• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fobias relacionadas à comida que realmente existem

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      05/09/17 às 15h54

A Fatos Desconhecidos já escreveu algumas matérias sobre fobias, como as 15 fobias que você pode ter e não sabe21 imagens terríveis que vão revelar fobias que você não sabia que tinha, e hoje nós vamos mostrar para vocês fobias mais estranhas ainda, todas elas relacionadas a comidas. O mundo está cheio de coisas estranhas que nos assustam. Mas alguns medos são só tipos de fobias que as pessoas tem e as vezes nem sabem.

Bom, se você é fã de chocolate, vinhos, legumes ou simplesmente fã de comer, temos certeza que alguns itens da nossa matéria o deixará indignado. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 fobias relacionadas à comida que realmente existem:

1 - Deipnofobia - fobia de conversar enquanto come

A ideia de refeições familiares pode ser muito agradável para a maioria das pessoas, mas para quem sofre de deipnofobia, um jantar em família pode ser aterrorizante. Bom, quem sofre dessa fobia pode ter um grande suador, falta de ar e uma péssima sensação de impotência. Isso acontece com pessoas que já tiveram experiências ruins e traumáticos na hora de um jantar ou almoço. Experiências ruins na infância também contribuem muito. Inibidores seletivos da racaptação neuronal da serotonina e a terapia cognitiva oferecem esperança para as pessoas que sofrem dessa fobia.

2 - Oenofobia - fobia de vinhos

Você é completamente apaixonado por vinho? Que bom, isso é um sinal que voce não tem oenofobia. O medo de vinho pode ser algo realmente frustante, tendo em mente que lugares como supermercados e restaurantes pode estar completamente cercados por vinhos. Em alguns casos, esse medo pode fazer parte a incapacidade de escolher um vinho certo para uma ocasião, com medo de fazer uma péssima escolha e ser julgado.

Para você isso pode parecer bobagem, mas quem sofre dessa doença pode ter falta de ar, tremores e uma incapacidade grave de lidar com a situação. Quem é tem essa fobia mais severa, pode chegar a vomitar caso ela consuma o vinho. A terapia comportamental pode ser um tratamento para essa fobia, assim como a psicoterapia cognitiva.

3 - Lachanofobia - fobia de vegetais

A maioria das pessoas realmente não tem essa fobia, mas sim uma forte aversão a vegetais. Quem tem o medo real de vegetais tem como desafios tanto comer quanto comprar vegetais. As pessoas que tem essa fobia podem ter grandes problemas na hora de fazer uma dieta, além de terem deficiência de vitaminas. Bom, temos certeza que várias crianças dirão aos pais que sofrem dessa fobia.

4 - Mageirocofobia - fobia de cozinhar

Mageirocofobia é uma fobia social que pode assumir várias formas. Alguns ficam aterrorizados só em pensar que podem fazer uma comida e causar intoxicação alimentar nas pessoas. Outros se preocupam com a ideia da comida ficar feia, mesmo que o gosto esteja bom. A ideia de servir comida feia aborrece as pessoas e torna impossível cozinhar. Outros ficam com medo de se cortarem ou se queimarem enquanto cozinham.

Seja qual for o medo, eles podem destruir completamente a capacidade de uma pessoa cozinhar, mesmo que ela seja ma cozinheira de mão cheia. Pessoas com casos mais graves geralmente pedem comidas em casa ou comem fora, os casos mais leves ainda é possível fazer alguma comida no microondas.

4 - Xocolatofobia - fobia de chocolates

Agora imaginem como a pessoa lida com os chocolates do dias dos namorados e da Páscoa? Os chocólatras deveriam agradecer por não terem essa terrível fobia. Essa condição pode criar tensões em situações sociais, frustração e até estresse no trabalho, pois sempre tem aquele colega que tem a mesa repleta de guloseimas. Casos extremos ainda podem achar o chocolate vulgar. Na verdade, quem sofre dessa fobia nem gosta de tocar em chocolates, quando eles tocam, saem correndo para se lavar. É o seu caso? Nós esperamos que não!

5 - Ortorexia - obsessão por padrões de comida

 

Esse transtorno alimentar afeta principalmente as pessoas que apresentam obsessão por comidas saudáveis. Ter uma alimentação saudável não parece ser algo ruim, mas algumas pessoas podem chegar ao extremo. Enquanto gordura, açúcar e sal não fazem bem para a saúde, eliminar completamente essas coisas também pode ter suas consequência. Enquanto as pessoas que tem anorexia se preocupam com a quantidade de comida, as pessoas com ortorexia se preocupam com a qualidade da comida.

Eles estão sempre preocupados com a pureza das coisas e tendem a restringir suas dietas de maneiras inseguras. Quem sofre dessa condição tem obsessão por alimentos orgânicos e pelo preparo "adequado" dos alimentos.

6 - Ictiofobia - fobia de peixes

As pessoas com essa fobia morrem de medo apenas em pensar que pode ter um peixe em cima da mesa. A visão ou mesmo o cheiro é algo assustador para as pessoas com essa fobia, isso significa que até nadar em lugares com peixes pode ser algo assustador.

Muitas vezes esse medo vem da ideia de comer peixes contaminados. Os sintomas podem ser boca seca, ansiedade, tonturas e tremores. Não se sabe a causa dessa fobia, mas existem algumas maneiras de tratá-la. Os tratamentos mais comuns são a hipnoterapia, a programação neurolinguística e a terapia da exposição.

7 - Cibofobia - medo de comida

Comer é algo fundamental, até porque, como diz o ditado, "saco vazio não para em pé". Porém, quem sofre de cibofobia morre de medo de comida. Mas como assim, elas não comem? Na verdade, as pessoas morrem de medo de alimentos preparados por pessoas que elas não conhecem, são obcecadas com datas de validade dos alimentos e ainda morrem de medo de carne. Essa fobia pode ser letal e deve ser tratada o mais rápido possível.

E aí, já sabia da existência de todas essas fobias? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+