• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fotos que mostram a evolução de foguetes espaciais da SpaceX ao longo dos anos

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      27/04/20 às 00h04
foto de destaque

Em 2002, a SpaceX foi criada, quando seu fundador, Elon Musk, deu os primeiros passos em sua grande ambição de enviar uma missão a Marte. Dessa forma, mais de 15 anos depois de sua criação, a empresa está muito além do estágio de inicialização do espaço. E para demonstrar essa evolução, separamos 7 fotos que mostram a evolução de foguetes espaciais da SpaceX ao longo dos anos.

Desde de sua criação, a companhia localizada em Hawthorne, na Califórnia, desenvolve veículos de lançamento da família Falcon, além das naves espaciais da família Dragon. Contudo, atualmente, a empresa utiliza o Falcon 9 e uma cápsula Dragon para transportar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS) em parceria com agências espaciais como a NASA, por exemplo.

1 - Falcon 1

Esse foi o primeiro foguete fabricado pela SpaceX. Dessa forma, ele tinha uma capacidade proposta para transportar 670 kg para na órbita terrestre. Com isso, o foguete voou entre 2006 e 2009. Além disso, o foguete também é nomeado de "Falcon" em homenagem Millennium Falcon de Star Wars.

2 - Dragon

Em 2010, o Dragon realizou seu voo inaugural a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral. Depois disso, ainda no mesmo ano, a nave enfrentou uma série de desafios e problemas. E claro, isso foi notícia no mundo inteiro. Essa foi a primeira vez que uma espaçonave particular atracou na estação espacial. Desde então, a SpaceX atualizou seus navios de carga para serem reutilizáveis por pelo menos dois voos.

3 - Grasshopper

O Grasshopper foi um protótipo de foguete pilotado em McGregor, Texas, da SpaceX. Na época, ele deu motivos para a empresa investir em impulsionadores de pouso verticais. Embora o Grasshopper não tenha recebido tanta atenção da mídia, o foguete fez 8 voos estes entre 2012 e 2013. E, por fim, realizou um voo final de 744 metros.

4 -  Falcon Heavy

Em seu primeiro lançamento, o Falcon Heavy já mostrou do que é capaz. Isso porque, seu voo de estreia foi extremamente bem sucedido. Na sua primeira versão, o Falcon Heavy tinha 70 metros de altura e podia levar quase 64 toneladas de carga útil para a órbita da Terra. Para se ter uma ideia, isso é o dobro de seu concorrente, Delta IV Heavy da United Launch Alliance.

5 - Bloco 5 do Falcon 9

Em maio de 2018, a SpaceX lançou uma última variação do foguete Falcon 9, o Bloco 5. Ao contrário da maioria dos foguetes que são sistemas de lançamentos descartáveis, o Falcon 9 é parcialmente reutilizável. Seu lançamento aconteceu em maio de 2018 e representa um grande avanço nas tecnologias da empresa.

6 - Starship e Super Heavy

Em setembro de 2019, o fundador da SpaceX, Elon Muk, anunciou o projeto de um veículo completamente novo. Assim, nasciam a Starship e o Super Heavy, que serviriam para levar as pessoas até Marte. Dessa forma, em suas configurações atuais, a Spaceship e seu impulsionar, Super Heavy, terão 118 metros de altura. Além disso, serão capazes de levar 110 toneladas até a baixa órbita da Terra. Cada foguete poderá transportar 100 pessoas e será totalmente reutilizável.

7 - Starship Mk1

Em 28 de setembro de 2019, após meses de antecipação, a SpaceX lançou seu primeiro protótipo de nave espacial. E, com o sucesso de seu lançamento, a SpaceX planeja lançar um segundo protótipo, chamado Mk2. Atualmente, esse segundo modelo está sendo construído em uma instalação da SpaceX em Cabo Canaveral, na Flórida.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Space     CanalTech  
Imagens Space
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+