icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 filmes de terror que se inspiraram em lendas urbanas assustadoras

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 04/03/20 às 15h55

capa do post 7 filmes de terror que se inspiraram em lendas urbanas assustadoras

Embora existam diversos filmes de terror com histórias originais, também conhecemos muitas adaptações de eventos ou contos populares aterrorizantes. Aliás, mesmo que o folclore seja conhecido por muitos, é sempre bom ver uma retratação autêntica de algo sob uma perspectiva inédita. Sendo assim, famosas lendas urbanas, que já foram contadas e recontadas inúmeras vezes, continuam a fazer sucesso entre o público. Além do tão citado fenômeno da monetização da nostalgia, isso também se dá pela necessidade de atualização de certas lendas. Pensando nisso, resolvemos selecionar alguns filmes de terror inspirados em lendas urbanas que fizeram sucesso ao longo das décadas. Você pode conferi-los logo abaixo.

7 - Alligator: O Jacaré Gigante (1980) | Jacarés vivendo no esgoto

Começando essa lista, nada melhor do que citar répteis gigantes vivendo no nosso sistema de escoamento. Em suma, essa lenda conta a história de pequenos animais de estimação que acabaram crescendo demais. Então, seus donos despreparados acabaram optando por uma saída rápida e inconsequente: jogá-los descarga abaixo. Todo mundo sabe que seria bem mais fácil e prudente simplesmente chamar o controle de animais ou libertá-los na natureza. No entanto, lendas urbanas e histórias de terror no geral não costumam levar em conta decisões racionais.

Enfim, no esgoto, aqueles lagartinhos domésticos passaram a se deleitar com excrementos humanos e afins até tomarem proporções monstruosas e incontroláveis. Assim, sempre que alguém precisa descer ao subterrâneo por algum motivo, corre o risco de ser devorado. Em algumas versões da história, esses répteis se tornam mutantes por causa da natureza tóxica dos sistemas de esgoto e do descarte incorreto de lixo. Inclusive, foi esse o enredo de Alligator, um filme clássico da década de 80 que foi responsável por difundir essa lenda urbana par ao resto do mundo.

6 - Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019) | Aranhas podem botar ovos no seu rosto

Esse filme é baseado em uma das histórias presentes na coleção de livros homônima escrita por Alvin Schwartz. De acordo com essa lenda, após ter seu rosto mordido por uma aranha, uma mulher passa a notar algumas alterações. Assim, aquilo que inicialmente parecia uma reação alérgica ou alguma infecção, se mostrou bem pior. Acontece que, na verdade, a aranha havia deixado ali um ovo que, assim que eclode, liberta centenas de aranhas-bebê. Nem é preciso dizer que a mulher ficou em choque.

5 - Toire no Hanako-san (1995) | Fantasma do banheiro

Aqui no Brasil nós temos a famosa Loira do Banheiro. Contudo, os sanitários ao redor do mundo também tem seus próprios fantasmas. Aliás, é essa a premissa de Toire no Hanako, uma lenda urbana japonesa que conta que uma menina de 10 anos, chamada Hanako, morreu enquanto se escondia no banheiro. A causa da morte varia de acordo com o narrador, mas é um consenso que, após essa ida ao banheiro, ninguém nunca mais a viu. Quer dizer, pelo menos não em carne e osso. Acontece que, o espírito de Hanako pode aparecer caso seja conjurado. Porém, não recomendamos isso, pois caso seja perturbada, a garota pode puxar a pessoa para um inferno aquático. Essa é uma lenda muito popular no Japão e já originou alguns filmes, mas Toire no Hanako-san de 1995 foi o primeiro a fazê-lo.

4 - Triângulo do Medo (2009) | Triângulo das Bermudas

Em Triângulo do Medo vemos Jess e seus amigos indo pra um humilde passeio de iate. No entanto, o tempo ensolarado acabou dando lugar à uma tempestade que os obrigou a procurar abrigo em um transatlântico abandonado. No entanto, nesse navio gigantesco começam a acontecer algumas situações totalmente fora do convencional. Só para ilustrar, isso inclui um looping temporal que resulta em sósias assassinas e pilhas de corpo em decomposição. Acontece que esses eventos podem ser explicados pela navegação de Jess para o famoso Triângulo das Bermudas. A região entre a Flórida e Porto Rico é conhecida por ser um local onde aviões e navios desaparecem misteriosamente. Alguns dizem que isso é resultado de uma atividade paranormal, outros apostam em experimentos extraterrestres. Todavia, no fim das contas, tudo permanece sendo um mistério.

3 - Willow Creek (2013) | Pé-grande

Embora lenda do Pé-grande descreva uma enorme criatura com aspecto primata vivendo em regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá, nós conhecemos essa história muito bem por aqui. No entanto, essa lenda é muito mais assustadora do que parece e Willow Creek faz questão de mostrar isso. Ao passo que um homem gigante, peludo e parecido com um macaco pode não parecer tão amedrontador, nesse filme vemos um casal buscando por evidências da criatura. No entanto - segue spoiler - no fim vemos o homem sendo assassinado pelo Pé-grande e a mulher sendo raptada para se tornar sua noiva. De acordo com os entusiastas dessa lenda, o Pé-grande captura mulheres para obrigá-las a procriar. Isso explica o porquê de uma mulher nua ter aparecido na floresta no filme, aparentemente ela foi sua última "noiva".

2 - Dumplings (2004) | Comer bebês te mantém jovem

Se você acha que comer placenta é algo estranho, imagina comer um bebê. É exatamente essa a inspiração por trás de Dumplings, onde vemos Li, uma mulher desesperada por recuperar sua juventude e beleza, indo até um chef local. Como forma de atendê-la, Mei dá à ela bolinhos feitos de fetos ainda não nascidos. A partir disso, Li passa a consumir esses bolinhos, ou dumplings, para manter a aparência que deseja. Aparentemente essa lenda surgiu por parte de boatos que originaram informações equivocadas e extremamente sensacionalistas sobre a China.

1 - Candyman (2020) | O assassino do espelho

Embora esteja previsto para ser lançado só em junho, Candyman já tem dado o que falar. O filme dirigido é por Nia DaCosta conta com produção e roteiro de Jordan Peele, nome conhecido por Corra (2017) e Nós (2019), dois grandes títulos do terror psicológico. Assim, após receber um aterrorizante primeiro trailer, Candyman provocou enorme repercussão nas redes. Antes de tudo, é importante ressaltar que esse longa se trata de um reboot de O Mistério de Candyman, terror de 1992. Em suma, a história retrata um assassino de casaco, com um gancho no lugar da mão direita e que aparece sempre que seu nome é repetido cinco vezes diante de um espelho.

No conto criado por Clive Barker, o Candyman era Daniel Robitaille, uma das diversas pessoas escravizadas que trabalhavam nas plantações de Nova Orleans. Contudo, após se envolver com a filha do dono das terras, ele acabou sendo torturado e morto. Só para ilustrar, ele teve sua mão decepada, mel espalhado pelo seu corpo e rosto e dado à abelhas e formigas. Enquanto esse ato terrível acontecia, pessoa riam e o chamavam de Candyman (homem doce, em tradução livre). No entanto, antes de morrer, Daniel lançou uma maldição sob todos ali presentes e "Candyman" foi sua última palavra dita em vida. Desde então, seu espírito retorna sempre que invocado e o destino do desavisado é a morte.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest