• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fotos bizarras e a explicação por trás delas

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      10/05/19 às 14h37

Às vezes, nos deparamos com situações tão inusitadas que fica difícil acreditar na veracidade do que estamos vendo. Isso fica ainda mais complicado nos dias atuais em que muitas informações falsas são compartilhadas e muitas pessoas tomam aquilo como verdade absoluta. Fotos retratando situações bizarras não faltam por aí, no entanto, alguma delas têm uma explicação bem contundente.

Desde a primeira fotografia tirada pelo homem, todas as fotos têm o intuito de capturar um registro visual preciso do mundo. Isso também vale para a busca por registrar evidências daquilo que ainda não conhecemos. Mas sempre que fotos retratam novas descobertas, surgem casos de fraude ou identidade errônea. E dado a peculiaridade do que está sendo mostrado, é fácil acreditar que se trate de uma modificação de sentido. Mas nem sempre é, por isso, temos aqui alguns exemplos de fotos bizarras e a sua explicação real.

1 - Macaco De Loys

Quando o geólogo suíço chamado François De Loys divulgou a imagem do macaco acima, muitas pessoas duvidaram que o animal realmente se tratasse de uma espécie humanoide. O geólogo usou a imagem para propagar a ideia de que se tratava da descoberta de uma nova espécie. Mas o macaco encontrado nas selvas da Venezuela é de uma espécie já conhecida, o chamado macaco-aranha. O que faz a imagem ser notável é o fato de que se trata do único macaco conhecido do Hemisfério Ocidental.

2 - O hipster em 1941

Em 2010, essa foto de uma multidão de pessoas na abertura da South Fork Bridge, no Canadá, começou a circular na internet e chamar a atenção das pessoas. Tudo porque um homem jovem, vestindo roupas atuais e óculos de sol não parecia bem o tipo de pessoa que viveu em 1941. No entanto, por mais que pareça improvável, nenhum detalhe em sua aparência seria impossível para a década de 1940. Mesmo que sua camiseta, óculos de sol e câmera não sejam o padrão entre as pessoas na foto, não quer dizer que tais fatores não existiam naquela época. Então, não, o jovem não era um viajante do futuro como as pessoas alegaram na internet.

3 - Menino fantasma

Uma cena do filme de 1987, Três homens e um Bebê, causou grande repercussão. Isso porque existe uma lenda urbana sobre um fantasma do mundo real que aparece no filme. Na cena em questão é possível ver a figura que parecer ser do tamanho de uma criança próxima a uma janela. Segundo a lenda, se trata do fantasma de um menino que morreu naquela casa. Mas a explicação lógica é que o suposto fantasma se trata apenas de um recorte de papelão do ator Ted Danson em uma cartola. O recorte faz parte de uma subtrama do diretor do filme que retirou a cena na versão final do filme.

4 - Satélite Black Knight

A foto acima foi tirada em 1998, pelo ônibus espacial Endeavour. Teóricos da conspiração afirmam que o objeto central da foto se trata de um satélite alienígena. Mas na verdade o objeto estanho pode ser qualquer coisa, menos um satélite. Na verdade, o suposto satélite de origem alienígena é um simples cobertor térmico que os astronautas perderam durante uma missão.

5 - Astronauta

Em 1964, Jim Templeton tirou essa foto despretensiosa de sua filha Elizabeth. Nem Jim e nem a sua esposa notaram algo incomum em registrar o momento. Mas no resultado final da foto, parece ter algo ou alguém vestindo um traje espacial ao fundo. A foto ganhou as manchetes do mundo, com o questionamento do que seria aquela figura ao fundo. Várias hipóteses foram levantadas, até que se tratava de um extraterrestre. Mas a foto tem uma explicação bem terrestre na verdade. O "astronauta" ao fundo é na verdade a esposa de Jim, de costas para a câmera. Provavelmente, a mulher passou pela foto e o marido nem notou. Em outra foto daquele mesmo dia, a mulher aparece usando um vestido azul, como a imagem está superexposta, faz com a que a roupa dela pareça branca.

6 - O rosto em Marte

Em 1976, uma sonda da NASA registrou uma foto do que parecia ser um rosto humano, feito de rocha na superfície de Marte. A foto se tornou um fenômeno quando foi divulgada. Logo as pessoas sugeriram que aquilo se tratava de uma evidência de vida extraterrestre. Mas, na verdade, é simplesmente uma ilusão de ótica criada quando a luz atinge as pedras em determinado ângulo. E também, não é nada incomum ver padrões em objetos simples como pedras por exemplo.

7 - O Monstro do Lago Ness

Por várias décadas, essa foto de 1934 foi usada como evidência para comprovar a existência do famoso Monstro do Lago Ness. A foto foi tirada pelo médio britânico R. Kenneth Wilson em uma suposta visita ao lago escocês. Na foto, é possível ver um animal que se parece um plesiossauro (réptil extinto de pescoço longo) saindo da água. Mas, em 1994, a famosa foto foi desmascarada e revelada a farsa por trás dela. Na verdade, o tal monstro não passa de um submarino de brinquedo com uma cabeça em miniatura.

E você, o que achou da explicação por trás dessas fotos? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Grunge
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+