• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 filmes mais racistas de todos os tempos

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      16/10/17 às 17h17

O problema da representação de diferentes povos e culturas nos filmes de Hollywood tem sempre chamado a atenção para críticos e público, bem como nos bastidores. Em edições passada da premiação do Oscar, por exemplo, dezenas de artistas se recusaram a participar da cerimônia em protesto ao baixo número de indicações para atores negros. O assunto foi extremamente abordado nos discursos do apresentador do evento, Chris Rock.

A questão envolve muito mais que a utilização ou não de atores de diferentes origens no elenco. É importante retratá-los de maneira honesta e livre de preconceitos, o que nem sempre acontece. Mesmo em filmes recentes, a desvalorização de povos ou culturas tem o seu espaço garantido nas telas, gerando controvérsias e críticas pesadas em relação ao racismo das produções que chegam ao cinema. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores 7 filmes mais racistas de todos os tempos. Confira:

 1 - Mandingo - O Fruto da Vingança

Baseado na novela Mandingo de Kyle Onstott, a adaptação do filme é considerada um dos filmes mais racistas feitos até hoje. Após seu lançamento, Roger Ebert (crítico de cinema) o descreveu como "lixo racista" e "um pedaço de estrume". O filme se passa na América na era da escravidão e é visível sua representação violenta de relações inter-raciais.

2 - A Paixão de Cristo

Na percepção pública, o filme descreve claramente o povo judeu como a causa da morte de Jesus Cristo, o que é um mal entendido que resultou em várias mortes judaicas ao longo dos anos.

No filme, os antagonistas que lavam a mão de Pôncio Pilatos são mostrados como criminosos maldosos, sedentos pelo sangue de Cristo. Mesmo judeus que não faziam parte desse grupo são vistos como pessoas sem educação porque não aceitaram Cristo como seu Messias.

3 - E o Vento Levou

Muitos críticos o consideram um dos melhores filmes já feitos. Ele é um retrato romantizado do Sul durante e após a Guerra Civil. E o que torna esse filme racista é a representação dos negros. Isso era bem visível pela Mammy, que era incapaz de pensar sem os seus mestres brancos. Todos os negros eram retratados como dóceis, e um amor aos seus mestres.

4 - Confusão à Flor da Pele

Devido a sua natureza cômica, esse filme não tem tendências racistas no começo. Mark Watson, um estudante de Harvard, cujo o pai deixa de pagar sua taxa de matrícula. Diante da ideia de ser expulso da escola, ele tem um plano. Ele utiliza de comprimidos bronzeador, para se tornar negro para obter uma bolsa de estudos.

5 - Triunfo da Vontade

Praticamente qualquer filme que faz propaganda ao nazismo poderia fazer parte dessa lista, mas Triunfo da Vontade é o pior deles. Ele é considerado como um a conquista técnica espetacular, mas o filme não passa de um roteiro racista. Existem uma citação aparentemente dirigida a crença nazista: "um povo que não protege sua pureza racial perecerá".

6 -  Adeus Tio Tom

Racista

Pela crítica, Adeus Tio Tom é um dos filmes mais racistas e depravados já feitos até hoje. O filme italiano fingiu ser um documentário sobre a escravidão. Em vez disso, a obra é completamente racista que falava que os negros eram monstros doentios que mereceram tudo o que conseguiram.

7 - O Nascimento de uma Nação

Seguindo um jovem branco chamado Johnny, que tem como destino voltar para o sul, esse filme é descaradamente racista em suas representações de seus personagens negros, especialmente Tio Remus. Ex-escravo com vários contos sobre animais místicos, que são principalmente estereótipos racistas.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Geledes
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+