• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fotos históricas de crianças que vão partir seu coração

POR Toni Nascimento    EM História      04/10/18 às 16h25

Nada no mundo consegue emocionar mais os seres humanos do que uma criança. Com pouquíssimos anos de vida e muitíssima energia, elas são cheias de alma e podem espalhar sorrisos e gracejos por onde for que elas passem. As crianças são capazes de imaginar milhares de mundos e possibilidades enquanto brincam e, além disso, elas aprendem e conhecem com uma veracidade incrível. Mas a característica que mais define as crianças como seres iluminados é a capacidade delas de ser a esperança do mundo.

Todos os motivos listados no parágrafo anterior nos mostram o porquê de álbuns de família focarem tanto na infância das crianças. As fotos são uma tentativa de eternizar essa fase cheia de beleza e nuances. Mas câmeras fotográficas não registram apenas as coisas boas do mundo. Elas registram coisas tristes e trágicas. Ainda mais triste: elas são capazes de nos transmitir dor e revolta ao nos mostrar tragédias envolvendo os pequeninos. Algumas são pouco conhecidas, enquanto outras são extremamente populares. Listamos 7 fotos históricas de crianças que vão partir o seu coração.

1 - Alan Kurdi

Em 2015, a foto que retrata a morte de Alan Kurdi parou o mundo e definiu um momento de luto coletivo. O fotógrafo Nilufer Demir registrou o corpo do menino morto em uma praia da Turquia, em uma tentativa "de expressar o grito de seu corpo silencioso ", como ele mesmo disse em entrevistas.

Alan Kurdi era um refugiado da Síria, com apenas 3 anos de idade, que fugia da guerra civil no país que já matou (e mata) milhares de civis inocentes. A foto assimila muita dor e sofrimento como também mostra a realidade de milhares de refugiados sírios, que se colocam em situações de risco para tentar fugir da guerra, cultivando a esperança de uma vida melhor.

2 - O abutre e a menina

O Abutre e a Menina é uma foto famosa, e triste, tirada em 1993, no sul do Sudão. Ela mostra claramente uma criança que estava gradualmente morrendo de fome e que, de tão fraca, não conseguia nem ao menos se manter de pé. Além da foto mostrar claramente uma realidade miserável naquele país, tudo fica ainda pior com a presença de um urubu perto da garota, esperando ela morrer para que ele possa se alimentar dos seus restos. A imagem se tornou uma representação de todo o desespero de uma África carente de necessidades básicas.

3 - Sadie Pfeifer

Essa é uma foto de 1908, da Carolina do Sul, que retrata e expõe uma garota que era abusada diariamente e submetida ao trabalho escravo infantil. A foto foi tirada por Lewis Hine, que andou por várias fabricas da região na época expondo o problema. Para conseguir entrar nas fábricas, ele mentia ser qualquer coisas, como vendedor de bíblias. A garota que ficou mais famosa foi exatamente Sadie Pfeifer. Essa e outras fotos foram usadas para desencadear um debate público local na época sobre trabalho escravo infantil e leis trabalhistas.

4 - Garota iraniana no Checkpoint

Em 2005, no Iraque, foi tirada uma foto de uma criança de 5 anos, respingando sangue em um posto de controle iraquiano. Ela estava no carro com a família, quando soldados os confundiram com homens bomba. A menina sobreviveu e foi levada para a base militar, aonde o fotógrafo Chris Hondros registrou a cena e um tempo depois expôs ao mundo. Ele tenta passar ao mundo a imagem da dor e do sofrimento de um civil em meio a uma guerra, além de mostrar um pouco das tristes facetas da Guerra do Iraque.

5 - Garoto do gueto de Varsóvia

A foto do Garoto do gueto de Varsóvia tem os seus mistérios. O principal deles é que nunca identificaram o garoto da fotografia. O Gueto de Varsóvia, na Polônia, era o principal gueto de ocupação judia da região européia na época. Devido aos campos de concentração, a população havia caído para mais da metade. Ela foi o centro da Revolta do Gueto de Varsóvia, uma resistência massiva à ocupação alemã. O registro foi feito pelo Major General Jurgen Stroop, nazista, que estava tirando muitas fotos para colocar no relatório e mostrar o quanto a "limpeza" estava sendo bem sucedida.

6 - Sábado sangrento

A foto Sábado Sangrento é uma das mais influentes de todos os tempos. Em meados do início da Segunda Guerra Mundial, o Japão estava bombardeando a China constantemente. A foto foi tirada em 28 de agosto de 1937, minutos depois de um ataque em Xangai. O fotógrafo chinês HS Wong avistou o bebê sozinho nos trilhos da ferrovia com a mãe morta próxima dele. As fotos foram divulgadas pela imprensa chinesa e logo chegarão aos EUA, aonde ganharam proporção e chocaram o país e o resto do mundo.

7 - Menina de Napalm que avistou o bebê

Talvez essa seja a foto mais famosa dessa lista. Tirada em 1972, pelo fotográfo Nick Ut, ela mostra várias crianças vietnamitas correndo de um bombardeio com Nalpan feito pelos soldados americanos. O exército havia confundindo as crianças com combatentes inimigos. Elas saíram correndo de suas casas, tentando se salvar, correndo na direção dos fotógrafos. A "Menina de Napalm" mostrou ao mundo como a Guerra do Vietnã era desumana e devastadora.

E aí, o que você achou dessas fotos? Também está com o coração partido? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que a cada vez que vê os horrores do mundo pensa em concretizar ações para transformar o planeta em um lugar melhor, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   LV  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+