icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 formas que sua vida irá mudar quando a China for uma potência mundial

POR Gustavo Camargo EM Mundo Afora 18/06/18 às 15h51

capa do post 7 formas que sua vida irá mudar quando a China for uma potência mundial

A China é um dos países mais populosos do mundo, alcançando uma população total de 1,3 bilhão de pessoas, segundo dados do Banco Mundial referente ao ano de 2012. Além disso ela também possui uma das maiores extensões territoriais do mundo, atrás apenas do Canadá e da Rússia.

Apesar de um amplo crescimento econômico, a China não é considerada um país desenvolvido. Ela seria o que muitos especialistas chamam de país em desenvolvimento ou emergente.

O fato é que ela quer sim se tornar uma potência mundial. E se isso acontecer algumas coisas em nosso mundo podem mudar completamente. Veja algumas delas. Confira:

1 - Aumento do Poder Africano

O crescimento da China não beneficia apenas o país, mas uma das maiores diferenças disso é que a África terá muito mais poder. O que muitos não sabem é que a China é uma das maiores fontes de ajuda africana do mundo. E se a China se torna-se uma superpotência mundial, certamente a África seria uma grande beneficiada.

2 - Estados Unidos

Com a China se transformando em uma superpotência, os Estados Unidos seria seriamente atingido. Perdendo o topo, eles iriam entrar em uma "depressão" econômica. O país já revelou que está empenhado em colocar um fim na posição confortável dos EUA. Eles possuem um platô de ter o iuan chinês como a moeda padrão para o comércio internacional.

3 - Fim do policiamento mundial

Mesmo ajudando gradualmente a África, a China não tem intenção de interferir com os governos africanos. Enquanto os EUA têm uma história de varredura em países subdesenvolvidos para derrubar ditadores, a China, em regra, os deixa em paz.

4 - Decadência da Europa

Desde os anos 2000, o poder dos países europeus vem diminuindo como nunca se viu antes. Em contra parte, a Ásia só vem crescendo. Se a China assumir como superpotência mundial, podemos esperar que a América do Norte e a Europa se tornem muito menos importantes do que seus aliados no Oriente.

5 - Consequências para o Japão

Nenhum país sente mais o poder da China do que o Japão. Se ela se tornasse uma superpotência, o Japão teria que se submeter ou ser cortado. O fato é que a China ainda não esqueceu as atrocidades cometidas pelo Japão na Segunda Guerra Mundial.

6 - Taiwan será invadida

A China tem sido clara com suas exigências de que Taiwan retorne ao seu controle. Se Taiwan não vier voluntariamente, a China tornou óbvio que está disposto a tomar o local à força assim que receber uma desculpa.

7 - Guerra entre a China e os Estados Unidos

Mesmo com a China se vangloriando de ser pacífica, isso se tornaria impossível caso se tornasse uma superpotência. Um dos objetivos de Xi Jinping para 2050 é construir um exército de classe mundial que, em suas palavras, "pode ??lutar e vencer" - mesmo contra os Estados Unidos da América.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Listverse     Mundoeducação  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest