• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fobias mais bizarras do mundo e seus respectivos tratamentos

POR Erik Ely    EM Curiosidades      18/05/20 às 22h58
foto de destaque

Primeiro, vamos ser sinceros, algumas coisas são verdadeiramente assustadoras e não precisam de explicação para sentirmos medo delas. Com isso, é normal algumas pessoas sentirem medo de uma cobra venenosa ou de entrar à noite em uma floresta. Esse medo é saudável e funciona como uma proteção para nós. No entanto, o que leva uma pessoa a ter fobias "incomuns"? Pensando nisso, separamos as fobias mais bizarras do mundo e seus respectivos tratamentos.

O termo 'fobia' vem da palavra grega phobos ("medo"). Dito isso, podemos lembrar de algumas fobias mais comuns como coulrofobia (medo de palhaços) ou aracnofobia (medo de aranhas). Contudo, outras fobias são tão raras ou bizarras que você pode nunca ter ouvido falar delas.

1 - Chaetofobia

Pessoas com essa fobia têm um medo irracional de cabelos. Com isso, a fobia pode ser o medo de pelos em seu próprio corpo ou medo de cabelos soltos. Desse modo, o medo pode estar relacionado ao estresse, ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental. Assim, o tratamento depende do nível do caso, podendo ser resolvido com medicação para ansiedade e psicoterapia.

2 - Hexacosioi-hexeconta-hexafobia

Esse nome tão incomum representa o medo do número 666, considerado o número da besta. Dessa forma, pessoas com essa fobia se esforçam de todas as formas para evitar o contato com o número. Por exemplo, se um pedido custar R$ 6,66, a pessoa adicionará algo para que o preço seja alterado. Seu tratamento pode ser feito por meio de medicação ou conversação.

3 - Alodoxafobia

Sendo mais comum do que imaginamos, essa fobia é derivada de eventos negativos ou traumáticos. Com isso, pessoas que possuem alodoxafobia, possuem um medo paralisante de opiniões alheias. Assim, essas pessoas não podem dar ou receber feedbacks, mesmo que sejam positivos. Entre seus tratamentos, uma série de terapias e exercícios de relaxamento são recomendados.

4 - Genufobia

Vindo do latim genu ("joelho"), a fobia se caracteriza pelo medo de joelhos. Dessa forma, quem possui a fobia, tem medo do próprio joelho e do de outras pessoas. Na maioria dos casos, quem possui esse tipo de fobia costuma usar roupas que cubram os joelhos. Nesses casos, recomenda-se buscar terapia cognitivo-comportamental ou medicamentos antidepressivos. Além disso, também é recomendável fazer exercícios como uma forma de melhorar a visão sobre o corpo.

5 - Araquibutirofobia

Você provavelmente já comeu pão com manteiga, certo? No entanto, esse simples cenário poderia deixar alguém com araquibutirofobia em pânico. Tudo porque, quem possui essa condição, não consegue nem chegar perto de um alimento pastoso. Porém, o medo não está na comida em si, e sim que ela grude no céu da boca. Os tratamentos incluem terapia de exposição e terapia cognitivo-comportamental. Assim, ioga, meditação e respiração profunda também podem ser usadas. Ou caso seja necessário, medicamentos contra ansiedade podem ser prescritos por um médico.

6 - Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

9 das fobias mais esquisitas que alguém pode ter no mundo ...

Ironicamente, hipopotomonstrosesquipedaliofobia é nome dado para o medo de palavras longas. Contudo, esse é o nome que surgiu como uma brincadeira e acabou sendo tomado como sério por muitas pessoas não conhecerem sua origem. Com isso, o nome é frequentemente abreviado como sesquipedalofobia e equipedalofobia. Como muitas fobias, ela pode ser surgido por meio de uma experiência traumática. Além disso, seu tratamento é considerado simples e pode ser desenvolvido por meio de conversação ou terapia cognitivo-comportamental.

7 - Fobofobia

Fobofobia significa "medo do medo". Ou seja, uma fobia de ter fobia. Não existe nada que comprove como essa fobia é desencadeada e somente sabemos de seus sintomas. Com ela, há um aumento no nível de ansiedade e estresse. Sendo assim, o tratamento pode vir por meio da psicoterapia, como uma terapia cognitivo-comportamental ou por meio de métodos alternativos como ioga e meditação.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+