• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 filmes que definitivamente não têm um final feliz

POR Toni Nascimento    EM Entretenimento      08/04/19 às 14h51

Quando você escolhe algum filme, teoricamente imagina-se que está procurando um entretenimento para simplesmente se alegrar e se divertir. Mas para quem gosta de cinema mesmo, sabe que nem todas as obras são uma chuva de confetes. Em primeiro lugar, pense na infinidade de gêneros que existem por aí, cada uma com suas peculiaridades e emoções proporcionadas. Em segundo lugar, um filme tem como proposta te contar uma história e te passar uma mensagem, e isso não tem nada a ver com felicidade. Em terceiro lugar, vamos combinar, um final impactante fixa mais em nossas mentes do que um final feliz.

A história do cinema está repleta de obras que marcaram a nossa mente e coração com finais que são completamente o contrário de feliz. Ao invés daquele momento lindo, onde os protagonistas vencem todas as adversidades do mundo, você irá se deparar com alguma sequência ou cena realmente chocante que provavelmente irá te chocar por muito tempo. Se você é uma pessoa realmente sensível e que gosta de enxergar o mundo através de uma ótica colorida, pode ir embora desse texto, eu entendo. Se você gosta de uma dose extra de drama, a Fatos Desconhecidos escolheu 7 filmes que definitivamente não têm um final feliz pra te ajudar a lubrificar seus canais lacrimais.

1 - Titanic (1997)

Seria impossível começar essa lista sem falar de um dos filmes mais tristes da cultura pop: Titanic. Tudo bem, são três horas com algumas alegrias, momentos fofos e injustiças, porém, depois que aquele navio atinge um iceberg, realmente as coisas desandam com muito gosto. Mas se muitas mortes, água fria e tragédias não foem tristeza suficiente para você, o filme te presenteia com um casal que não é separado pela vida, e sim, pela morte.

A trama principal se encerra com o clássico afogamento do personagem de Leonardo DiCaprio no mar gelado abaixo de zero, enquanto a personagem de Kate Winslet ocupa todo um pedaço de destroço (ou nem todo assim) para não morrer congelada/afogada. Se você não chora com esse final, tem um coração de gelo. E se por acaso ainda não assistiu Titanic, eu realmente não sei o que você andou fazendo nas últimas duas décadas.

2 - Central do Brasil (1998)

Apesar de ser o único longa nacional nessa lista, ele é com certeza um dos melhores dela (se não o melhor). Central do Brasil é um filme com um tom abaixo da felicidade durante toda a projeção, possuindo um filtro nostálgico e trágico em cada segundo de sua duração. A história mostra uma senhora tentando levar uma criança que perdeu sua mãe até seu pai, no interior nordestino. Com o tempo, os dois vão criando um laço fraterno muito forte, como se fosse uma mãe e seu filho, apesar de não serem.

O longa termina com ela encontrado a família paterna do garoto, entregando-o na mão dos irmãos do mesmo. Ela sabe que esse é o melhor para o garoto, por mais que a vontade de pegá-lo para cuidar fosse enorme. O longa termina com ela pegando um ônibus e indo embora de uma vez por todas da vida da criança, enquanto aparece a narração dela (a gigante Fernanda Montenegro) lendo a carta que deixou para ele. É impossível não se desidratar de tanto chorar com esse final.

3 - A Culpa é das Estrelas (2014)

Para dar um pouco mais de leveza, que tal um romance adolescente? A Culpa é das Estrelas nos mostra um romance entre dois jovens que possuem câncer. Já deu para adivinhar o final desse longa? Isso mesmo, um deles morre e mesmo que você não goste tanto desse gênero de longa, você vai dar uma choradinha. Está longe de ser um final feliz.

4 - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Em 2004, um dos filmes mais subestimados de todos os tempos foi lançado em Hollywood: Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças. Protagonizado por Jim Carrey e Kate Winslet (será que o problema com finais tristes vem dela?), a história fala sobre um casal que depois de um tempo chega ao término de seu relacionamento, e para facilitar o processo de superação, eles optam por um tratamento onde se elimina memórias que podem deixá-los tristes. Eles optam por esquecer que um dia se conheceram.

Ao longo do filme, entramos na mente do personagem de Jim Carrey e vemos ele resistir brutalmente ao tratamento. Apesar de tudo dar a entender que eles vão se entender e terminar juntos, no final, eles desistem de esquecer, porém, se separam de vez. É o final perfeito e realista? É. É alegre? Muito longe disso.

5 - Beleza Americana (1999)

Beleza Americana, ganhador do Oscar de melhor filme, é uma grande sátira e cíitica ao estilo de vida norte americano e ao chamado "sonho americano". Protagonizado por Kevin Space, vemos um americano de vida média passando por uma crise de meia idade, se apaixonando por uma mulher mais nova, odiado por sua filha e sendo traído por sua esposa. A tristeza do final nem é tanto pela sua morte, que acontece, porém, pela desesperança que sentimos pelo nosso estilo de vida.

6 - Coração Valente (1995)

O grande filme da vida de Mel Gibson, Coração Valente, mostra a história de William Wallace, um guerreiro escocês que lidera seu exército contra um monarca inglês do século 13. O longo filme é emocionante e termina com a morte do protagonista. A cena nunca mais sairá da sua cabeça depois que você assistir.

7 - Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)

Para encerrar essa lista, não poderia faltar um longa do David Fincher, não é mesmo? Um dos filmes mais cultuados do diretor, Seven - Os Sete Crimes Capitais, mostra dois policiais, interpretados por Brad Pitt e Morgan Freeman, procurando um assassino que simula um pecado capital a cada morte. Na última morte, no final do filme, ele simula a ira e mata a esposa do personagem interpretado por Brad Pitt. Sim, é triste, principalmente porque o ator consegue expressar toda a dor que sente.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. Para você que adora um final de filme triste, aquele abraço.

Próxima Matéria
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+