7 fracassos de bilheteria que se tornaram filmes cult

POR Erik Ely    EM Entretenimento      01/07/20 às 10h45
foto de destaque

Você pode não saber disso, mas muitos filmes cult que amamos não se saíram tão bem nas bilheterias. Na verdade, em alguns casos, eles se tornaram verdadeiros fracassos e causaram prejuízos em grandes estúdios. Contudo, anos depois, eles se tornaram verdadeiros queridinhos das locadoras e também na internet, possibilitando novos lançamentos em edições especiais e até no cinema. Assim, separamos 7 fracassos de bilheteria que se tornaram filmes cult.

O que faz um filme se tornar cult? Em geral, esses são filmes antigos e muitas das vezes, difíceis de serem encontrados, mas que cultivam uma grande base de fãs devota e apaixonada por tudo que envolve o filme. Dessa forma, muitas desses filmes que não se saíram tão bem nas bilheterias somente conseguiram ser lembrados por meio de seus fãs.

1 - Highlander - O Guerreiro Imortal (1986)

Nem mesmo a trilha musical com músicas do Queen salvaram "Highlander" do fracasso nas bilheterias. Desse modo, mesmo não faturando nem a metade do que foi gasto, o filme ainda conseguiu mais três sequências. De toda forma, Highlander 2, 3 e Endgame continuaram a ter péssimos lançamentos no cinema. Por isso, dessa vez, nem mesmo os fãs conseguiram salvar o filme.

2 - Cidadão Kane (1941)

Por muitos críticos, esse é considerado o melhor filme de todos os tempos. Contudo, sua origem é bastante controversa e o filme quase não saiu. Isso porque, a história do filme supostamente possuía muitas semelhanças com a vida do megaempresário William Randolph Hearst. Dito isso, o empresário ameaçou processar cinemas que pensassem em passar o filme. Assim, o filme foi lançado, mas muitas redes de exibição não compraram o risco de exibir o filme de Orson Welles. Portanto, somente anos depois, o filme seria redescoberto e tratado como uma obra-prima.

3 - O Gigante de Ferro (1999)

Lançado em 1999, "O Gigante de Ferro" é uma das animações mais bonitas que existem. Dessa forma, muito de seu fracasso se deve pelo marketing ruim da Fox. Mas, felizmente, o filme foi bastante premiado, se tornou bastante querido e até recebeu um relançamento nos cinemas.

4 - Blade Runner (1986)

Definitivamente, "Blade Runner" está entre os maiores filmes de ficção científica da história. Contudo, em 1982, ele estava muito a frente de seu tempo. Sendo complexo, filosófico e repleto de conceitos "diferentes" demais para a época, o filme deixou o diretor, Ridley Scott, no vermelho. Mas, já na época, ele passou a ser amado pela crítica e com tempo, ganhou uma legião de fãs fiéis.

5 - Clube da Luta (1999)

Em 1999, "Clube da Luta" foi considerado um filme irresponsável e com mensagens confusas. No entanto, quando olhamos para ele hoje, percebemos que o filme capta a essência dos anos 1990. Assim, mesmo faturando, o filme não rendeu muito para o estúdio e somente se tornou um sucesso quando chegou aos DVD's.

6 - Labirinto - A Magia do Tempo (1986)

Mesmo com nomes como Jim Henson, Terry Jones, David Bowie e George Lucas envolvidos em uma mesma produção, "Labirinto" não se saiu tão bem em 1986. Por esse e por outros motivos, embora seja um verdadeiro marco e tenha fãs que são fiéis até hoje, o longa não arrecadou nem metade de seus gastos.

7 - Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)

Sendo o filme que todo fã de videogame sonhou, "Scott Pilgrim contra o Mundo" não teve a melhor campanha de marketing e acabou dando prejuízo para o estúdio. Contudo, felizmente, em seu aniversário de 10 anos, o diretor, Edgar Wright, anunciou um relançamento nos cinemas, uma vez que a exibição for possível.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   MeioBit  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+