icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 franquias que foram totalmente arruinadas pelo último filme

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 19/02/18 às 14h15

capa do post 7 franquias que foram totalmente arruinadas pelo último filme

Junto com a era dos heróis, o cinema também tem vivido o tempo das franquias. Atualmente, os estúdios tendem a buscar histórias para durar, no mínimo, três filmes. Em certos casos, o plano até flui, entretanto, existe alguns filmes que dispensam continuações. Já comentamos, por exemplo, sobre filmes que caíram na maldição do terceiro filme justamente por causa dessa ambição feroz de Hollywood. Para iniciar uma franquia, primeiro é necessário ter uma história que permita expansão. Caso contrário, será apenas gasto de dinheiro e tempo.

Além de um bom enredo, a execução da obra precisa, se não superar o original, ao menos se manter no mesmo nível. Também já comentamos sobre os casos de franquias que não deram certo. O problema, normalmente, está em como a história é continuada. Às vezes, elementos da mitologia do primeiro filme são ignorados. Em outros exemplos, o que deveria ser uma sequência se transforma em um filme bem diferente. Há também o esgotamento da história. Algumas vezes, apenas não há mais o que se contar. Porém, mesmo assim os estúdios seguem em frente. A seguir, separamos alguns filmes que, por determinados motivos, conseguiram estragar uma boa franquia no fim.

1 - Hora do Rush 3

Com Jackie Chan e Chris Tucker, o filme original se tornou um clássico da comédia ao colocar dois policiais completamente diferentes em tudo tendo que trabalhar juntos. O primeiro longa teve como cenário principal Los Angeles, cidade para qual o personagem de Chan vai para ajudar um amigo diplomata, lugar natal do personagem de Tucker. No segundo, a ambientação é invertida e é Tucker quem vai para Hong Kong. Com cada um vivenciando as diferentes experiencias culturais do outro, os filmes poderiam ter acabado aí mesmo. Mas tivemos Paris e uma terceira produção - o filme mais fraco da série, com humor forçado e história batida.

2 - Se Beber não Case! Parte III

O primeiro filme foi um sucesso bastante inesperado. Da noite para o dia, a história sobre quatro amigos, uma despedida de solteiro e Las Vegas estava na conversa de todos. Com tanta badalação, foi apenas natural a continuação chegar. Uma pena, pois esta é uma história que poderia permanecer única. Embora inferior ao original, Se Beber não Case! Parte II ainda tem seus momentos. Algo que não pode ser dito do terceiro longa. Enquanto o segundo segue basicamente a mesma estrutura de seu antecessor na Tailândia, a terceira parte volta para Las Vegas com uma história que desvia totalmente da proposta original do primeiro filme.

3 - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Em certas trilogias deveria ser crime mexer. Isso implica até mesmo em dar continuação desnecessária para a história. Indiana Jones teve três filmes maravilhoso (algumas ressalvas do segundo, mas nada tão problemático). Poderia ter ficado assim. Mas não, a 21st Century Fox decidiu que seria uma boa trazer os clássicos personagens de volta para um cenário "mais moderno". Novos rostos também foram adicionados a uma trama superficial e ineficiente. O melhor mesmo é ficar com a bela imagem de Harrison Ford e Sir Sean Connery cavalgando juntos rumo ao sol poente.

4 - Busca Implacável 3

Se você está carente de filme de ação, não deixe de assistir Busca Implacável. A história é simples, mas o que importa mesmo é Liam Neeson correndo contra o tempo e quebrando tudo para encontrar sua filha sequestrada - até porque esta é a proposta do longa, a qual ele executa de forma muito eficaz. O filme foi lançado em 2014 e fez tanto sucesso que foi responsável por jogar combustível na carreira de Neeson. A trama, ainda sem tanta importância, continuou por mais dois filmes. O terceiro, no entanto, até tentou inovar um pouco, mas não atraiu o mesmo público que seus antecessores.

5 - Matrix Revolutions

As sequências Matrix Realoaded e Revolutions foram filmadas juntas e lançadas com poucos meses de intervalo, com uma campanha de marketing bem forte. Enquanto o segundo levou mais cenas elaboradas e estabeleceu a mitologia do universo criado anteriormente, o terceiro foi um grande desapontamento. Morpheus (Laurence Fishburne) foi quase que apagado na história, Trinity (Carrie-Anne Moss) morre de forma totalmente inútil e o fim de Neo (Keanu Reeves) não poderia ser mais ambíguo. Apesar de apresentar boas coreografias nas cenas de luta, isso não bastou para salvar o filme. A franquia poderia ter um final mais adequado.

6 - X-Men 3: O Confronto Final

Nada consegue ser tão complicado quanto a linha temporal de X-Men no cinema. O que começou muito bem e promissor com Bryan Singer terminou mal e de vez com Brett Ratner. O Confronto Final é uma bagunça do começo ao fim. Um trabalho feito às pressas, com tantas alterações na história que ela ficou irreconhecível. A franquia continua, entretanto, já que sofreu uma espécie de reinicialização após o fracasso.

7 - Alien: A Ressurreição

O primeiro filme de Alien é uma das obras mais importantes para a história do cinema de terror. Até hoje o filme ainda é um sucesso e, claro, na época ganhou sequências. Enquanto o terceiro longa não havia sido tão bom quanto seus antecessores, tudo poderia ter terminado ali mesmo. Afinal, até mesmo mataram a Sigourney Weaver. Contudo, talvez os produtores queriam recuperar a boa imagem da franquia e, por isso, vieram com a ideia de uma quarta parte. No final das contas, ela se mostrou um verdadeiro fiasco.

Lembra de mais franquias que, por algum motivo, foram arruinadas com o último filme? Então não deixe de comentar conosco!


Próxima Matéria
Via   WC     CO  
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest