• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas estranhas que a vida pode estar se formando no universo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      30/07/19 às 18h00

Se você gosta de astronomia, sabe como esse é um terreno bastante desconhecido e interessante. O universo sempre nos mostra o quão pequenos e insignificantes somos diante da magnitude espacial. E sempre existe a possibilidade de estarmos mais perto de achar vida em outros planetas. Seja por um cientista da NASA, que achou evidências de água corrente em Marte, ou alguma personalidade da internet analisando uma imagem borrada dos céus, que provavelmente é só um resquício de lixo espacial.

Mas, mesmo na falta de naves espaciais aparecendo, várias pessoas gostam de imaginar e pensar em como seria a formação de vida em outros lugares para além da Terra. Combinando adivinhações, modelagem por computador e um pouco de imaginação, é possível ter uma imagem de como a vida pode aparecer em todo universo. A vida pode emergir das várias formas na infinitude de tantas galáxias no espaço. Mostramos algumas aqui.

1 - Bacteriana

Existe uma boa chance de que, quando encontrarmos vida alienígena, ela esteja na forma de organismos unicelulares. Mesmo que não seja a vida alienígena que a maioria das pessoas espera, a descoberta de uma bactéria solitária em outro planeta, que não o nosso, é de extrema importância.

2 - Extremófilos

Um lugar muito estudado no espaço é a Zona Goldilocks, que é uma área não muito quente e não muito fria em termos de formação de vida. Em nosso planeta, foi em um ambiente como tal que a vida floresceu. Então, a melhor aposta é procurar outro planeta como o nosso.

Existem organismos que são feitos de um material mais resistente e que são chamados de extremófilos. E assim como o nome sugere, eles gostam do ambiente externo. Eles podem florescer em ácido quente, sobreviver a temperaturas bem abaixo de zero e resistir à explosões de radiação. Olhando por essa forma, o fundo frígido de oceanos parece uma casa bastante propícia para formas de vida alienígena.

3 - Gigante de gás

Na busca por exoplanetas, vários gigantes gasosos são encontrados por serem mais fáceis de se detectar. Muitos astrobiólogos acham isso decepcionante porque tendem a buscar planetas rochosos como a Terra. Mas, para outros, isso pode ser uma oportunidade desperdiçada e eles têm uma hipótese de como a vida seria nesses locais.

Carl Sagan e o astrofísico Edwin Salpeter pensavam na possibilidade de que tivessem formas de vida à base de amônia, que nadem na atmosfera de Júpiter. Eles acham que o planeta pode ser como o oceano terrestre. Todos eles nadariam na atmosfera espessa.

4 - Orbitando um buraco negro

Por terem a reputação como bicho-papões do universo, ter vida em órbita de um buraco negro pode ser confortável. Os planetas podem orbitar buracos negros assim como orbitam estrelas. E alguns deles são possíveis de abrigar vida. Mesmo com o nome, os buracos negros são alguns dos objetos mais brilhantes da galáxia. Eles são como um sol, porém frio.

Atualmente, o afterburn, ou Fundo de Microondas Cósmico, chega a um frio de -270º C, o que na verdade seria quente o suficiente para uma vida simples se formar.

5 - Vida não planetária

Podemos pensar sempre que a vida precisa de um "lar", seja ele um planeta, uma estação espacial ou qualquer outra coisa. Contudo, na verdade, o universo é feito de vários espaços vazios. E será que a vida podia se formar no meio do nada?

Existe quem diga que sim. O físico Vadim Tsytovich e seus colegas mostraram com modelos de computador que, quando se colocam partículas de poeira cósmica no plasma e as expõem a algum tipo de carga, ela começa a se comportar de maneira realista. Isso cria um tipo de inorgânica nos espaços entre as estrelas.

6 - Vida Artificial

Às vezes, pensamos que a vida extraterrestre é composta de seres esverdeados e um pouco viscosos. Contudo, na verdade, eles podem nem ser biológicos. Existe um argumento de que a inteligência artificial possa estar vivendo em algum lugar do universo.

O argumento básico para que alienígenas sejam inteligências artificiais é que nós já conseguimos criar os primeiros vislumbres de I.A. Então, as outras civilizações, que existiram antes de nós, podem ter chegado mais adiante que nós nesse quesito.

7 - Mentes Digitais

Assim como a inteligência artificial, algumas pessoas pensam que não tivemos contato com alienígenas porque estão todos conectados a uma rede simulada. E, ao invés de serem mentes artificiais vivendo em um universo real, elas podem ser mentes reais vivendo em um universo artificial.

Próxima Matéria
Via   What culture  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+