icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 filmes de zumbis que quebraram todas as regras

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 28/03/20 às 20h43

capa do post 7 filmes de zumbis que quebraram todas as regras

Filmes de zumbi compõem a realeza do terror. Além de serem totalmente acessíveis, já que a maioria das produções conta com orçamento baixo, eles conseguem contam com um público fiel. Contudo, as vezes o mercado acaba saturado desse tipo de produção e elas somem por um tempo. Felizmente, os anos 2000 foram intensamente marcados por filmes pós-apocalípticos protagonizados por zumbis e muitos deles não se levaram a sério. Visto que o cenário onde essas narrativas são ambientadas já é o pior possível, faz sentido que muitas delas abordem a comédia como escapismo. Pensando nisso, resolvemos selecionar alguns filmes de zumbis que quebraram todas as regras de sobrevivência. Você pode conferi-los logo abaixo.

7 - Meu namorado é um Zumbi (2013)

Um apocalipse zumbi não é o cenário ideal para o início de um romance. Contudo, uma vez ou outra, no calor da emoção, isso acaba acontecendo. Porém, normalmente esse affair se dá entre dois sobreviventes que, após ficarem enclausurados em um lugar afastando os mortos, acabam desenvolvendo sentimentos um pelo outro. Pois bem, é sempre bom ver que, como diria Gabi Martins, no meio de tanta maldade e guerra, as pessoas conseguem se apaixonar. No entanto, a situação fica um pouco mais complicada quando uma humana se apaixona por um zumbi e vice-versa.

Tal qual um Romeu e Julieta da pós-modernidade, Meu Namorado é um Zumbi apresenta esse enredo. Como se a situação já não fosse estranha o suficiente, Julie, a sobrevivente, se apaixona pelo zumbi responsável por devorar seu namorado. Embora a narrativa pareça meio estúpida, acredite se quiser, ela funciona muito bem. Além de contar com personagens agradáveis, o filme possui uma atmosfera divertida e muito agradável. Aliás, o longa também desenvolve muito bem a perspectiva do porquê os zumbis agem da maneira que conhecemos.

6 - Anna e o Apocalipse (2017)

Estamos acostumados a filmes natalinos que abordem as mais diversas narrativas, isso inclui um apocalipse zumbi. Isso mesmo, Anna e o Apocalipse é responsável por dar ao espectador cérebros devorados e um bom musical. Por incrível que pareça, essa junção acaba dando muito certo. Além das canções serem cativantes, a figuração não deixa a desejar. Só para ilustrar, logo no início vemos a protagonista cantando e dançando enquanto ao fundo acontece uma carnificina. Aliás, se você é um entusiasta de sangue e mortos-vivos, garantimos que esse longa não deixa nada a desejar.

Juntamente com as performances incrivelmente coreografadas, Anna e o Apocalipse conta com personagens hilários. Vale ressaltar que essa também é uma das produções de zumbi mais recentes que temos. Embora a narrativa pareça boba, garantimos que ela também não se leva a sério e acaba acertando na tonalidade do humor. Então, caso você esteja procurando algo diferente, essa é uma boa pedida.

5 - A Vida Depois de Beth (2014)

Embora, à primeira vista, A Vida Depois de Beth pareça uma troca de papéis de Meu Namorado É um Zumbi, a verdade é que os dois conceitos são muito diferentes. Essa narrativa apresenta Zach, um homem que tem de lidar com a perda recente de sua namorada. Contudo, de forma surpreendente, ele descobre que ela ressuscitou. Apesar de inicialmente isso deixar Zach bem animado, não demora para ele perceber que tem algo de muito errado com Beth. Em seguida, descobrimos que aos poucos ela vai se tornando um zumbi.

Apesar do filme se tratar de uma comédia, se analisarmos a fundo, o conceito é bastante mórbido. Basta parar pra pensar qual seria sua reação ao ver alguém que você ama se transformar em um monstro enquanto você não observa de forma impotente. Contudo, isso não impede que os atores, que possuem uma incrível química, conquistem boas risadas do público. Sendo assim, mesmo não sendo perfeito, A Vida Depois de Beth apresenta uma perspectiva bastante simbólica de uma situação nada convencional.

