• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 filmes que podem concorrer à Melhor Filme Popular no Oscar (e qual pode ganhar)

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      13/08/18 às 16h44

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na última quarta-feira (8) algumas mudanças no futuro do Oscar. Entre as novidades estão a diminuição do tempo total da cerimônia e a opção de não transmitir mais os prêmios técnicos. Porém, a mudança que mais chamou a atenção foi a criação de uma nova categoria. Ela ficará encarregada de premiar os filme populares. Segundo os diretores do Oscar, "os requisitos de elegibilidade e outros detalhes serão revelados em breve".

Essas mudanças, com certeza, são uma tentativa de conter as quedas na audiência do show. A cada ano o Oscar diminui um pouco sua audiência e, com isso, sua relevância. A notícia movimentou a imprensa especializada e os cinéfilos de plantão. Se a mudança entrar em vigor no ano que vem, serão os longas desse ano na disputa. Nós já começamos a pensar em quais filmes poderiam estar nessa nova categoria. Pensando nisso, listamos 7 filmes que poderiam concorrer à Melhor Filme Popular no Oscar. Além disso te contamos qual deles poderia ganhar.

1 - Pantera Negra

Eu seria louco se não colocasse Pantera Negra nessa lista. Alguns até estavam considerando que o longa de Ryan Coogler poderia disputar a estatueta de Melhor Filme em 2019. Porém, com essa nova categoria, pode-se dar adeus às chances dele disputar o prêmio principal da noite. Isso porque a criação da categoria de Melhor Filme Popular parece funcionar para tirar os grandes blockbusters das principais premiações, limitando-os a uma categoria menor. Apesar de gostarmos bastante de Pantera Negra, gostaríamos de vê-lo concorrendo a Melhor Filme, como ele merece.

2 - Os Incríveis 2

Em 2009, o Oscar aumentou de 5 para 10 o número de indicados a Melhor Filme. A mudança aconteceu depois de uma onda de críticas ao fato de Batman: O Cavaleiro das Trevas não concorrer a melhor longa. Depois da mudança, a Pixar conseguiu emplacar dois filmes na categoria principal: Up - Altas Aventuras e Toy Story 3. Mas a verdade é que, se a mudança prometia abrir espaço para mais filmes populares, não houve muito resultado. Como prova, Divertidamente não disputou a Melhor Filme - apesar de merecer. Agora, com a categoria de Melhor Filme Popular, a Pixar pode ganhar destaque de novo com a indicação de Os Incríveis 2.

3 - Bumblebee

Isso vai parecer otimismo, mas o filme Bumblebee pode vir a disputar na nova categoria do Oscar. O filme é um spin-off da franquia Transformers e pode até mudar a fama ruim dos carros que viram robôs. O longa estreia no dia 21 de dezembro desse ano. Com um primeiro teaser lançado, podemos notar que a estética está diferente, finalmente fugindo daquelas cenas corridas que ninguém entende nada. Além disso, o longa não irá mais contar com a direção de Michael Bay. Apesar de ainda ser uma aposta, é uma possibilidade. Popular sabemos que o filme vai ser. Já assistiu ao primeiro trailer?

4 - Hereditário

Foi interessante ver longas como Corra e A Forma da Água disputando melhor filme no Oscar de 2018. Isso porque o primeiro é um filme de terror e o segundo uma ficção cientifica romântica. Mas agora, com a criação da categoria de Melhor Filme Popular, acho que podemos dar adeus a filmes de gênero e com apelo popular na categoria principal. Isso pode muito bem levar Hereditário, filme de terror que fez barulho esse ano, a concorrer na nova categoria ano que vem. Além de atuações ótimas, o roteiro que explora temas como família e satanismo é magistral. Com certeza disputará como longa popular.

5 - Vingadores: Guerra Infinita

Não há como negar que Vingadores: Guerra Infinita é o longa de 2018 que mais chamou atenção. Ele foi tão popular que ultrapassou US$ 2 bilhões de dólares em bilheteria mundial. Para a Academia, ter um filme como Vingadores concorrendo seria muito importante. Com um número de bilheteria tão alto, o filme poderia levar muitas pessoas a assistir a premiação. Além disso, como um filme pipoca, Vingadores: Guerra infinita cumpre muito bem o seu papel de divertir sem compromisso. Ele poderia facilmente ser indicado (e até ganhar).

6 - Suspiria

Suspiria é o remake de um filme de terror. Com certeza não está na lista de favoritos da Academia, porém há motivos para acreditar que ele pode ser indicado a filme popular. O longa será dirigido por Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), e distribuído pela Amazon em novembro, época de lançamentos da temporada do Oscar. Talvez o fato do diretor estar em uma boa fase com a academia e com a campanha certa, ele consiga destaque com Suspiria e uma indicação a filme popular.

7 - Missão Impossível: Efeito Fallout

A franquia Missão Impossível produz filmes que nunca seriam indicados a nenhum dos principais prêmios da Academia. Não porque são ruins, mas porque eles não fazem o perfil do Oscar. Porém, agora ele pode facilmente levar a estatueta de Melhor Filme Popular. O sexto filme da franquia, Missão Impossível: Efeito Fallout, recebeu uma enxurrada de elogios da crítica e também do público. A unanimidade na aprovação poderia render ao longa, além da indicação, uma estatueta.

Quem leva...

Ainda é difícil definir quem tem chances reais de ser indicado na categoria Melhor Filme Popular porque ainda não temos detalhes sobre os requisitos de elegibilidade. Porém, vamos brincar com o que temos. Hereditário e Suspiria são dois filmes de gênero muito fortes (o último pelo menos parece, levando em consideração que ainda não foi lançado) que poderiam ser indicados na categoria principal. A nova categoria, entretanto, deve abraçar filmes de gênero para si, tirando-os da disputa maior. Os Incríveis 2 é um filme incrível (badunts!), mas deve concorrer em melhor animação. Bumblebee realmente está na lista porque temos fé, mas não apostaria nele. Vingadores: Guerra Infinita, Missão Impossível: Missão Fallout e Pantera Negra seriam os três reais possíveis ganhadores. Vingadores: Guerra infinita não é unanimidade no quesito qualidade; Missão Impossível: Missão Fallout tem unanimidade duvidosa. Sendo assim, Pantera Negra, além de ter agradado geral, é um filme que traz mensagens sociais e políticas de extrema importância no cenário mundial atual. Então essa estatueta é sua, Pantera Negra.

O que você achou nas mudanças do Oscar? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que ainda não esqueceu o dia em que La La Land ganhou a estatueta de melhor filme durante 10 segundos por engano, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   WC  
Imagens PL
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+