• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 franquias promissoras do cinema que foram um verdadeiro fracasso

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      06/12/17 às 13h51

Hollywood adquiriu uma mania nas últimas décadas: a de tentar transformar quase todos os filmes em franquias. Quando as histórias não são lançadas já planejadas em três partes, a indústria sempre faz proveito do sucesso inesperado de algum filme para extrair dele o máximo de conteúdo possível, transformando-o, dessa forma, em uma trilogia. Caso o terceiro filme chegue ao cinema com boa aprovação, então não há mais limite para os produtores. Algo semelhante aconteceu com Piratas do Caribe, Velozes e Furiosos, Transformers e claro, todos os Jogos Mortais que foram feitos ao longos dos anos.

A ideia de ter um modelo de história rodando por anos a fio parece tentadora para os investidores. No entanto, se por um lado esse conforto pode trazer lucros imensuráveis, por outro ele ainda pode ser um risco. Existem vários casos nos quais estúdios investiram em projetos que poderiam render lucrativas franquias e tudo terminou antes mesmo de começar. Com muita força de vontade, alguns chegaram a fazer uma continuação - como foi o caso da Fox com Quarteto Fantástico, mas nada que resolvesse o problema causado pelo original. A seguir, selecionamos exemplos de franquias que tinham potencial, mas fracassaram em seguir na produção.

1 - A Bússola de Ouro (2007)

Baseado na trilogia de livros Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, A Bússola de Ouro deveria ser o primeiro de três filmes. A história era bastante promissora, pois seu material de origem tinha força para tanto. Além disso, o longa contava com reforços brilhantes no elenco. Nomes como Nicole Kidman, Daniel Craig, Sam Elliot, Sir Ian McKellen e Kathy Bates estrelavam o projeto. O fracasso era improvável, porém, aconteceu da mesma forma. Com muitas informações jogadas ao espectador em pouco tempo de projeção, o roteiro falhou em entregar uma trama coerente.

2 - Eu Sou o Número Quatro (2011)

Outro filme com base em uma série de livros para o público jovem. A história gira em torno de John Smith, um alienígena que vive na Terra desde a infância e precisou fugir a vida toda de inimigos. Além dele, ainda há mais outros oito de seu planeta natal vivendo no planeta. Cada um deles é marcado por um número e só podem ser mortos em sequência. O filme tinha tudo para dar certo: aliens, adolescentes, ação e uma história bacana. Contudo, seu desenvolvimento foi fraco e superficial, se concentrando muito mais em mostrar uma história de romance do que de sobrevivência.

3 - O Último Mestre do Ar (2010)

M. Night Shyamalan é um cineasta complicado. Seus filmes quase nunca conseguem uma clara reação positiva ou negativa, tanto da crítica quanto do público. Ele costuma trabalhar com projetos originais, contudo, sabe-se lá por que, ele resolveu investir em Avatar - The Last Aribender. A obra é uma série animada que possui milhares de fãs e uma das melhores histórias já contadas no gênero. O longa teve mais falhas que a de San Andreas. O Último Mestre do Ar não foi apenas ruim como adaptação, mas também como filme. Este talvez seja um dos piores esforços que Shyamalan já fez.

4 - Eragon (2006)

Baseado na série de livros fantásticos de Christopher Paolini, o filme falhou porque não conseguiu adaptar o material original de forma correta. Outro aspecto foi que o longa teve muitas comparações com a trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson. Apenas isso já seria o suficiente para enterrar a tentativa. Apesar disso, nem mesmo o bom elenco do longa foi capaz de salvá-lo das críticas negativas que vieram por parte da mídia especializada, dos espectadores e dos fãs dos livros.

5 - Universo Sombrio dos Monstros (2017)

Entre as décadas de 1920 e 1950 a Universal Studios fez história no cinema com seus filmes de monstros, elevando o gênero terror na época. Títulos como A Múmia, Frankestein, Drácula, O Lobisomem e O Homem Invisível renderam diversos filmes e lucro para a empresa. Dessa forma, este ano o estúdio anunciou que traria esses personagens de volta e anunciou a remodelação de seu Universo Sombrio. Vários filmes seriam realizados e nomes como Javier Bardem, Russel Crowe, Johnny Depp e Sofia Boutella chegaram a ser anunciados como parte do trabalho. O primeiro filme produzido foi A Múmia, que chegou esse ano no cinema com Tom Cruise como protagonista. O longa foi estreou uma semana antes de Mulher Maravilha e, com críticas mornas, ele foi um fracasso total de bilheteria. Agora, a Universal repensa sua decisão em continuar com o projeto.

6 - A Torre Negra (2017)

Uma das obras-primas de Stephen King teve inúmeras tentativas de ser adaptada para o cinema e até mesmo para a televisão. O sonho se tornou o pesadelo de muitos fãs este ano, quando o filme chegou ao cinema. A série de livros possui sete volumes e mesmo assim o longa não foi capaz de explorar um por cento de seu universo fantástico. Nem mesmo Idris Elba e Matthew McConaughey conseguiram salvar o filme do fracasso gigantesco.

7 - Dragon Ball Evolution (2009)

Se um já não fosse ruim o suficiente, o plano era para ter vários filmes sobre Dragon Ball Z. O problema é que Hollywood ainda não aprendeu a trabalhar com adaptações de anime. Dessa forma, basicamente o filme continha apenas o título e os nomes dos personagens em comum com a obra original. O universo de Dragon Ball Z é rico suficiente para ter filmes live action, contudo, a fonte deve ser respeitada.

O que acharam da lista? Gostaria que alguma dessas franquias tivessem dado certo? Lembra de mais algum potencial desperdiçado? Então não deixe de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Via   TCH     WGTC  
Imagens TNG
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+