jogo"(1989).

4- O Rei Leão / Kimba, o Leão Branco

Não chore quando o filme mais adora de sua infância for tomado como uma cópia descarada. O filme lançado em 1994 tem uma história muito parecida com "Kimba, o Leão Branco" (1965). Na verdade o desenho de Kimba é uma série, mas basicamente ele está cercado de babuínos que te dão conselhos, tem outros leões como inimigos e também é atacado por hienas. Obviamente Simba fez MUITO mais sucesso que Kimba.

5- Velozes e Furiosos e Caçadores de Emoção

"Caçadores de Emoção' (1991) é basicamente "Velozes e Furiosos" (2001) com a troca de alguns detalhes e vira mais um dos plágios. O principal deles é que eles trocam os carros por pranchas e ondas gigantes. Temos também um policial disfarçado, um "bromance" muito forte e mulheres fracas que tem alguma ligação com uma gangue. Apesar dos pesares, os dois filmes dão aquela descarga de adrenalina em todos que estão vendo.

6- Alien o 8° Passageiro e A Ameaça do Outro Mundo

Incrível como uma história pode ficar muito famosa em um filme e em outro não. Um grupo de humanos reunido em um meio de transporte é invadido por um ser extraterrestre ou não humano, e são assassinados um por um. Depois disso um tripulante resolve matar esse ser estranho. "Alien o 8° Passageiro" tem a mesma história de "A Ameaça do Outro Mundo". Incrível como dois filmes tão distantes um do outro podem parecer ser plágios.

7- Star Wars o Despertar da Força e Star Wars uma Nova Esperança

Depois de 10 anos sem Star Wars, o mundo estava pedindo que um novo filme fosse feito, J.J. Abrams atendeu o pedido e fez o espetacular "Star Wars o Despertar da Força" (2015). O filme realmente um sucesso de bilheteria e de crítica, mas uma coisa incomodou várias pessoas que já tinham visto outros filmes anteriormente: o acesso de referências. O filme teve tantas referências, que praticamente pareceu que estávamos vendo novamente um "Star Wars uma Nova Esperança" (1977). Temos um vilão parecido e até mesmo cenas e atos bem parecidos. O momento final do filme temos um confronto marcante que lembra uma cena que tivemos no segundo filme da franquia "Star Wars o Império Contra Ataca" (1980) onde pai e filho se enfrentam e uma acontecimentos inesperado acontece. Apesar de incomodar, todos os fãs viram isso como uma grande homenagem aos três primeiros filmes que são um marco para história do cinema.

O que achou? Já viu algum desses filmes que parecem ser plágios? Comenta aí.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest