icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 fotos que vão te fazer enxergar a história por um ângulo diferente

POR Gustavo Camargo EM História 28/11/17 às 14h51

capa do post 7 fotos que vão te fazer enxergar a história por um ângulo diferente

A fotografia é considerada por muitos como uma das maiores invenções do ser humano. Assim que as câmeras ficaram acessíveis para as pessoas, alguns dos eventos mais incríveis da história foram eternizados, para que quando as gerações futuras olharem para trás, conseguissem reviver esses grandes sucessos.

Algumas dessas fotos se tornaram tão famosas que praticamente todo as conhecem. Por outro lado, algumas fotos menos conhecidas são igualmente significativas à sua maneira. Quando olhamos com atenção para essas fotos  podemos ver de uma nova perspectiva alguns dos eventos mais importantes dos séculos XX e XXI. Confira:

1 - Estátua de Saddam Hussein foi derrubada pelo Exército dos EUA, não por civis iraquianos

Algumas vezes a história é cuidadosamente manipulada para se adequar a uma certa narrativa. A infame invasão dos EUA do Iraque em 2003 é um belo exemplo disso. Grande parte das pessoas sabem que a invasão foi por causa à crença de que Saddam Hussein poderia possuir uma"arma de destruição em massa". Uma reivindicação que mais tarde foi considerada falsa.

O fato é que por muito tempo, livros de história relatavam que uma enorme multidão teria derrubado uma estátua de Saddam Hussein. A realidade o é que isso não é bem verdade. Os militares dos Estados Unidos que derrubaram a estátua.

2 - Multidão maciça de Woodstock

Pode se dizer que o momento mais memorável sobre a contracultura dos anos 60 foi o Woodstock Festival em Bethel, Nova York, que marcou a década do hippie com o que foi conhecido como "três dias de paz e música. De acordo com os organizadores eles esperavam 50 mil pessoas para o festival, mas logo descobriram que seriam mais de 200 mil. Então quando finalmente chegou o dia, mais de 400 mil pessoas estavam ali para curtir o festival.

3 - Filmar o leão no logotipo de produção da MGM

A coisa mais incrível da foto acima é que, estamos tão familiarizados com o Leão que nunca percebemos que, em algum momento do passado, um cara maluco teve que realmente filmar aquele felino grande que rugia. Ele fez isso a poucos metros de distância. Essa fotografia foi feita em 1928 com um Leão chamado Jackie. Ele sobreviveu a um acidente de avião em 1927 e morreu em cativeiro em 1935, depois de "se aposentar" e ir para o Zoológico de Filadélfia.

4 - Che Guevara e Fidel Castro pescando juntos em 1960

Até mesmo grande figuras históricas passavam seu tempo fazendo atividades casuais, assim como qualquer outra pessoa. Essa simples foto mostra dois homens revolucionários autoproclamados em uma imagem mais pessoal, sentados em um barco e jogando conversa fora.

5 - O Afeganistão que o tempo esqueceu

Durante muito tempo, imagens violentas do Afeganistão sob o governo autoritário do Talibã foram implantadas na cabeça das pessoas em todo o mundo. Nas décadas anteriores, quando o país se envolveu na Guerra Fria entre a União Soviética e os Estados Unidos, o Afeganistão era um país surpreendentemente moderno, estável e em rápido desenvolvimento.

6 - Jovem observando a marcha em Washington, 1963

Existem pouco eventos na história dos Estados Unidos que são tão relevantes quanto a Marcha em Washington. Foram mais de 200 mil pessoas reunidas em uma manifestação para iluminar as imensas lutas sociais e políticas enfrentadas pelos negros americanos. Um dos cidadãos americanos que ficaram ali naquele dia era um jovem chamado Austin Clinton Brown, que pode ser visto na fotografia acima.

7 - Local onde Hitler se matou

Os últimos momento de Adolf Hitler não foram lá muito agradáveis. O ditador, uma vez ambicioso, foi forçado a rastejar sob a terra enquanto seu império colapsava a sua frente. Os últimos meses do líder nazista foram em um buraco subterrâneo escuro conhecido como Führerbunker. No final, este bunker serviu como o lugar onde tanto ele como sua esposa se suicidaram.

E aí, o que acharam das fotos? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Grunge  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest