• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 formas inesperadas que a Terra poderá ter no futuro

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      02/08/19 às 16h06

A Terra é o terceiro planeta mais próximo do sol e também é o quinto maior do sistema solar. Um dos maiores mistérios que temos em nosso planeta, certamente envolve o futuro. O que poderemos esperar para as próximas décadas? O que a ciência será capaz de descobrir? O que a tecnologia será capaz de inventar? Acontecerão guerras com o poder de destruição da Terra? Bom, o fato é que muito se especula a respeito.

No começo dos anos 1980, Dougal Dixon escreveu um livro onde ele imaginava como a vida seria daqui a milhões de anos. Décadas depois ele disse que seu livro não era uma tentativa de prever o futuro, mas sim uma exploração de todas as possibilidades do mundo natural. No entanto, a maioria dos biólogos concorda que daqui a milhões de anos a Terra será um lugar muito diferente. Mostramos aqui algumas coisas que terão na Terra no futuro.

1 - Imprevisibilidade

Segundo Jonathan Losos, um biólogo evolucionário, na era Cambriana há 540 milhões de anos a Terra era povoada por criaturas esquisitas e caricaturadas. "O Burgess Shale [no Canadá] era habitado por um verdadeiro bestiário dos bizarros", disse ele.

Um desses animais era Hallucigenia, com um corpo fino que se parecia com um tubo, que era coberto por enormes fileiras de espinhos. E o que não é improvável é que criaturas similarmente estranhas evoluam no futuro. De acordo com Losos, o mundo biológico é cheio de possibilidades e talvez ainda não tenhamos visto tudo.

"Eu, por exemplo, não estou nem um pouco convencido de que a vida na Terra tenha descoberto todos os modos concebíveis de existir em um planeta como o nosso, ou mesmo a maioria das formas", escreveu.

2 - Variedades de vida

Um impacto, que poderá ser visto, será um feito pelo Homo sapiens. Se nós prosperarmos durante milhões de anos, isso terá um grande efeito na evolução. A seleção natural irá produzir novas variedades de vida, para que consigam viver nos ambientes que serão alterados e poluídos.

"Podemos ver a evolução de um bico de pássaro especializado em alimentar latas de estanho, ou ratos desenvolvendo pele oleosa para desprender águas tóxicas", escreve Peter Ward, paleontólogo da Universidade de Washington.

De acordo com Ward, as oportunidades serão melhores para aqueles animais que tenham qualidades "magras" e que são resistentes e adaptáveis. Além de saberem fazer o uso do nosso mundo, como por exemplo, ratos, guaxinins, coiotes, corvos, pombos, moscas, pulgas, carrapatos e parasitas intestinais.

3 - Mais quente

Nosso planeta será mais quente e seco, já que terá sido aquecido pelos humanos. E com a falta de água doce, adaptações também serão necessárias. "Eu imaginaria animais que evoluíssem com especializações estranhas para capturar a umidade do ar", diz Patricia Brennan, bióloga evolucionária do Mount Holyoke College, em Massachusetts.

"Animais maiores podem evoluir como velas estendidas ou abas de pele, que podem se estender no início da manhã para tentar capturar a umidade. Os colares de babados de alguns lagartos, por exemplo, podem se tornar muito grandes e exagerados para coletar água dessa maneira", continua.

Além disso, Brennan também prevê que surgirão mamíferos nus e pássaros. "Mamíferos podem perder pele em algumas áreas e coletar água em bolsas de pele. Em um planeta em aquecimento, animais endotérmicos [aqueles que geram seu próprio calor] podem ter dificuldades, então, as aves em climas mais quentes podem perder penas de contorno para evitar o superaquecimento, e os mamíferos podem perder a maior parte das peles", explica.

4 - Manipular a vida

Os humanos do futuro poderiam manipular a vida diretamente. E, na verdade, isso já está acontecendo. A pesquisadora Lauren Holt escreveu que a trajetória da vida na Terra poderia ser pós-natural. Assim, a engenharia genética, a biotecnologia e a cultura poderiam redirecionar a evolução para vários caminhos. Desde mosquitos, que contêm impulsos genéticos, a drones mecânicos de polinizadores.

A evolução da vida caminharia junto com as necessidades da humanidade. E também existiriam caminhos alternativos para evolução futura, por exemplo, as pessoas mais esclarecidas poderiam decidir reordenar a natureza e deixar a evolução natural seguir o seu curso. Ou os humanos, até mesmo, poderiam ser extintos.

5 - Extinção

A extinção pode fazer com que inovações evolutivas radicais aconteçam. Segundo o que diz Ward, a extinção em massa reconfigura o relógio evolucionário. Depois das extinções em massa pelas quais o nosso planeta passou, as plantas e os animais da Terra mudaram radicalmente.

Segundo alguns biólogos acreditam, é possível que novas formas de vida evoluam com novas capacidades. Elas seriam tão diferentes que nem mesmo podemos prever. Nos primeiros bilhões de anos de vida na Terra, por exemplo, animais, que respiram oxigênio, eram inimagináveis.

6 - Sem humanos

Se os humanos forem extintos, as coisas seriam bastante diferentes daqui a 100 milhões de anos. Por exemplo, as árvores poderiam ser vistas começando a andar ou se alimentando de animais depois de matá-los, com fumaça tóxica ou dardos venenosos. Talvez, as baleias assassinas e os bagres recuperassem a capacidade de seus antepassados e conseguissem correr em terra, para caçar com mais eficácia as suas presas.

Organismos também poderiam ser vistos se estabelecendo em habitats, que antes eram pouco explorados. Como, por exemplo, fungos venenosos gigantes e leves flutuando no ar, como uma grande água-viva aérea.

7 - Habitats

Pegando de base o que sabemos da natureza, não se deve presumir que as criaturas ficarão confinadas em seus habitats. A bioquímica Lynn Caporale diz que peixes voadores já pegam insetos e até mesmo pássaros. Além de alguns peixes conseguirem andar em terra, e até mesmo escalar em árvores.

A possibilidade de troca de habitat proporciona algumas possibilidades bastante fantásticas. Mas, como a nossa compreensão da evolução e da genética é incompleta, e depende de eventos futuros, ninguém sabe ao certo como será a vida futura. Pensar em quais seriam os vencedores evolutivos do futuro, seria como tentar prever o tempo.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens BBC
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+