• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 filmes sobre escravidão que todos deveriam ver

POR Jesus Galvão    EM Entretenimento      01/10/19 às 18h39

Ao longo da história do cinema, muitos filmes abordaram o tema escravidão. Entretanto, apesar da seriedade e fidelidade, que muitos diretores e produtores trouxeram para suas obras, nenhum filme, de fato, conseguiu retratar todo o horror sofrido por aqueles, que foram arrancados de suas terras. Posteriormente, sendo levados a diversos lugares no mundo, na condição de escravos.

O filme 12 Anos de Escravidão (2013), dirigido por Steve McQueen, basicamente, estreou como um clássico. A película foi premiada com 3 estatuetas do Oscar e foi muito aclamado pela crítica e pelo público. Muitos o consideraram um dos melhores filmes, já feitos sobre o tema. Pensando nisso, hoje, preparamos para vocês, uma lista com alguns filmes, que muitos de nós não conhecíamos sobre a escravidão e que todos devem assistir. Confira!

1 - Tamango (1958)

Tamango é um filme francês/italiano de 1958, dirigido por John Berry. Berry foi exilado e proibido de trabalhar, nos Estados Unidos, depois de ser rotulado como comunista. Por cerca de uma década, Berry deu continuidade a sua carreira na Europa. Um dos expoentes desse período, talvez, seja seu filme Tamango. O filme retrata uma rebelião que acontece em um navio negreiro, mas que acaba em um verdadeiro massacre. O filme foi proibido nos EUA, até 1962.

2 - Slaves (1969)

Herbet J. Biberman também teve seu nome adicionado à lista de perseguidos por apoiar o comunismo. Seu filme chamado 'Slaves' ('Escravos, em livre tradução), de 1969, mostrava de forma crua e honesta como eram tratados os negros nos Estados Unidos. O longa-metragem acompanha a trajetória de dois jovens escravos, que são comprados pelo dono de uma fazenda, durante a década de 1850.

3 - Solomon Northup's Odyssey (1984)

Solomon Northup's Odyssey, algo como 'A odisseia de Salomão Northup', em livre tradução, de 1984, é um filme feito para a televisão e que recebeu grande atenção da crítica e do público. O longa-metragem foi dirigido por Gordon Parks. No filme, um homem afro-americano, chamado Solomon, nascido livre, é sequestrado em Washington, capital dos EUA, e vendido como escravo.

Nesta condição, Solomon desafia até seu último dia de vida à condição, que lhe foi imposta. Em 1985, o filme foi lançado com um novo título, Half Slave, Half Free, em formato de VHS. No entanto, as cópias, principalmente nos dias atuais, são extremamente raras de se encontrar.

4 - Sankofa (1993)

O longa-metragem, de 1993, foi dirigido por Haile Gerima. O filme conta a história de uma modelo afro-americana chamada Mona que faz uma viagem no tempo durante uma sessão de fotos em Gana. De repente, Mona se vê como uma escrava chamada Shola no sul dos Estados Unidos. Ao longo da obra, Mona é obrigada a reviver os terríveis acontecimentos que seus antepassados sofreram. O filme chegou a concorrer ao Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema, de Berlim, e é considerado uma peça vital ao cinema africano moderno.

5 - Nightjohn (1996)

Depois que Sarny, uma jovem escrava, conhece Nightjohn, um ex-fugitivo, sua vida passa por uma grande mudança. Ele a ajuda a se alfabetizar. O filme aborda temas vitais, como a questão do racismo e a alfabetização. Dirigido por Charles Burnett, Nightjon foi um filme criado para a TV e sua estreia aconteceu no canal da Disney, e recebeu grande aclamação do público pela qualidade e importância dos temas abordados pelo longa-metragem.

6 - The Amazing Grace (2006)

No Brasil, o filme, escrito e dirigido por Jeta Amata, recebeu o nome de A Graça Divina. O longa-metragem nigeriano retrata a triste realidade do tráfico de escravos, sob a perspectiva dos africanos. Em suma, a obra visual ainda mostra como John Smith, o capitão de um navio negreiro, muda sua vida depois que um escravo o salva da morte, por afogamento.

7 - Django Livre (2012)

Por vezes, Quentin Tarantino, diretor do longa-metragem, esteve envolvido em controvérsias sobre acusações de racismo em seu trabalho. Em 2012, todas essas acusações vieram à tona com o lançamento de seu filme Django Livre. A obra conta a história de ex-escravo, que se une a um caçador de recompensas alemão. Juntos, eles se infiltram em uma plantação do Mississippi, para resgatar sua esposa.

O filme gerou grande polêmica e tanto o publico quanto a crítica especializada ficaram divididos em relação à obra. Em síntese, alguns declararam que o filme era "horrivelmente insensível". Por outro lado, enquanto outras pessoas deram ênfase ao caráter, possivelmente, progressivo do longa-metragem.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+