icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 fotos que mostram como era a separação entre brancos e negros no Apartheid

POR Ultra Curioso EM Curiosidades 21/08/15 às 19h24

capa do post 7 fotos que mostram como era a separação entre brancos e negros no Apartheid

Durante o curso da humanidade, muitas das vezes os indivíduos que ascendiam ao poder instauravam regimes e ditaduras sobre as nações governadas que simplesmente acabavam com a dignidade, a liberdade e o bem-estar das pessoas, tudo sempre com uma "benéfica e bem-intencionada" justificativa. Um dos exemplos mais famosos, o Holocausto nazista que exterminou milhões de vidas, foi concretizada com o pano de fundo de "restaurar a economia Alemã e limpar o país".

Entretanto, nenhum regime do qual se tenha registro (exceto, talvez, o Nazismo) durou tanto e foi tão baseado no ódio, na intolerância, no preconceito e na desinformação quanto o Apartheid, um regime de segregação racial que vigorou por 46 anos (1948-1994) na África do Sul, e que fazia forte distinção na sociedade entre indivíduos de étnica branca, negra e indígena.

Mantido pelo sucessivos governos do Partido Nacional da África do Sul, o Apartheid teve seu fim sob a liderança do grande Nelson Mandela, com o Congresso Nacional Africano.

Você vai ver agora 7 fotos que mostram como era a separação entre brancos e negros no Apartheid, e que provam o quanto pode ser grande a capacidade do ser humano se intolerante e ignorante.

1. No ponto de ônibus

Os bancos de pontos de ônibus e de praças públicas eram separados. Haviam os bancos para 'brancos europeus' e os bancos para "pessoas de cor", negros ou indígenas.

A lei na permitia que negros utilizassem os bancos de pessoas brancas.

2. Arquibancadas e poltronas

Eventos públicos e ambientes como estádios, cinemas e teatros também possuíam divisões nas poltronas e arquibancadas para brancos e negros. Eles não podiam se misturar.

3. Os avisos do ódio

Na placa, o seguinte dizeres: "Perigo! Nativos, índios e pessoas de cor. Se você entrar nestas instalações à noite você será dado como desaparecido. Guardas armados vão atirar e cães selvagens vão devorar o cadáver. Você foi avisado!".

4. Bebedouros separados

Até os bebedouros públicos eram segregados. Na foto, nota-se que os bebedouros para brancos eram melhores e mais bem instalados do que os bebedouros para negros.

5. Exclusividade branca

Na placa é avisado que as instalações e equipamentos públicos são reservados para uso exclusivo de pessoas brancas, por lei.

6. Dentro do ônibus

Os ônibus tinham assentos reservados para brancos e negros. Os indivíduos de etnia negra eram obrigados a sentar no fundo do veículo.

7. Praia "branca"

Placa em uma praia demarcando "área exclusiva para pessoas brancas", ou "área branca".

 


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest