icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 formas de ser mais inteligente comprovadas pela ciência

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      03/06/16 às 14h18
capa do post 7 formas de ser mais inteligente comprovadas pela ciência

Você sabia que existem formas de ficar mais inteligente cuja eficiência é comprovada pela ciência? Desenvolver as habilidades cognitvas e a capacidade de raciocinar é uma atividade que muita gente procura aprimorar cada vez mais.

Existem sinais de que você é muito inteligente e nunca percebeu, além de duras realidades que as pessoas inteligentes demais tem que conviver que já mostramos para você, aqui no site da Fatos Desconhecidos.

Alguns estudos e testes feitos por cientistas e especialistas no assunto comprovaram que alguns tipos de exercícios e atividades podem fazer com que você fique mais inteligente.

Leitura, exercício físico, sexo, confira aí uma listinha que separamos para você com sete formar de ser mais inteligente comprovadas pela ciência:

1 - Fazendo sexo

Segundo um estudo publicado pelo Jornal Folha de São Paulo, o sexo pode melhorar a performance e aumentar a produção de novos neurônios na região do cérebro chamada hipocampo, o lugar onde as memórias de longo prazo são formadas.

A matéria também mostra que ter relações sexuais também ajuda a balancear os efeitos do estresse crônico. Esse estudo foi conduzido pela Universidade Konkuk de Seoul, da Coreia.

2 - Ter menos amigos

De acordo com um estudo publicado pelo portal UOL, feito pelo Jornal Britânico de Psicologia, mostrou que quanto mais inteligente é uma pessoa, menos ela vai precisar se socializar com uma quantidade grande de amizades. Em entrevista ao portal, os estudiosos Satosho Kanazawa e Normam Li afirmam que "Pessoas mais inteligentes são mais felizes com menos interação. Eles se satisfazem menos quanto mais amigos têm por perto".

A explicação é que quem usa a inteligência para trabalhar pelo que deseja conquistar na vida, sente uma necessidade de interagir socialmente bem reduzida.

3 - Mascar chiclete

De acordo com um estudo feito por psicólogos da Universidade de St. Lawrence, nos Estados Unidos, publicado no Wired, mascar chiclete pode deixar as pessoas mais inteligentes.

Além disso, o texto afirma que a goma de mascar consegue reforçar o desempenho mental e não causar efeito colateral algum. A explicação é que o efeito dura apenas 20 minutos e o ato de mascar melhora o desempenho por conta da sensação de prazer que a mastigação nos fornece.

4 - Fazer exercícios físicos

"Mens sana in corpore sano", o significado desta citação latina é "mente sã num corpo são" e reflete exatamente nos nossos hábitos de vida e trata-se de uma frase dita pelo poeta romano Juvenal a respeito do que cada um deveria desejar em sua vida.
E o cuidado com o corpo reflete diretamente na saúde da sua mente e no bom funcionamento do seu cérebro, principalmente.

Então, para ficar mais inteligente, exercícios físicos são importantes para a saúde mental pois melhoram a circulação sanguínea e permitem que o cérebro receba mais glicose e oxigênio.

5 - Ler

Não importa o seu gosto, seja revista, bula de remédio, livros grandes, finos ou grossos, internet, a leitura interfere muito na sua inteligência e provoca uma redução no seu estresse.

Esse tipo de atividade faz com que nossas capacidades cognitivas se desenvolvam com mais facilidade e permitam que você tenha habilidades para resolver problemas, entender com mais facilidade o que se passa à sua volta e interpretar vários tipos de conhecimento.

6 - Exercitar o cérebro

Cérebro e corpo são partes que se complementam e preciso estar em exercício para que você se desenvolva mais. Praticar exercícios físicos é importante, mas também é necessário fazer o cérebro se movimentar um pouco.

Quer desenvolver ainda mais a inteligência, então invista em atividades como videogames, quebra-cabeças, Sudoku, Caça-palavras, jogos de tabuleiro etc. Fazendo isso, você vai aprimorar suas habilidades cognitivas e promover uma evolução na habilidade do seu cérebro de se organizar.

7 - Usar a internet

De acordo com um estudo, publicado no jornal Folha de São Paulo, do Imagining the Internet Center, da Universidade de Elon e o Projeto Internet and American Life, a internet vai melhorar os níveis de leitura e escrita das pessoas até o ano de 2020.

Segundo a coautora do estudo, em entrevista ao jornal, a diretora do Imagining the Internet Center, Janna Anderson, "Três em cada quatro especialistas afirmaram que o uso da internet aumenta a inteligência humana, e dois terços disseram que o uso da internet já melhorou os níveis de leitura, escrita e compreensão de conhecimento".

A pesquisa foi feita on-line com 895 internautas e especialistas no assunto. O resultado mostrou que cerca de mais de 75% dos entrevistados creem que a internet deixa as pessoas mais inteligentes e isso vai acontecer ao longo dos próximos 10 anos.

O que você faz para ficar mais inteligente? Gostou das dicas científicas? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest