• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas com que você é governado pelo governo comunista da China

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/11/19 às 19h32

China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo. O governo do país é bastante controlador. Tanto que a maioria das redes sociais que nós, ocidentais, podemos usar todos os dias livremente, para eles, são censuradas. Mas nem por isso as pessoas da China ficam sem suas redes sociais. Elas podem usar apenas as versões que são aprovadas pelo Partido Comunista vigente.

O resto do mundo pode achar que está fora desse controle, já que não estão no país. Mas existe uma boa chance de que a República Popular da China tenha uma influência na sua vida, mesmo sem você se dar conta disso. Você é impactado pela China o todo tempo. Mostramos aqui alguns meios que os chineses usam para assumir o controle das nossas vidas.

1 - Tik-Tok

Esse aplicativo foi lançado em 2017, mas está fazendo bastante sucesso agora. Ele é um dos aplicativos de vídeo curto mais populares, entre os jovens, do mundo. Até o final de 2019, esse aplicativo terá sido baixado 80 milhões de vezes, somente nos Estados Unidos.

Pelo fato do aplicativo pertencer e ser operado fora da China, o governo americano o classificou como uma ameaça à segurança nacional. Isso porque o aplicativo foi visto identificando a localização e atividade dos membros das Forças Armadas, que usam o Tik-Tok. Além disso, os dados biométricos são compartilhados livremente com o governo chinês. Então, se você usa o aplicativo é bem provável que o governo chinês saiba disso.

2 - Reddit

O Reddit é uma empresa americana. Mas, em fevereiro desse ano, ele vendeu 300 milhões de dólares em ações para uma empresa chinesa. Essa compra gerou uma reação negativa no site, por causa da política da China de bloquear os conteúdos que considera ofensivos.

A China é um dos líderes em defesa e ataques cibernéticos, além também de terem um programa bastante influente de propaganda. Por isso, o Reddit é um destino grande para que o país tenha influência. O site é cheio de trolls chineses.

3 - Hollywood

Se você observou que, nos filmes de Hollywood, têm vários robôs gigantes e explosões, isso tem uma grande influência do mercado de filmes chinês. Os espectadores chineses gostam de filmes com sequências de ações exageradas, explosões e cenas de luta. Mesmo que o ocidente também goste disso, os espectadores chineses são a maior parte do público de um filme em todo mundo.

Isso quer dizer que o dinheiro chinês dominou o mercado.

4 - Potência global

Desde a queda do Muro de Berlim, a China está ingressando no mundo das superpotências do mundo. Ela chegou no cenário mundial com muito dinheiro. Em 1990, a participação da China, na economia global, era de apenas 2%. Mas já em 2014, a porcentagem aumentou para 13.

A economia da China está crescendo e se tornando a segunda maior do mundo. Nos últimos 30 anos, o país passou vários outros para ocupar o seu lugar.

5 - Sem liberdade de expressão

A primeira emenda da constituição americana garante a seus cidadãos a liberdade de expressão e outros direitos. E no fim de 2019, o aumento de protestos em Hong Kong, relacionados a questões que os cidadãos tiveram com o aumento da influência chinesa, chamou atenção do mundo.

Várias foram as manifestações de apoio aos manifestantes e condenando o governo chinês. E por mais que a China não possa dizer a outros cidadãos, o que eles podem ou não dizer, o país pode limitar a exibição de programação deles, como por exemplo jogos de basquete. E apenas isso já gera uma grande perda de receita para as organizações.

6 - Feito na China

Em alguns momentos, podemos acreditar que tudo que usamos é feito na China. Por mais que essa afirmação possa não ser totalmente verdadeira, é 10% verdade. Cada vez mais, as empresas estão transferindo sua produção para a China. Isso porque o trabalho no país é abundante e o mais importante, barato.

Vários dos bens de consumo que compramos são fabricados nos EUA, mas montados na China. A conclusão então é que, se você está lendo isso no seu celular, você tem que agradecer ao povo chinês.

7 - Hackers chineses

O ocidente esteve concentrado na defesa de seus territórios, mas o exército chinês trabalhou duro, criando seu exército hacker. Ele tem entre 50 e 100 mil hackers. Esse exército é capaz de se infiltrar em tudo, desde segredos corporativos até instalação de malwares em aplicativos populares.

Existe uma grande chance de que suas informações tenham sido comprometidas por hackers chineses. E não há muito o que se possa fazer sobre isso.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+