4 - ParaNorman (2009)

Se você gosta de animações no estilo stop motion que tenham uma pegada sombria, certamente vai gostar de ParaNorman. O longa apresenta um garoto que nasceu com a capacidade de se comunicar com os mortos. Se você assistiu The Umbrella Academy ou O Sexto Sentido, sabe que não essa não é uma habilidade fácil de lidar. Sendo assim, eventualmente, Norman acaba ajudando os mortos a abandonarem suas covas. Nem é preciso dizer que isso gerou um pandemônio na cidade, certo?

Apesar da atmosfera sinistra, o filme consegue manter o tom leve e levanta questionamentos instigantes. ParaNorman consegue abraçar a curiosidade que as crianças tem em relação à morte e mesmo assim ser realmente interessante para adultos. Além disso, o longa mistura uma variedade de elementos do terror e do sobrenatural. Fica aqui nossa sugestão pra quem gostaria de assistir um terror emocionante com a família.

3 - Todo Mundo Quase Morto (2004)

Considerado por muitos o melhor filme de zumbis já feito, Todo Mundo Quase Morto apresenta Shaun um singelo vendedor de produtos eletrônicos. Ademais, contrariando todas as estatísticas possíveis, nosso protagonista e seu melhor amigo sobrevivem à um apocalipse zumbi. O melhor disso tudo é que ambos despertam a identificação do público. Além disso, o filme conta com incontáveis cenários memoráveis, falas incríveis e uma grande imprevisibilidade. Nunca sabemos para onde os personagens vão, eles vivem mudando de planos e sempre seguem a direção que menos esperaríamos.

Também devemos ressaltar que referências aos clássicos do terror não faltam. Ademais, mesmo se tratando de uma comédia, Todo Mundo Quase Morto tem um final extremamente emocional. Se você é um entusiasta dos filmes de zumbi, não pode deixar de conferir essa produção.

2 - Fido (2006)

Se você cresceu entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000 e não assistiu Fido na infância, volta e assiste. Esse filme é simplesmente uma das melhores narrativas de zumbi já feitas na história do mundo. Assim como você pode notar, estamos deixando a imparcialidade totalmente de lado, para fazer uma bela publi dessa produção. Em suma, esse enredo mostra uma versão totalmente estilizada dos anos 50, onde zumbis se tornaram a mão de obra da humanidade. Através de coleiras que os controlam, diversos zumbis passaram a ser adotados por famílias.

A genialidade nesse filme está na autenticidade da história. Enquanto nos acostumamos a ver essas criaturas serem associadas à terríveis cenários, é revigorante contar com uma nova perspectiva, mesmo que ela seja completamente utópica. Além de ser extremamente engraçado, o roteiro de Fido é surpreendentemente inteligente. E então, tá esperando o que pra conferir?

1 - Zumbilandia (2009)

Assim como pudemos ver nos tópicos anteriores, os anos 2000 foram intensamente marcados por filmes de zumbis. Ao passo que, por muito tempo, o público se manteve fiel à esse tipo de narrativa, chegou uma hora em que a indústria ficou saturada desse tipo de filme. Embora a franquia Resident Evil tenha conseguido manter a fidelidade de um nicho de fãs, longas de mortos-vivos eram notícia velha no mercado. No entanto, em meio à uma época em que a audiência havia migrado para filmes como Atividade Paranormal, Zumbilandia chegou salvando o dia.

Revitalizando totalmente o modo de apresentação da temática apocalipse zumbi, o longa dirigido por Ruben Fleischer gira em torno de um nerd que, buscando sobreviver ao fim do mundo, elabora um conjunto de regras que vai compartilhando com o público. Cá entre nós, algumas delas devem ser levadas pra vida. Contando com um roteiro inteligente, diversas surpresas e icônicas participações, Zumbilandia deve estar em primeiro lugar na sua lista de filmes para maratonar na quarentena.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest